Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Controlar Swf Externo


Guest mard

Pergunta

Olá, gostaria que alguém me ajudasse no seguinte:

Estou desenvolvendo um site e estou com algumas duvidas. Observem este site http://www.elgrando.ee a cada link que voce clica ele disfaz o swf e carrega um que você escolheu gostaria de saber na action scipt como que eu posso controlar isto atraves de variaveis ou se há uma outra maneira de fazer isso .

uma animação que desmontaria os swfs para isso preciso de uma variavel para controlar isso ne não sei como faco isso? Pois se ele estiver no link portfolio e quiser ver o link historico quando ele clicar em historio primeiro ira desmontar o link porfolio e depois carregara o link historico.

Ajudem-me!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

O que pretendo na verdade é o seguinte:

Montei o swf principal com o Menu abertura e tals...

Pelo MENU, eu chamo os SWF's externos...

Nos SWF's, coloquei um STOP no momento em q a animação se completa, e logo após criei a animação dela se desmontando.

Quero agora controlar isso pelo MENU, quando eu clicar no link "Principal" ele vai montar a animação commo swf principal.swf e vai para onde eu coloquei o STOP. E quando clicar no link "Historico" o principal.swf irá desmontar e carregara o historico.swf

Bem, é isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vou tentar te explicar.

você vai ter que fazer assim:

Vou usar o exemplo que você deu...

você vai ter que fazer o swf normal como você disse e com o stop(); aonde você quer que ele pare. Até aí tudo beleza.

Digamos que este stop esteja no frame 15.

você vai ter que fazer a animação desse swf principal se desmontando a partir do frame 16.

Aí você pergunta: Por que ?

Porque quando você apertar em um link do menu para ir para o swf historico você vai colocar o seguinte código:

on (release) {

      gotoAndPlay (16)

}

E no ultimo frame dessa animação desse swf se desmotando (princial.swf) você coloca:

loadMovieNum("historico.swf", 1);

Pra quando xegar no final do "desmontamento" ele ir direto para o outro arquivo swf.

Entendeu?

Vlw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Vou tentar te explicar.

você vai ter que fazer assim:

Vou usar o exemplo que você deu...

você vai ter que fazer o swf normal como você disse e com o stop(); aonde você quer que ele pare. Até aí tudo beleza.

Digamos que este stop esteja no frame 15.

você vai ter que fazer a animação desse swf principal se desmontando a partir do frame 16.

Aí você pergunta: Por que ?

Porque quando você apertar em um link do menu para ir para o swf historico você vai colocar o seguinte código:

on (release) {

       gotoAndPlay (16)

}

E no ultimo frame dessa animação desse swf se desmotando (princial.swf) você coloca:

loadMovieNum("historico.swf", 1);

Pra quando xegar no final do "desmontamento" ele ir direto para o outro arquivo swf.

Entendeu?

Vlw...

Ok, dessa forma eu sei como fazer, só que não serve pro que estou fazendo pois é o seguinte:

Se eu tiver um MENU com 10 links por exemplo, vai ficar muito complicado pois vou ter que fazer vários tipos de swf, pois digamos q eu tenha um MENU com (Principal, Historico, Fotos, Artes, Diversão e Contato). Aí digamos q eu esteja no FOTOS e depois queira ir para PRINCIPAL, vou ter que criar uma "cena" com tudo isso q me falou e no final carregar o principal.swf. Até aí ok! Mas se quizer ir pro CONTATO?? Aí onde está o problema, pois terei que criar outra cena dentro do mesmo swf pra que no final ele chame o contato.swf.

Um cara me explicou fazer da seguinte forma, mas já tentei fazer e não está dando certo, segue abaixo o que ele me falou:

"Você faz o seguinte, faça seus swfs que serão carregados e coloque a ação stop(); onde ele deve terminar a animação, no frame seguinte, você vai colocar a label "descarregar" no frame, que é onde seu filme vai começar a animação de sumir, no ultimo frame você coloca a ação por exemplo, _root.movieclip.loadMovie(_root.variavel);

Então vai funcionar assim, nos botões que vão chamar os outros movieclips você vai colocar a ação:

on(release){

_root.variavel = "teste.swf";

_root.mc.gotoAndPlay("descarregar");

}

Assim ele vai fazer o movieclip carregado começar a animação que ira descarregar e ao final da animação ele vai encontrar o loadMovie que chamara o teste.swf ou o swf correspondente a cada botão, então primeiro você altera a variavel antes de dar o comando pra animação de descarregar o movie entendeu?"

Se entendeu, por favor me explique!

mard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ae, não precisa mais, já encontrei a forma de fazer. O cara que eu disse que me passou o código, estava "quase" certo (esse acima) , mas descobri o defeito e resolvi.

