Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Como evitar que um dado seja selecionado 2x no mesmo ano


Daise Araújo

Pergunta

Olá, pessoal. Boa noite.

Estou tentando montar um banco de dados para inscrição de atletas em um campeonato realizado anualmente. Tenho 3 tabelas:

- uma contém os dados pessoais do atleta;

- outra é destinada a registrar as equipes por ano de competição (ano da competição, nome do clube, categoria, responsável, etc);

- e uma terceira tabela que foi feita para que eu pudesse criar um subformulário para escolher os atletas relacionados com aquela equipe - e que tem chave primária dupla: cód atleta e cód da equipe, evitando que eu tenha o mesmo atleta inscrito na mesma equipe 2 vezes num mesmo ano.

Mas, gostaria que o banco de dados me alertasse também quando eu tentasse selecionar um atleta já estive inscrito em outra equipe no mesmo ano da competição. Ex:

Atletas: joão, pedro, tomás, paulo

equipes: 2013 - verde, azul, amarelo; 2014 - verde, amarelo, azul

O joão pode estar inscrito em 2013 como equipe verde e em 2014 como equipe amarela. Mas não poderá ser inscrito novamente em 2014 como equipe verde.

Pensei em criar uma consulta com os atletas já inscritos em 2014 e, ao selecionar o nome do atleta (tabela atleta) no meu subformulário, ele comparasse com os nomes da consulta. Se fosse repetido, ele poderia gerar uma mensagem de alerta.

Mas o problema é que não sei construir uma macro. Alguém pode me ajudar com essa ou outra solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Não entendi bem, mas talvez seja necessário criar uma outra tabela, onde serão armazenados por exemplo o ano que o atleta foi acionado, assim fazendo uma consulta que exclua todos os atletas que já tem o ano atual na tabela auxiliar sua lista estaria pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá MrMALJ,

Obrigada pelo retorno. Acabei resolvendo o problema alterando a chave primária dessa tabela: ao invés de um código autonumerado, como havia colocado, passei a utilizar o nome do atleta e o ano da competição como chave dupla. Assim evito que o mesmo atleta seja cadastrado duas vezes em um mesmo ano, mesmo que em equipes diferentes.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...