Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Login PHP

arcadyum

Question

Prezados,

Me desculpem de antemão se a pergunta for muito simples. Estou me familiarizando novamente com programação web.

Eu montei uma página de login no modelo MVC.  Realizei os testes e funcionou perfeito. Mas, os testes foram realizados de modo que eu digitasse usuário e senha corretos e a página é direcionada para a próxima.  A ideia original era direcionar para uma página de erro que depois de um tempo redirecionava para a página de login, novamente. Mas, me veio a dúvida: Há uma forma de verificar se a senha e o usuário estão corretos sem submeter o formulário de login. Ou seja, se a senha estiver errada a página continua a mesma e com as informações nos campos, se a senha estiver correta redireciona para a página desejada.

Se sim , como fazer?

Desde já agradeço pela atenção.

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0
22 horas atrás, AlexandreNSilva disse:

Nunca use isso em produção pelo amor de Deus, ah menos que você conscientemente queira seu sistema invadido.

Todo HTML, CSS, JS, IMG é entregue ao navegador do cliente pelo servidor e a partir dai não existe NENHUMA garantia que o usuário não vá alterar nada, eu faço isso toda hora pra poder tirar prints de páginas imprimir PDFs, enfim, qualquer validação deve ser feita no servidor.

Em 29/10/2019 em 10:53, arcadyum disse:

Há uma forma de verificar se a senha e o usuário estão corretos sem submeter o formulário de login

Não existe, os dados devem chegar ao servidor de alguma forma, seja por Form comum(e a página é recarregada) ou AJAX(a página não recarrega, mas os dados foram enviados para o servidor validar).

O jeito mais simples de fazer um AJAX é usando o método post() do jQuery https://api.jquery.com/jquery.post/

No caso do AJAX para o PHP que recebe a requisição não vai fazer diferença nenhuma para receber e validar os dados o código PHP só precisa ser diferente na hora de responder.

Em vez de devolver um HTML ele ira devolver um json que nada mais é do que um array com um formato específico, exemplo de resposta:

echo json_encode(array('result'=>true, 'msg'=>'Login feito com sucesso'));

OU

echo json_encode(array('result'=>false, 'msg'=>'Senha ou usuário inválido'));

Edited by Leonardo Persan