Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvidas Em Relação A Linguagem


fbona

Pergunta

Olá amigos, gostaria de pedir ajuda a vocês para sanar algumas dúvidas em relação á um projeto que tenho em mente. Digo de passagem que apenas programo em C, por agora. 


Vou tentar simplificar o que tenho em mente, existem dois públicos alvos para minha ideia, "cliente-comercial" e "cliente-usuário". O "cliente-comercial" seria o proprietário de um estabelecimento que cadastraria o mesmo no site para que o "cliente-usuário" tenha acesso simplificado ás informações de seu estabelecimento. 

O que pretendo que seja feito? 

Site 

Cliente-Comercial


Cadastro do estabelecimento (telefone, endereço, fotos, informações adicionais).
Gerenciamento de uma página dentro do site para este estabelecimento.


Cliente-Usuário

Cadastro de usuário por Facebook ou manual.
Escrever comentários e avaliações nas páginas dos estabelecimentos.


App


O aplicativo seria nada mais do que uma interface mobile para o site.



Este é um resumo, seria como um Kekanto, nada de novidades. 
Minha dúvida é, quais linguagens e banco de dados devo usar no site , e porque? No app pensei em fazer em Java para Android de começo, o que acham?
Obrigado, pessoal! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0


Sua pergunta é bem complexa e, de certa forma, pessoal (depende de seu conhecimento, experiência, disponibilidade, facilidade em aprender tecnologia nova, gosto, etc...). 

Pelo visto seria você mesmo quem iria desenvolver, certo? Pois como você disse que programa apenas em C, você teria que procurar outras alternativas, e de preferência com baixa curva de aprendizado para que você consiga assimilar rapidamente. Existem inúmeras linguagens (PHP, JavaScript/NodeJS, RoR, Python, Java, etc) e banco de dados (PostgreSQL, MySQL, SQL Server, MongoDB, etc) que podem ser usados. Alguns preferem usar tecnologia que está mais na moda, outros tecnologia com mais tempo de mercado, outros tecnologia que já possuam conhecimento, e por aí vai.

Por ser plataforma web, de uma forma ou de outra você vai ter que saber JavaScript (e também HTML e CSS), pois é através destes que você vai apresentar o site/sistema e interagir com o usuário. Isto falando apenas na parte de front-end (que é o que o usuário vê e interage).
Já no back-end e banco de dados, você tem mais opções: todas que eu citei acima, mais inúmeras outras.

Eu trabalhei no desenvolvimento de um projeto no estilo do iFood: delivery de comida online, com site, painéis de administração e aplicativo. Nossa escolha basicamente foi usar as tecnologias que já tínhamos (anos de) conhecimento e experiência, desta forma conseguimos desenvolver num tempo bom e também evitamos bugs/problemas por falta de conhecimento da tecnologia. Não tivemos nenhum tipo de problema causados pelas escolhas. Se eu fosse desenvolver outro projeto parecido hoje, provavelmente escolheria as mesmas tecnologias, então são elas que eu recomendo à você:

- O banco de dados que escolhemos foi o PostgreSQL, que é um dos melhores (se não o melhor), mais avançados e mais robusto banco de dados open source. Tem ótimos recursos, uma boa documentação e a comunidade que o utiliza é bem grande, o que torna fácil encontrar soluções para problemas do dia a dia. A performance também é muito boa;
- Para integração com o banco de dados (consultas/inserção/etc), criamos um Webservice usando PHP (os dados são transferidos no formato JSON). Desta forma tanto o site, quanto painéis e aplicativo compartilham o mesmo "backend" (mas cada qual com suas permissões);
- A interface (front-end) do site e painéis de administração foi desenvolvida usando JavaScript/HTML/CSS. Usamos também a biblioteca jQuery, e como "esqueleto" do painel usamos o dashboard AdminLTE ( https://almsaeedstudio.com/preview ). Para exibir notificações em tempo real, usamos NodeJS (com o framework Socket.IO);
- Para desenvolvimento do aplicativo, optamos por usar o Cordova (ou seja, app híbrido): é basicamente JavaScript/HTML/CSS, fazendo requisições ao Webservice. O motivo dessa escolha foi por já termos sólidos conhecimentos nestas linguagens e por poder compilar o aplicativo para outras plataformas além do Android (com alterações mínimas no código fonte). Estavamos inseguros em relação ao desempenho do app (se seria bom/satisfatório), por ser híbrido, mas o resultado foi ótimo. Praticamente impossível distinguir se é híbrido ou nativo;

Resumindo...
banco de dados: PostgreSQL
back-end: PHP (Webservice) e NodeJS/JavaScript (notificações em tempo real)
front-end: JavaScript, HTML e CSS (site, painéis e app)

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...