Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

conio2.h não instala no code::blocks 16.01


lmj
 Share

Question

Instalei a <conio2.h> no Dev-C++, compilei e executei os códigos sem problemas, mas não consigo instalar a <conio2.h> no code::blocks, apesar de constar no plugin DevPak que a Conio 2.0 está baixada, ao clicar com o botão direito em install, é retornado o erro: Error reading from stream. Já desinstalei e instalei o code::blocks, e o erro permanece, por esse motivo, para usar a <conio2.h>, estou usando o Dev-C++, mas preferiria estar usando o code::blocks, alguém já passou por este problema? Grato.

Edited by lmj
Link to comment
Share on other sites

3 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Depois de pesquisar na internet, encontrei algumas soluções interessantes:

Para instalar a <conio2.h> no Dev-C++:

(1) Baixar e instalar a DevPak conio 2.0;
(2) acrescentar a biblioteca <windows.h> (para poder usar o Sleep() );
(3) Opções do compilador: adicionar linha de comando ao linker: -lconio (L minúsculo, conio).

Para instalar a <conio2.h> no code::blocks:

(1) Procure o arquivo 'conio2.h', que deve estar provavelmente em 'C:\Dev-Cpp\include', copie e cole esse arquivo em 'C:\Arquivos de programas\CodeBlocks\MinGW\include';
(2) Procure o arquivo 'libconio.a', que deve estar provavelmente em 'C:\Dev-Cpp\lib', copie e cole esse arquivo em 'C:\Arquivos de programas\CodeBlocks\MinGW\lib';
(3) Rode o code::blocks > Settings > Compiler... > aba 'Linker settings';
(4) Na aba 'Linker settings' > add > procure e clique no arquivo 'libconio.a' que você já colou em 'C:\Arquivos de Programas\CodeBlocks\MinGW\lib\';

(5) Clique em Ok, e a conio2.h já estará pronta para uso.

Dica do code::blocks fornecida pelo Fernando Lafetá, no Github, link original:

https://github.com/.../Tutorial_de_instalacao_(CodeBlocks...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Vou lhe deixar meu conio2 e as instruções para instalar ele no codeblocks, e tambem depois criar um template para sempre ter ele configurado.

1º Crie um projeto de aplicação de Console ->menu Flie/New/Project e escolha console application.
-escolha C ou Cpp e configure normalmente o projeto.

001.png

2º Agora no menu Project  escolha Properties-> Project/Properties
-Agora escolha a opção abaixo(Project's Build options...).
002.png

3º Selecione a aba Linker settings, no quadro Link libraries pulse Add e adicione o arquivo libconio.a que esta na pasta chamada lib dentro da pasta conio2, nesse exemplo eu tenho a pasta conio no disco local C que é mais facil para encontrar ela, eu peguei a pasta conio2 no disco C, e dentro tem varias outras pastas, as mais importantes são a lib que contem o arquivo libconio.a e a pasta include onde contem os arquivos conio2.h  e outros.
Em Other linker options ponha -lconio, muito importante esse passo pois isso vai linkar seu programa a conio. 

003.png

4º Agora selecione a aba Search directories e mais abaixo na aba compiler vamos indicar pulsando Add, onde esta a pasta include, si perguntar sobre rota relativa escolha não ou sim, eu escolhi não. 

004.png

5º Agora continuando dentro de Search directories escolhemos a aba Linker, igualmente que o passo anterior indicaremos a pasta lib que esta dentro da pasta conio2 no disco C onde deixamos ela conforme podemos ver na imagem.

 

005.png

Por ultimo pulse ok e faça a prova a ver si está funcionando, use o seguinte código. E não se esqueça de fazer o include de conio2.h:

006.png

Se tudo funcionou corretamente, agora criamos uma template para não ter que ficar configurando isso todo o tempo. Vamos ao menu File e escolhemos a opção "Save project as template"...

007.jpg

Escolhemos um nome apropriado...

008.png

Agora cada vez que for criar um projeto, podemos escolher "user templates" nessa lista da esquerda, e na lista do centro está conio2 que guardamos como modelo(template), é só escolher ele e o programa vai perguntar onde você quer salvar o projeto que é idéntico ao que você criou antes.

009.png

Espero ter ajudado.

Edited by vangodp
Link to comment
Share on other sites

  • 0

você pode fazer isso também la no toolchain do codeblocks, isso ativa o conio em todos os programas, incluido os que não estão contidos em um projeto, mas não recomendo fazer isso pois si em algum projeto não quiser o conio você vai ter que tragar ele >_<. Outra opçao é você fazer un clonado da configuração do mingw e nessa por o conio2 e assim você vai trocando de configuração.
Recomendo fazer um guardado da pasta codeblocks que ta dentro da pasta %appdata%, se acontecer algo assim você não precisa desinstalar o codeblocks, si algo formal você pode eliminar esa pasta e codeblocks gera outra com o programa por default, e você pode pegar a que você salvou antes e tudo esta igual que antes.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share



  • Forum Statistics

    • Total Topics
      149.9k
    • Total Posts
      646.8k
×
×
  • Create New...