Pretende-se que seja desenvolvida um programa chamado Interpretation (gravado com o nome
Interpretation.c), portanto o grupo deve desenvolver algumas funcionalidades avançadas de
uma calculadora.
Assim, a calculadora, quando iniciado deverá apresentar o seguinte menu:
1. Potencia (x^y)
2. Somatorio
3. Factorial
4. Quadrado Inferior
5. Produto Primo
6. Numeros Amigaveis
7. Serie Fibonacci
8. Combinatoria
a. Entrada
b. Combinação
9. Sair
O utilizador deve então escolher uma dessas opções para realizar.
1. Potência (x^y)
Quando o utilizador escolher essa opção, o programa deverá pedir-lhe dois números, onde o
primeiro deverá ser a base, e o segundo o expoente. Depois, deverá proceder aos cálculos
necessários, e no fim, apresentar o resultado no ecrã. Ex. 4^3 = 4*4*4.
2. Somatório
Na opção do somatório, o programa deve pedir o número ao utilizador, e fazer o somatório do
número em ordem decrescente até zero (0). Ex. 7 = 7+6+5+4+3+2+1+0. 3. Factorial
Nesta opção, o programa deve pedir o número ao utilizador, e calcular o factorial do número.
Factorial de um número é o produto de todos os números compreendidos no intercalo de 1 ao
numero introduzido. Ex. 5! = 5x4x3x2x1
4. Quadrado Inferior
Ao escolher essa opção o programa deve pedir um número ao utilizador, e mostrar no ecrã o
quadrado de todos os números até que este seja superior ao quadrado do número inserido. Ex.
5*5 = 25. Então deverão ser mostrados o quadrado dos números superiores ao número inserido,
5 - (6,7, 8) e que são menores que o tripulo de 25 (quadrado do número inserido) – (75).
5. Produto Primo
A opção 5 pede igualmente um número ao utilizador e calcula o produto de todos os números
primos inferiores ao número. Ex. Se inserido 7, calcular produto dos números primos inferiores
a 7.
6. Números Amigáveis
Nesta opção, o programa pede um número ao utilizador, e diz se este número tem um número
correspondente que são amigáveis. Dois números são amigáveis se a soma dos divisores
inteiros do primeiro for igual ao segundo número e vice-versa. Ex. 220 é divisível por 1, 2, 4,
5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110. A soma dos seus divisores é 284; por outro lado, os divisores
de 284 são: 1, 2, 4, 71 e 142 – que somados dá 220.
7. Série Fibonacci
Aqui o programa pede um número ao utilizador, e escreve no ecrã a série fibonacci até ao
número inserido. A série diz que o próximo número é a soma dos dois anteriores. Ex. se
inserido 8 => 1, 1, 2, 3, 5, 8.
8. Combinatoria
Aqui nesta opção o programa dever apresentar no ecrã o seguinte menu com as opções:
a. Entrada
Esta opção permite a entrada de valores inteiros. Portanto, deve ser pedido ao utilizador
três (3) números inteiros positivos de um (1) a nove (9) e armazena-los em três
variáveis. Se por acaso o utilizador escolher directamente a opção b, o programa deve
informa-lo que é necessário proceder com a introdução dos inteiros antes de escolher a opção b.
b. Combinação
O utilizador só tem acesso a esta opção caso tenha introduzido na opção a os três
valores inteiros. Tendo introduzido os três valores o programa deve perguntar ao
utilizador qual a combinação de forma ordenada, entre os valores, que pretende
visualizar no ecrã. Sendo assim o programa solicita ao utilizador a posição de uma
combinação que pretende ver. Ex: caso os valores introduzidos forem 1, 2, 3 e posição
solicitada for 5, o resultado seria a combinação 312. Ex de combinações possíveis, caso o utilizador introduzir os valores 1, 2, 3: 123, 132,
213, 231, 312, 321. Importante: as combinações devem ser previstas com ciclos e comando if, não é
valido o uso abusivo do comando if para determinar as combinações.
9. Saír
Opção que termina o programa.
9. Especificações Técnicas
Assim, o programa deverá: • usar um menu de opções, e só deve terminar quando o utilizador escolher a opção 9; • usar um função para pedir o número ao utilizador, e será trabalho da função, pedir e retornar o número para onde for chamado:
Pergunta
CarlosMendes
Pretende-se que seja desenvolvida um programa chamado Interpretation (gravado com o nome
Interpretation.c), portanto o grupo deve desenvolver algumas funcionalidades avançadas de
uma calculadora.
