dark0 Postado Abril 16, 2004 Denunciar Share Postado Abril 16, 2004 Olá pessoal.Quero saber se é possível executar comandos do linux, no php.Por ex:Eu quero mecher num arquivo. Mas as permissões dele não deixam.Então, eu teria que dar um chmod 777 nele, fazer o que eu queria, e depois dar um chmod 750, por exemplo.Eu tentei direto "$chmod 777 "/caminho/arquivo.txt";e não funcionou..eu lembro, que no C, eu usava o comando System, para executar comandos do MS DOS.. aqui não tem algo parecido?ate maisdark Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 M@luco Belez@ Postado Abril 16, 2004 Denunciar Share Postado Abril 16, 2004 não sei te dizer sobre os outros comandos, mas o chmod() funciona sim.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 16, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 16, 2004 puts..até consegui executar..mas dá erro..alguém manja disso ae?tipo.. acho que o erro que dá, é relacionado ao usuario.. pois o user do aquivo é root.. e sem ser root o chmod não deve funcionar mesmo..mas tem como "simular" ser o root, só pra dar esse comando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 17, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 17, 2004 ninguém sabe não?tipo.. eu queria saber se tem como tipo dar um "SU" no linux, via php..porque quando você digita SU, ele pede a senha do ROOT (superusuario), e aí, você tem poderes de admin.. e qualquer comando funciona sem problemas..sera que tem como? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 23, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 23, 2004 eitademorei um tempinho..mas achei oque eu queria !!!!para quem quiser saber como faz.. tá aí:Eu achei o comando OUTPUT!$output = `ls -al`;echo "<pre>$output</pre>";uma ótima explicação tá aí:http://br.php.net/manual/pt_BR/language.op...s.execution.phpsó postei, para o caso de mais alguém precisar!até mais! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Newton Pasqualini Postado Abril 24, 2004 Denunciar Share Postado Abril 24, 2004 Só lembrando que é preciso ter o shell_exec abilitado no PHP.INIE tem de ser BEM burro para deixar o servidor rodando como ROOT e o shell_exec abilitado em um servidor compartilhado.Portanto, se você tem um HOST que deixa você executar comandos internos pelo PHP, caí fora dele que é fria...Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 gladiador Postado Abril 25, 2004 Denunciar Share Postado Abril 25, 2004 /* Ele tá usando no LINUX somente local e não servidor e outra se o servidor for rodado em LINUX significa que fatalmente lá não serão BURROS como você falou, pois, um servidor LINUX já diz tudo SERVIDOR LINUX */ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Abril 25, 2004 Autor Denunciar Share Postado Abril 25, 2004 hehehehecalma.. calma..a gente monta servidores linux à um bom tempinho..agora eu to começando com php.. com o intuito de montar sistemas para linux..mas quanto discutir a segurança.. acho que ainda é cedo.. hehemas deixa ver..se for possivel executar comandos do linux no php, o servidor fica aberto?porque? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Newton Pasqualini Postado Abril 26, 2004 Denunciar Share Postado Abril 26, 2004 Quero deixar bem claro que a minha intenção não foi de qualificar adjetivamente ninguém como BURRO, como nosso amigo 'gladiador' afirmou acima...Conforme havia dito no POST acima, 'Só lembrando', um sujeito que habilita 'shell_exec' em um servidor compartilhado ou não sabe o q é a função ou ta dando a cara a tapa... Em outras palavras, ou no ditado popular, uma pessoa em SÃ consiência que faz uma coisa assim não tem o mínimo conhecimento técnico na coisa e acaba sendo denominada BURRO. Se a carapuça servi eu não tenho culpa.Não estou questionando os conhecimentos de ninguém... nem afirmando que o dono do post não sabe.Trabalho com Linux a 9 anos e sei do que falo, então aos que se ofenderam eu peço minhas cinceras desculpas pelo mal entendido.Agora, respondendo a pergunta do nosso amigo 'dark0':Habilitando o shell_exec no PHP, qualquer script PHP através desta função pode administrador via shell (linha de comando) o sistema, o que irá impedir um camarada sem ter o que fazer de deletar bibliotecas, apagar configurações de diversos servidores, DNS, POP3, log, etc...?Então é por isso que é extremamente arriscado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
dark0
Olá pessoal.
Quero saber se é possível executar comandos do linux, no php.
Por ex:
Eu quero mecher num arquivo. Mas as permissões dele não deixam.
Então, eu teria que dar um chmod 777 nele, fazer o que eu queria, e depois dar um chmod 750, por exemplo.
Eu tentei direto "$chmod 777 "/caminho/arquivo.txt";
e não funcionou..
eu lembro, que no C, eu usava o comando System, para executar comandos do MS DOS.. aqui não tem algo parecido?
ate mais
dark
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.