Valeu ae acs_junior por ter tentado resolver.

[]'s biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

uai então posta aí que eu queri saber tb! ohmy.gif postei essa mesma pergunta mais de uma vez mas ninguém nunca me respondeu dry.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ok, já descobri tb....vou postar como é exatamente.

temos dois arquivos SWF: index.swf e loaded.swf (adivinha qual deles será carregado...). Bem, no index.swf vamos colocar um MC e colocar na instancia dele "carregado". Diretamente no frame, vamos colocar então o script pra carregar o nosso loaded.swf: loadMovie("loaded.swf",carregado); No loaded.swf temos uma interpolação de movimento, mas no meio dela um stop() na frame 10; a animação no loaded.swf vai passando até o stop, e depois dele a animação continua. ok, agora voltemos ao index.swf. O nosso objetivo agora é carregar o loaded.swf no index.swf e colocar um botão no index que faça com que, quando o loaded.swf parar no stop, assim que clicarmos no botão, a animação continua no quadro seguinte do stop (isso na timeline do loaded.swf). Isso seria controlar o swf externo. Mas como!? mooooooleza, nem acredito que quebrei tanto a cabeça por causa disso, mas vamos lá. Quando você carrega um filme com o loadMovie() dentro de um MC, isso é como se o movie carregado se tranformasse no MC dentro do filme principal, no nosso caso index. Então pra fazer o que foi citado como objetivo acima, é simplesmente colocar na instância do botão:

on (release) {
    carregado.gotoAndPlay(11); // lembra que o stop estava na frame 10? isso fará com que a animação prossiga no frame seguinte, após o stop.
}

E é só! essa dúvida me economizou zilhões de bytes nos meus movies...façam bom proveito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Moderadores! Sei que este tópico já foi postado há dois anos atrás, mas sou novo aqui no fórum, e isso pode ser até bom pra não acumular tópicos repetidos, pois já me alertaram sobre pesquisar antes de postar beleza?!

Então é o seguinte, alguém pode me ajudar sobre esse esquema loadmovie, de controlar os swfs externos passo a passo, inclusive com o preloader?

Tipo, porque fiz um swfs, com uma animaçãozinha de introdução de cada um, e queria que quando clicasse em um outro botão, o swf principal descarregasse com a animação que criei, e assim por diante.

Obs: Li o tópico todo e não entendi!

Desde já agradeço a quem tentar me ajudar! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é simples...primeiro você carrega o filme num MC, que vamos instanciá-lo de "mc_alvo".

mc_alvo.loadMovie("filme.swf");

agora pra descarregar é só carregar outro filme no mesmo MC ou usar mc_alvo.unloadMovie();

daí pra frente você pode controlar esse SWF como se fosse um MC comum...por exemplo:

mc_alvo.gotoAndPlay(12);

e por aí vai...lembre-se que você só pode controlar um SWF externo depois que ele for totalmente carregado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

George valeu! Mas tem como me mandar um fla no meu email: rgo_sn@hotmail.com? Ou me explicar detalhe por detalhe.

Cara foi mal encher sua paciência, é que estou quebrando a cabeça pra entender, estou muito confuso. Já tentaram me ajudar mas não entendi nada.

Já consegui fazer esse esquema de loadmovie, mas sem descarregamento do swf para a entrada do outro. Tipo eu criava um index (swf principal com o menu e tudo), depois criava outros swfs para serem carregados no mc alvo desse index.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Foi mal! Me esqueci de logar no fórum! Acabei entrando como visitante! Pois pensava que fórum bloqueava se não estivesse logado!

Quanto a explicação ou fla, tem como quebrar esse galho pra mim, se não for pedir muito! Já tentei fazer esse esquema de vários modos, e não consegui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

George! Vou fazer o seguinte, estou postando a minha maneira como entendi esse esquema:

1° Fiz o swf esterno, com as animações de introdução e o descarregamento, sabendo que nesse mesmo swf contém todos os conteúdos (fiz da forma que entendi);

2° coloquei stop(); antes de cada descarregamento;

3° Fiz outro swf "index";

4° Nesse swf criei um mc para o carregamento como você disse, e o instanciei de "mc_alvo;

5° No quadro dessa mesma Layer, coloquei mc_alvo.loadMovie("filme.swf");

6° Criei uma Camada e coloquei os meus botões (mcs);

7° Nesses botões, coloquei:

on (release) {

carregado.gotoAndPlay("varia de acordo com descarregamento");

}

Então? Acho que fui claro no meu erro (sabe onde errei)! Tem como me dar um toque onde errei? Porque só funcionou mc_alvo.loadMovie("filme.swf"), ou seja, o início automático do swf!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

aparentemente está aqui o erro:

on (release) {

carregado.gotoAndPlay("varia de acordo com descarregamento");

}

teria que ser mc_alvo.gotoAndPlay(); .. o mesmo MC em que você carrega o filme, é o que você vai controlar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vlw por estarem me ajudando! Mas estou numa confusão brava! Fiz o que o George me falou, mas nada. Pois eu tinha instanciado mc (onde recebe os swfs externos) de "mc_alvo", e indiquei nos botões mc_alvo.gotoAndPlay("o tal frame");.

