Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Problemas No Xp

BrenoLourenço
 Share

Question

Salve galera!

Tenho um problema que já tentei solucionar sozinho e não consegui... como não sou muito entendido em Redes, talvez eu tenha um pouco de dificuldade de explicar... mas vamos lá!

Aqui em casa tenho dois computadores, um rodando 98 e outro XP, no 98 está tudo beleza, o problema está mesmo é no XP.

O problema principal é que um não enxerga o outro, e pra dizer a verdade, o XP parece que está enxergando a si próprio, digo isso porque quando abro o ambiente de redes do 98, aparece lá ele mesmo (o 98 apenas), e quando abro o ambiente de redes do XP, não tem nada!

O engraçado é que a rede estava funcionando normalmente, de repente que o XP ficou louco e não funciona mais...

Dados que eu sei: os dois estão no mesmo Grupo de Trabalho e estão utilizando IP com apenas o último número sendo diferente. Se esse é o correto ou não, eu já não sei, mas estava funcionando!

Não sei direito como é classificada esse tipo de rede, acredito que seja ponto-a-ponto.

Alguém poderia me dar um help??

Estava precisando dessa rede...

Obrigado aê pela atenção.

Abraço!

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Breno Lourenço,

Bom pela descricao acima do problema, devemos salientar algumas hipoteses que pode estar acarretando este problema.

NIC (Network Interface Card).:

Verifique se sua NIC esta instalada corretamente, para vizualizar esta configuracao siga o procedimento abaixo (Base w2k).

1. Iniciar -> Configuracoes -> Painel de Controle -> Sistema

2. Guia Hardware

3. Gerenciador de Dispositivo

4. Adaptador de Rede

Netbios Sobre IP (NTB/IP).:

1. Acesse Propriedades de Rede

2. TCP/Ip

3. Avançado

4. WINS

5. Ativar Netbios sobre IP

Firewall XP.:

Desabilite o firewall do XP, pode influenciar em algumas convergencias.

NIC Ativada.:

1. Acesse Propriedades de Rede

2. Caso sua NIC apareca na conexao de rede, atentar-se se a NIC esta ativada.

Qualquer duvida decorrente do post ou caso não consiga resolver o problema com essas dicas entre em contato.

Atenciosamente,

Junior

• 0

Junior,

Muito obrigado aê pela atenção! Mas meu problema ainda não foi solucionado.

PS: Demorei tanto pra responder, porque não tive tempo pra ver essa rede aqui de casa, e somente hoje estou tendo esse tempo.

Mas vamos ao problema...

Fiz o que você me passou, e não deu certo, e fiz mais outras dicas que me passaram, que também não funcionaram... mas a situação atual é a seguinte:

- no XP, coloquei para pegar IP automaticamente (me falaram que se ligar o 98 primeiro, quando liga o XP, ele reconhece o ip e faz a ligação da rede);

- no XP o firewall está desativado;

- os dois computadores estão no mesmo grupo de trabalho;

- os dois computadores estão se 'auto-enxergando';

PROBLEMA:

- um não está enxergando o outro ainda!

Teve uma hora, que o um reconheceu o outro (mas não foi ao mesmo tempo, depois de algumas reiniciadas um perdeu o caminho e o outro achou), mas não me davam acesso.

No XP aparecia esta mensagem:

"Grupo não está acessível. Talvez você não tenha permissão para usar este recurso de rede. Contate o administrador deste servidor para saber se você tem permissões de acesso.

A lista de servidores para este grupo de trabalho não está disponível no momento."

E no 98 esta mensagem:

"\\Familia (nome do XP na rede) não acessível

O computador ou compartimento não pode ser localizado. Certifique-se que tenha digitado corretamente e tente novamente."

E agora, o que devo fazer para um 'achar' o outro e não me mostrar esta mensagem com erro de acesso.

Abraço e mais uma vez valeu pela atenção!

• 0

Breno Lourenço,

Bom vamos para mais algumas consideracoes.

1. Verifique se Clientes Para Redes da Microsoft e Compartilhamento de Arquivos e Impressoes par Redes estao instaldos.

2. Atentar-se para o cabeamento da sua rede (Cross-Over)

Referencia Cross-Over.:

www.johnscloset.net/wiring/crossover.html

3. Atribua os IP's estaticamente nas 2 maquinas.

Maquina 1.:

IP - 192.168.0.2/24

Subnet-Mask - 255.255.255.0

Maquina 2.:

IP - 192.168.0.3/24

Subnet-Mask - 255.255.255.0

4. Utilize o comando Echo - TCP:7(Ping (Packet Internet Groper(ICMP = 0 e 8)))para verificar a conectividade entre as maquinas.

Exemplo Maquina1.:

Ping 192.168.0.3

Exemplo Maquina2.:

Ping 192.168.0.2

Siga as instrucoes acima, caso não obtenha exito na sua execucao entre em contato.

Atenciosamente,

Junior

• 0

biggrin.gif Talvez seja apenas um palpite cretino já que meu forte realmente não é rede , mas já tentou fazer a substituição do cabo da rede?

Muitas vezes pode ser este o problema que vem lhe causando tantas dores de cabeça.

Uma vez depois de tanto me matar em configurações, fiz um teste e funfou ....

Tenta afinal não custa nada ....

E me perdoem se eu estiver falando bobagem ...

Um abraço

Falowww