dineysil Postado Fevereiro 23, 2021 Denunciar Share Postado Fevereiro 23, 2021 Boa tarde! Sou iniciante em PHP, e estou com uma dúvida de como verificar se existe na base de dado um campo que foi preenchido no Form. O campo e-mail é preenchido no Form e enviado via POST no arquivo que recebo faço a consulta. include 'conexao.php'; $email = utf8_encode(mysqli_real_escape_string($conexao, $_POST["email"])); $busca = "SELECT `email` FROM `clientes` WHERE `email` = " . $email; $resultado = mysqli_query($conexao, $busca); "Aqui preciso fazer a verificação, se existe "MSG ALERT" e volta, se não existe avança e faz a inclusão de dados. $sql = "INSERT INTO clientes ... Se puderem me ajudar agradeço! Claudiney Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lowys Postado Fevereiro 24, 2021 Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2021 Verifique com um if: if(existe_a_coisa_que_procura){ // faça isso } else { // faça outra coisa } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dineysil Postado Fevereiro 24, 2021 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2021 11 horas atrás, lowys disse: Verifique com um if: if(existe_a_coisa_que_procura){ // faça isso } else { // faça outra coisa } $busca = "SELECT `email` FROM `clientes` WHERE `email` = " . $email; $resultado = mysqli_query($conexao, $busca); if($resultado){ // faça isso } else { // faça outra coisa } Não deu certo. O que está errado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
1 lowys Postado Fevereiro 24, 2021 Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2021 Há algum erro? Ajude-nos a entendê-lo! a) Como descobriu que há um erro? b) Apareceu alguma mensagem descritiva na tela? c) Como ficou a linha 16? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dineysil Postado Fevereiro 25, 2021 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 25, 2021 Então... não deu erro, somente não executa não dá a mensagem de ALERT ao gravar cadastro com o mesmo email. $email = utf8_encode(mysqli_real_escape_string($conexao, $_POST["email"])); $busca = "SELECT `email` FROM `clientes` WHERE `email` =' " . $email; $resultado = mysqli_query($conexao, $busca); if($resultado){ ?> <script> alert("Já existe uma empresa cadastrada com este e-mail!") window.history.go(-1); </script> <? } else { $sql = "INSERT INTO clientes ... } Obrigado pela atenção e ajuda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 guima Postado Março 1, 2021 Denunciar Share Postado Março 1, 2021 Deixa eu ver se entendi: Se o usuário tentar cadastrar um e-mail que já está no banco de dados, o script não deixa cadastrar, é isso? e volta para a tela inicial de cadastro, é isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
dineysil
Boa tarde!
Sou iniciante em PHP, e estou com uma dúvida de como verificar se existe na base de dado um campo que foi preenchido no Form.
O campo e-mail é preenchido no Form e enviado via POST no arquivo que recebo faço a consulta.
include 'conexao.php';
$email = utf8_encode(mysqli_real_escape_string($conexao, $_POST["email"]));
$busca = "SELECT `email`
FROM `clientes`
WHERE `email` = " . $email;
$resultado = mysqli_query($conexao, $busca);
"Aqui preciso fazer a verificação, se existe "MSG ALERT" e volta, se não existe avança e faz a inclusão de dados.
$sql = "INSERT INTO clientes ...
Se puderem me ajudar agradeço!
Claudiney
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.