Trakinas Postado Novembro 1, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 1, 2004 como fazer um programa que rode em m,ultiplataforma?tipo desenvolvo um programa em VB e quero que ele rode em linux, mac como fazer isso?alguém sabe de um bom tuto que explique isso?eu falei VB, mas não precisa ser VB, pode ser outras linguagens valeuate kais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 iSoron Postado Novembro 1, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 1, 2004 Aprenda Java.Todas as aplicações Java rodam em qualquer plataforma, sem nenhum procedimento especial. Atualmente já são suportados OS/2, Linux, FreeBSD, Windows, MacOS, entre outros sistemas operacionais. Sem contar com os diferentes processadores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Trakinas Postado Novembro 1, 2004 Autor Denunciar Share Postado Novembro 1, 2004 na boa uma epoca queria aprender muito javae ainda queromas você tenm alguma noção de fazer isso sem ser em javaate maisvaleu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Novembro 2, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 2, 2004 Aprenda Python. Roda em diversos sistemas operacionais e tem uma boa biblioteca e documentação.Quanto a fazer isso com VB, vai ser muito difícil. A razão disso é que os programas criados em VB são extremamente dependentes da VM (máquina virtual) do VB6, que só roda nos sistemas Win32, já que ela depende das APIs do mesmo. É claro que se for possível mimetizar as APIs do Win32 em outro sistema operacional, talvez isso seja possível. Já executei o próprio VB no Linux através do Wine. Todavia, vale lembrar que isso *não* é o que se chama de multiplataforma. Multiplataforma é o que Python, Ruby, Perl e Java, por exemplo, fazem; ou seja, você cria o programa e executa ele em qualquer sistema sem ter que fazer alterações ou gambiarras.Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jissa Postado Novembro 2, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 2, 2004 Oi..Depende da aplicação do Sistema, se for para rodar na WEB o php é uma boa pedida.Se for desktop, ai é java sem duvidas ou C, o Java como cria o bytecode não precisa ser recompilado quando for para outro server, o C já precisaria desta compilação e tomar cuidado apra não usar uma API ou LIB que só rode em um determinado SO.se for WEB+Desktop, ai acho que o PHP+Java resolveria... Hoje tem o Delphi tambem que pode rodar em Windows e Linux apenas recompilando, porem tem que ter as duas ferramentas o Delphi e o Kylix.mas como falei depende da aplicação Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rodfraga Postado Novembro 2, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 2, 2004 Multiplataforma? Quatro palavras pra você: JAVA DÁ E SOBRAForam 4 mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 iSoron Postado Novembro 2, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 2, 2004 Se você puder recompilar em cada máquina, é como o jissa falou: C/C++Usando C Ansi, não precisa alterar nada. Agora se for algo mais elaborado, com interface gráfica, banco de dados, sockets, aí a coisa complica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Trakinas Postado Novembro 3, 2004 Autor Denunciar Share Postado Novembro 3, 2004 é e que eu imaginavateria que usar as linguagens C, Java, Delphivaleu pelas respostas vou dar ema olhadinhaate mais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rodfraga Postado Novembro 3, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 3, 2004 Se eu não me engano já estabeleceram um padrão C++ também, ou seja, se usarmos as bibliotecas padrão dela, teremos portabilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Trakinas
como fazer um programa que rode em m,ultiplataforma?
tipo desenvolvo um programa em VB e quero que ele rode em linux, mac
como fazer isso?
alguém sabe de um bom tuto que explique isso?
eu falei VB, mas não precisa ser VB, pode ser outras linguagens
valeu
ate kais
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.