Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Criar Uma Rede Entre Xp E Win98


bonoddr

Pergunta

Olá pessoal, eu sou novato em redes, mas como o meu pai está no Rio e trouxe o PC dele (mudança temporária), me bateu a curiosidade de montar uma rede doméstica.

Como servidor, quero manter o meu com S.O. Windows XP Professional que tem acesso à banda larga Velox por modem ADSL. O computador do meu pai tem como S.O. o Windows 98 second edition.

Eu configurei uma rede doméstica pelo meu win xp, finalizando pela criação do disco de rede para executar na máquina do win98. Fiz tudo numa boa, mas os computadores por fim não se acham! huh.gif

Realmente não tenho a mínima idéia de como contornar o problema. Alguém tem alguma sugestão??? Grato pela atenção e no aguardo,

bonoddr cool.gif

PS: Eu também quero fazer com que o cpu de win98 use internet de banda larga a partir do que tem o XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

e ae cara beleza?

Verifique se voce esta fazendo a ligacao atraves de um cabo Cross-Over (Invertido)?

Verifique tambem se a mesma faixa de ip(Lembrando: O ip tem que ser um IP privado ou seja não roteavel e não acessivel a www ou seja ips que não são distribuidos por instituicoes tais como InterNic, Fapesp e etc) e mascara de sub-rede usada no xp é a mesma usada no 98..

Tente Pingar ambas as maquinas com o comando Ex. Ping 192.168.0.1 (Claro se você usar o ip que estipulei, os ips privados vao de 10.0.0.0 a 10.255.255.255, 172.16.0.0 a 172.31.255.255 e 192.168.0.1 a 192.168.255.255)

A respeito da multiplexacao de sua banda-larga, levando em consideracao que você não tem experiencia em redes instala um proxy na maquina server (se é assim que podemios falar ne pois em rede ponto a ponto não existe servidor, não tem uma certa hierarquia tantos servem e todos recebem, a não ser no caso de um servidor de internet no seu caso) você pode instalar o AnalogX é bem simples e eficaz tem problemas como os protocolos SMTP E POP3 mas nada q uma boa configuracao resolva.

Atenciosamente,

Junior QDN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Andei conversando com um membro do fórum, o Heitor, para esclarecer algumas dúvidas. Expliquei toda a situação, então ele me explicou que preciso definir o IP das máquinas parecidas, como por ex.: 200.141.55.129 (servidor) e 200.141.55.130, sem contar que, pras duas máquinas, especificar máscara de sub-rede como: 255.255.255.0

Até aí tudo bem, mas o comp. que uso Velox não permite que eu especifique o IP que vou usar, então como vou mudar sua máscara de sub-rede?

bonoddr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

galera pelo q e entendi do problema dele é o seguinte ele esta com uma placa de rede usando o VELOX e ele qr usar a mesma placa de rede para conectar com a rede domestica....

falei para ele q ele teria q configurar o IP toda vez q fosse usar a rede e colocar no AUTOMATICO quando fosse usar o VELOX....

caso aon contrario colocar outra placa de rede no micro q tem o VELOX assim ficaria uma para a net e outra para o rede domestica!!!

alguém sabe se ele pode usar a mesma placa de rede????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Seguinte pessoal... Para o que eu quero fazer, eu tenho duas placas de rede internas (uma em cada PC) e um modem adsl externo da velox (SpeedStream). Mesmo assim teria que ter mais uma 3ª placa de rede interna para pelo menos ligar os dois PC´s em rede?

bonoddr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Já consegui pessoal! O meu firewall não deixava o outro computador conectar nem mesmo em rede, quanto mais compartilhar a conexão de internet. Agora vou dar uma olhada nas configurações para ver como habilito estas o~pções usando firewall. Valeu à todos pela atenção!

bonoddr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ok..

mas bono, você tem o que aí?

- O seu pc, rodando windows 98.

- um modem adsl.

- seu pai trouxe um pc.

agora vem perguntas:

- quantas placas de rede você tem no seu pc?

- você esta ligando o pc do seu pai no seu pelo que? um HUB, ou por cabo cross over?

- se for cabo mesmo, sem HUB, como você acha que podera ligar 2 pontos num buraco só?

se for com HUB, é facil de fazer !

Outra coisa.. acho que seu firewall não tem nada a ver com a historia! pois um firewall, geralmente, bloqueia apenas a internet e não as portas da rede interna.

Outra coisa, você ativou o compartilhamento de arquivos de ambas as maquinas? Se não o fez, nunca vai enchergar elas...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Incrivelmente, não consigo mais compartilhar internet. Não sei o que houve.

dark0, eu ligo o modem adsl ao meu pc (win xp pro) via USB e a placa de rede do meu micro eu ligo na do pc do meu pai (win 98 se).

O firewall tem muito a ver sim, na época que não tava conseguindo, assim que eu o desativei, consegui compartilhar.

Agora não sei porque não estou mais conseguindo.. O pc servidor tá rodando o proxy do analogX com firewall desabilitado. Acredito que tenha que configurar o Internet Explorer no pc do win 98. Os ip's são compatíveis (o meu tá como 192.168.0.1 e do meu pai com 192.168.0.2). Eles pingam numa boa.

Aguardo respostas, valeu!

obs.: os 2 pc's já estão se enxergando pela rede.

bonoddr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara a placa de rede que você tem que mandar compartilhar é a que recebe a net e ai na maquina 98 você deixa obeter um ip dinamicamanete e nas opções da internet você desmarca detectar automaticamente e deixa sem proxy e ai você reinicializa a maquina 98 ai você vai ter a net

isto é o procedimento de comprtilhar via o win xp que é bem simples

mas não esqueça de passar o disco do xp no 98 para rodar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

e ae beleza?

So complementando, a forma que você esta compartilhando sua banda larga, ao meu modo de ver e ao modo das especificacoes minimas da propria telefonica estao erradas, ate funciona você ligar na porta USB mas não é recomendavel, tenta rotear seu modem é uma solucao mais viavel na minha opiniao.

Atenciosamente,

Junior QDN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu pela ajuda franciscobiscaino, vou dar uma olhada quando chegar em casa.. cool.gif

Junior QDN, porque não é recomendável ligar na porta USB? Eu não sei como fazer para rotear o meu modem, então como me considero leigo, dou um "jeitinho" de fazer funcionar de qualquer jeito biggrin.gif

bonoddr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...