Queria saber de vocês se existe uma solução (e eu sei que tem) para um pequeno problema que não consigo achar na internet.
Estou desenvolvendo um sistema de notas de alunos por conta própria pra aprender como a coisa todo funciona na pratica, e minha duvida é a seguinte, toda vez que preencho os campos (input) com dados para ser registrado no banco e esse procedimento ocorre de maneira normal ele é cadastrado, retorna a mensagem que "os dados foram cadastrados com êxito" e os campos são limpos , quando ele acha algo que não pode ser cadastrado ele retorna o erro e limpa os campos... aí é que esta a pegada... como ele faz pra retornar o erro (pode ser por duplicidade de usuário no banco) e não apagar o que já foi inserido no campo?
Aqui está a forma de como fiz até aqui
<!DOCTYPE html><html><head><title></title><metacharset="utf-8"></head><body><formmethod="post"><label>Logim do Aluno</label><br><br><br><br><label>Nome Completo</label><br><inputtype="text"name="nome"value=""><br><label>Usuário de Acesso</label><br><inputtype="text"name="user"value=""><br><label>Senha</label><br><inputtype="password"name="senha"value=""><br><label>Tipo de usuário</label><br><selectname="tipo_usuario"><br><optionvalue="1">Aluno</option><optionvalue="2">Processor</option><optionvalue="3">Administrador</option></select><br><label>RG</label><br><inputtype="nunber"name="rg"value="rg"><br><br><inputtype="submit"name="enviar"value="Enviar"><br></form></body></html><?php
if(isset($_POST['enviar'])){
$nome = $_POST['nome'];
$user = $_POST['user'];
$senha_crypt = sha1($_POST['senha']);
$tipo_usuario = $_POST['tipo_usuario'];
$rg = $_POST['rg'];
include 'config.php';if(@mysqli_num_rows(mysqli_query ($conexao,"select * from usuarios where user = '$user'"))>0){
echo "Este usuário já existe, consulte a tabela de inscritos antes de tentar novamente";
mysqli_close($conexao);exit();}elseif (@mysqli_num_rows(mysqli_query ($conexao,"select * from usuarios where rg = '$rg'"))>0){
echo 'Este RG já foi cadastrado anteriormente, consulte a tabela de usuários';
mysqli_close($conexao);exit();}//inserindo no banco de dados
elseif (mysqli_query($conexao,"insert into usuarios (nome,user, senha, tipo_usuario, rg) values ('$nome', '$user', '$senha_crypt', '$tipo_usuario', '$rg')")){
include ''
echo '<h2><b>Cadastro efetuado com sucesso!</b></h2>';}else{
echo '<h2><b>Erro!!! Não foi possivel cadastrar este usuário</b></h2>';}
mysqli_close($conexao);}?>
Pergunta
pixote62
Olá pessoal.
Queria saber de vocês se existe uma solução (e eu sei que tem) para um pequeno problema que não consigo achar na internet.
Estou desenvolvendo um sistema de notas de alunos por conta própria pra aprender como a coisa todo funciona na pratica, e minha duvida é a seguinte, toda vez que preencho os campos (input) com dados para ser registrado no banco e esse procedimento ocorre de maneira normal ele é cadastrado, retorna a mensagem que "os dados foram cadastrados com êxito" e os campos são limpos , quando ele acha algo que não pode ser cadastrado ele retorna o erro e limpa os campos... aí é que esta a pegada... como ele faz pra retornar o erro (pode ser por duplicidade de usuário no banco) e não apagar o que já foi inserido no campo?
Aqui está a forma de como fiz até aqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.