Assim, a calculadora, quando iniciado deverá apresentar o seguinte menu:
1. Potencia (x^y)
2. Somatorio
3. Factorial
4. Quadrado Inferior
5. Produto Primo
6. Numeros Amigaveis
7. Serie Fibonacci
8. Combinatoria
a. Entrada
b. Combinação
9. Sair
O utilizador deve então escolher uma dessas opções para realizar.
1. Potência (x^y)
Quando o utilizador escolher essa opção, o programa deverá pedir-lhe dois números, onde o
primeiro deverá ser a base, e o segundo o expoente. Depois, deverá proceder aos cálculos
necessários, e no fim, apresentar o resultado no ecrã. Ex. 4^3 = 4*4*4.
2. Somatório
Na opção do somatório, o programa deve pedir o número ao utilizador, e fazer o somatório do
número em ordem decrescente até zero (0). Ex. 7 = 7+6+5+4+3+2+1+0. 3. Factorial
Nesta opção, o programa deve pedir o número ao utilizador, e calcular o factorial do número.
Factorial de um número é o produto de todos os números compreendidos no intercalo de 1 ao
numero introduzido. Ex. 5! = 5x4x3x2x1
4. Quadrado Inferior
Ao escolher essa opção o programa deve pedir um número ao utilizador, e mostrar no ecrã o
quadrado de todos os números até que este seja superior ao quadrado do número inserido. Ex.
5*5 = 25. Então deverão ser mostrados o quadrado dos números superiores ao número inserido,
5 - (6,7, 8) e que são menores que o tripulo de 25 (quadrado do número inserido) – (75).
5. Produto Primo
A opção 5 pede igualmente um número ao utilizador e calcula o produto de todos os números
primos inferiores ao número. Ex. Se inserido 7, calcular produto dos números primos inferiores
a 7.
6. Números Amigáveis
Nesta opção, o programa pede um número ao utilizador, e diz se este número tem um número
correspondente que são amigáveis. Dois números são amigáveis se a soma dos divisores
inteiros do primeiro for igual ao segundo número e vice-versa. Ex. 220 é divisível por 1, 2, 4,
5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110. A soma dos seus divisores é 284; por outro lado, os divisores
de 284 são: 1, 2, 4, 71 e 142 – que somados dá 220.
7. Série Fibonacci
Aqui o programa pede um número ao utilizador, e escreve no ecrã a série fibonacci até ao
número inserido. A série diz que o próximo número é a soma dos dois anteriores. Ex. se
inserido 8 => 1, 1, 2, 3, 5, 8.
8. Combinatoria
Aqui nesta opção o programa dever apresentar no ecrã o seguinte menu com as opções:
a. Entrada
Esta opção permite a entrada de valores inteiros. Portanto, deve ser pedido ao utilizador
três (3) números inteiros positivos de um (1) a nove (9) e armazena-los em três
variáveis. Se por acaso o utilizador escolher directamente a opção b, o programa deve
informa-lo que é necessário proceder com a introdução dos inteiros antes de escolher a opção b.
b. Combinação
O utilizador só tem acesso a esta opção caso tenha introduzido na opção a os três
valores inteiros. Tendo introduzido os três valores o programa deve perguntar ao
utilizador qual a combinação de forma ordenada, entre os valores, que pretende
visualizar no ecrã. Sendo assim o programa solicita ao utilizador a posição de uma
combinação que pretende ver. Ex: caso os valores introduzidos forem 1, 2, 3 e posição
solicitada for 5, o resultado seria a combinação 312. Ex de combinações possíveis, caso o utilizador introduzir os valores 1, 2, 3: 123, 132,
213, 231, 312, 321. Importante: as combinações devem ser previstas com ciclos e comando if, não é
valido o uso abusivo do comando if para determinar as combinações.
9. Saír
Opção que termina o programa.
9. Especificações Técnicas
Assim, o programa deverá: • usar um menu de opções, e só deve terminar quando o utilizador escolher a opção 9; • usar um função para pedir o número ao utilizador, e será trabalho da função, pedir e retornar o número para onde for chamado:
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