marrom Posted September 25, 2004 Report Share Posted September 25, 2004 Pessoal não estou conseguindo criar um programinha com if else...Fazer um programa que mostre 3 valores A,BeC e após apresente os valores em ordem crescente usando a condicao if elsealguém poderia me ajudar ou dar um exemplo pois já tentei quebrar a cabeca e não consegui criar este programinha Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Graymalkin Posted September 25, 2004 Report Share Posted September 25, 2004 Se eu não me perdi nesse emaranhado de ifs ( ), seria isso: if (A>B & A>C) { if (B>C) { printf("%i, %i, %i", C, B, A); } else { printf("%i, %i, %i", B, C, A); } } else { if (B>A & B>C) { if (A>C) { printf("%i, %i, %i", C, A, B); } else { printf("%i, %i, %i", A, C, B); } } else { if (B>A) { printf("%i, %i, %i", A, B, C); } else { printf("%i, %i, %i", B, A, C); } } }É claro que se pode usar três variáveis (primeiro, segundo e terceiro) a fim de fazer o printf apenas uma vez.Abraços,Graymalkin Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 marrom Posted September 26, 2004 Author Report Share Posted September 26, 2004 valeu ! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 marrom Posted October 10, 2004 Author Report Share Posted October 10, 2004 Car agora to tentando fazer um programa que compare 2 letras digitados pelo usuario e apresente as letras em ordem alfabeticavocê poderia me ajudar com um exemplo usando a tabela ascii Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Wicker Man Posted October 10, 2004 Report Share Posted October 10, 2004 Opa! Beleza? Observe esse código (considere duas variáveis char: c1 e c2):if ( tolower( c1 ) >= tolower( c2 ) ) printf( "%c %c\n", c2, c1 ); else printf( "%c %c\n", c1, c2 );Na tabela ASCII, vemos que, à medida que avançamos no alfabeto, os números decimais correspondentes aos caracteres vão aumentando (se um decimal é maior que outro, o caracter que ele representa estará mais à frente na tabela). É isso que o "if" testa.Usei a função "tolower" (da biblioteca "ctype.h") para converter os caracteres em questão para minúsculo, mas só durante a comparação, porque os caracteres maiúsculos são diferentes dos minúsculos ("a" é diferente de "A", por exemplo) e se o usuário entrar com "a" e "B", por exemplo, o teste não produzirá o resultado desejado.Até mais! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Graymalkin Posted October 10, 2004 Report Share Posted October 10, 2004 Car agora to tentando fazer um programa que compare 2 letras digitados pelo usuario e apresente as letras em ordem alfabeticavocê poderia me ajudar com um exemplo usando a tabela ascii Comparar dois chars dá no mesmo de comparar dois inteiros com os respectivos códigos ASCII (só repare na observação feita pelo Wicker, em relação a maiúsculas e minúsculas). Dessa forma, não há diferença entre o primeiro caso (dos valores) e este segundo.Abraços,Graymalkin Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 marrom Posted October 12, 2004 Author Report Share Posted October 12, 2004 Valeu pessoalEu fiz de um outro jeito e funciona tanto em letras maiusculo como minusculoNão sei se é o certo mas funciona, gostari de saber a opnião de voces #include <stdio.h> #include <conio.h> void main(){ char A, B; clrscr(); scanf("%c %c",&A, &B); if (A < B) { printf("%c %c", A, B); } else { printf("%c %c", B, A); } getch(); } Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 rodfraga Posted October 12, 2004 Report Share Posted October 12, 2004 Funcionar, funciona se forem fornecidos chars minúsculos. Pois como disseram antes, d é menor que C, pois os maiúsculos ficam mais "pra cima" na tabela ASCII. Então é melhor fazer como disseram antes, transformando todas em maiúsculas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Question
marrom
Pessoal não estou conseguindo criar um programinha com if else...
Fazer um programa que mostre 3 valores A,BeC e após apresente os valores em ordem crescente usando a condicao if else
alguém poderia me ajudar ou dar um exemplo pois já tentei quebrar a cabeca e não consegui criar este programinha
7 answers to this question
Recommended Posts