Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Programa inicia e fecha logo

J. Carlos
 Share

Question

Boas,

Estou a começar a apreeder a Linguagem C, e um dos erros com que me deparo é que sempre que faço a compilação de um programa, a janela inicia mas fecha logo.

Este é o código que estou a usar:

#include <stdio.h>

main()

{

printf("O tamanho em Bytes de um inteiro = %d\n", sizeof (int));

}

Por exemplo, para o primeiro programa que criei usei isto:

#include <stdio.h>

main()

{

printf("Hello World");

}

mas acontecia o mesmo, então depois de alguma pesquisa, vi que tinha de adicionar "getch()", ficando assim:

#include <stdio.h>

main()

{

printf("Hello World");

getch();

}

no meu livro não diz nada em relação ao "getch()", e já o tentei pôr no programa que estou a tentar realizar actualmente mas não dá.

Alguma solução?

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

O problema é que você está executando o programa diretamente. Assim é aberta a tela do prompt, exibida a mensagem e então o programa termina.

Nesse momento a janela é fechada e então é difícil de ver o resultado. Por isso a recomendação de se colocar o getch().

O seu livro não diz nada pois o programa não precisa do getch() para funcionar. Esse é apenas um artifício para fazer o programa aguardar algo ser digitado no teclado e, portanto, fazer com que o programa não termine, mantendo a janela aberta.

Se você abrir um prompt de comando e executar o seu programa verá que mesmo sem o getch ele funcionará perfeitamente.

Agora uma observação final: getch não faz parte do padrão da linguagem e portanto o seu código não vai funcionar em outros sistemas (como o Linux).

O ideal é usar a função getchar() pois ela fará o mesmo e é padrão da linguagem, sendo definida em stdio.h:

#include <stdio.h>
main()
{
printf("Hello World");
getchar();
}