Senshi! George! Ou qualquer um, podem me arranjar um fla desse arquivo por favor? Nem que seja com retângulos (sem conteúdo mesmo) simples carregando e descarregado, com pelo menos 3 botões (botões de mcs) bem simples sem animação (deixa que eu mesmo crio) alguma mesmo, mas com preloader ou me mostrem como colocar beleza!?

Me ajudem por favor! Já procurei em vários sites, fóruns, como por exemplo: Flashkit, Pontoflash, etc. No fim, não consegui nada.

Agradeço muito a quem me mandar esse fla pelo meu email: rgo_sn@hotmail.com!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Senshi! Eu tinha pedido o fla pelo seguinte, tenho várias dúvidas, umas delas: se index principal além contiver o mc instanciado de "mc_alvo" e o menu, ele irá precisar de mais quadros para cada swf externo, ou se todos os conteúdos devem estar contidos em apenas um swf completo, e por aí vai. Enfim, Vai ser muito difícil me expressar.

Por isso tinha pedido o fla, pois acredito que além de ser mais fácil do que vocês me explicarem (pelo fato que citei), vai ser até mais rápido! Mas, valeu por estarem me ajudando!

Aguardo respostas!

Brigadão!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Senshi, um exemplo do que quero é esse site http://www.ophabyo.com/ (site do Fabio do fórum dos Imasters). Quando um swf externo é acionado por um botão qualquer do menu, ele entrar com um preloader, depois animação de introdução, e descarrega (saindo toda a animação) quando outro botão é clicado até a abertura de outro swf, e assim por diante.

Bom é isso! Se me ajudar, me dê todos os detalhes como fazer, inclusive onde com o preloader (se não der, me indique onde por, pois procuro um) para os swfs externos! Me ajude por favor! Aguardo sua resposta beleza!

Ah George, brigadão pelo fla! Mas tem um probleminha, eu me esqueci de dizer que a versão do meu Flash é o MX 2004, e acabou não abrindo!

Foi mal aí! Sei que estou enchendo sua paciência, mas tem como me enviar esse fla no formato mx 2004? Se não der beleza?!

Obs: Sabendo que se estiverem me ajudando ou tentando ajudar, agradeço da mesma forma!

Brigadão Rapaziada!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

aaaaaaaaaa

acho e entendi...

cara tem varias formas de fazer isso

c num me engano já fiz isso pra uns clientes:

http://www.vis.ida.unb.br/mv/artessario/index.html

não sei como está agora.. mas quem está mexendo nesse ultimo é minha colega do escritorio, eu já to em outro projeto!

vou tentar te passar a logica de uma maneira masi facil:

1- crie um arquivo que vai ser o MENU e dentro dele que vai carregar as paginas dos conteudos!!

2- sempre que você apertar em um item do menu a variavel CONTEUDO (por exemplo) vai receber um valor, alem disso ele tem que mandar algum aviso para a arquivo dos conteudos fazerema animação rolar:

EX:

eu clico no menu FOTOS

fotos.onPress = function(){

_root.conteudo = "fotos";

_level1.anima = true;

}

3- vamos supor que o tempo que a animação que você fez deu 5 frames (animação das paginas do conteudo - CONTEUDO SUMINDO!!),

sabendo disso você coloca 6 FRAMES no arquivo no menu!

- no 1° e ULTIMO você coloca STOP;

- no ultimo você coloca também, o script pra carregar o SWF... e quem vai indicar que arquivo que vai carregar e a variavel "conteudo"!!

EX: (seguindo o exemplo anterior)

loadmovie(_root.conteudo+".swf",);//ele vai carregar o arquivo fotos.swf

4- no arquivo do conteudo.. você coloca animação dele aparecendo...

depois que parecer você manda um stop

.. e logo em seguindo você faz uns + 5 frames de uma animação dele sumindo! ^^

num esqueça de colocar pra ele checar a variavel "anima"

EX:

onEnterFrame = function(){

if (_level1.anima == true){

gotoandplay("some"); //some e o nome do frame que começa a sumir o conteudo (animação)

}

}

Espera que tenha entendido >.<

c ficar enrolando muitu eu tento fazer um fla pra você ok? ^^

boa sorte aí.. tenta usar a classes do flash pra facilitar sua vida! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...