Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Scroll

acs_junior

Pergunta

Ae galera, ve só:

Eu sei que na net tem um monte de exemplos de scroll baixar, mas só que eu queria fazer um sozinho.

A base dele já ta feito, mas ele só ta faltando parar em uma determinada coordenada y.

Ou seja eu coloco ele pra baixo, mas só que ele não está tendo um local final em baixo tanto no texto como na bolinha do scroll.

Se vocês não estiverem entendendo direito da uma olhada aqui.

Como é que eu concerto isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

eu num entendo muito de scroll não, mas provavelmente dá certo se você usar um if pegando o _y e fazendo ele não passar de determinada posição...

Link para o comentário

• 0

Já tentei fazer isso, mas num consegui não.

Fiz de varias formas e nada.

Aí eu fiz de um outro jeito.

Um jeito caseiro mesmo.

Link para o comentário

• 0

Fiz o conteúdo de dentro em um movie clip com um motiom tween dele subindo.

Aí depois criei uns botões e disse que no rollOver a animação começasse a subir e no rollOut ela parasse.

Aí eu mascarei o movie clip, aí ele não aparece o conteúdo subindo...

Ficou bem massinha. Daqui a uma semana eu axo que eu coloco o site pronto pra galera avaliar wink.gif

tlg ?

Link para o comentário

• 0

essa foi uma boa solução wink.gif ....outra seria fazer uma regra de 3.

você tem o ponto y inicial e final do scroll, e tem o ponto y inicial do mov. Agora para você pegar o ponto final do mov (q não é fixo) você pode usar _height.

beleza, agora q você já tem todos os valores q precisa você faz o seguinte:

- para yScroll = ponto inicial, yMov = ponto inicial

- para yScroll = ponto final, yMov = ponto final

- para ySroll = x, yMov = x2

Tipo, lembra aquela formula de física de termologia? aquela q diz como transformar um valor de uma temperarura de celsius para fahrenheit e para kelvin? ...pois você vai usar o mesmo principio dessa formula para montar a sua equação.

Vamos considerar q o ponto inicial do scroll o do mov seja 100, q o ponto final do scroll seja 150 e o ponto final do mov seja 400. A formula ficaria da seguinte maneira:

(yMov-400)/(100-400) = (yScroll-150)/(100-150) => yMov = (3*yScroll)-5

Obtido a fórmula a gente vai passá-la para o flah, e para o bt q desce ficaria assim:

btDesce.onRelease = function(){

if (movScroll._y <= 140){ //não deixa q a bola não passe sobre a seta de baixo

movScroll._y +=10;

} else {

movScroll._y = 150;

}

mov._y = (3*movScroll._y) - 205; //aki foi somado 200 no falor devido a sua posição inicial

}

bom, o cód é esse, para o bt q sobe é a mesmo coisa, só mudando o condicional q não o deixa passar sobre a seta.

tipo, tanto esse jeito como o que você fez funcionam perfeitamente wink.gif

Link para o comentário

• 0

Caraca Thuran...

Tu entende muito, tanto de flash como de equações...

Apesar de não ter entendido nada disso que você falou, acredito que tudo isso esteja certo.

Parabens!!!!! smile.gif

Link para o comentário

• 0
Guest - Thuran -

hahahaha ....eu volto aqui com mais calma explicar melhor se for o caso wink.gif

...mas, eu fiz desse jeito porque você pode alterar tando o tam do mov q vai ser rodado como o tam da barra de scroll. Tipo, além de poder mudar as posições deles no palco sem problema desde q você declare certinho as var e parâmetros para as funções. Dessa forma você só mexe nas posições e não é necessário editar linhas de tempo de animação.

...claro, a pessoa deve ter em mente antes de tudo o tempo q ela tem disponivel para desenvolver uma aplicação. quando se trata de serviço nem sempre a melhor maneira é a q nós gostariamos de utilizar, então deixamos um pouco a programação em casos q ela pode ser rapdamente substituida por uma desenho com shapes e interpolações.

Tudo isso depende da demanda de tempo e de atualizações q você terá q fazer no proj. Algo rápido pode ser complicado para se atualizar, algo demorado pode ser desnecessário conforme a demanda de tempo/atualização/custo.

smile.gif

Link para o comentário

• 0

Mas o mais importante é que dê certo o projeto que você está fazendo. Não importa como, se é de uma maneira mais rápida ou mais dificil... biggrin.gif

Link para o comentário

• 0

hehe...eu lembro q eu me perdi muuito com essa regra de 3 quando eu fui fazer um scroll tb..mas agora já era não é?..hehe............

qualquer coisa, no www.mxstudio.com.br .....la tinha um otimo tuto sobre isso, q juntanu com o do grande Thuran ae ia fica perfeito!

Link para o comentário

• 0

Eu prefiro pegar o fla já pronto e só editar algumas coisas como cores do que seguir os tutoriais, resolver essas equações e tal...

Eu sei que fazendo isso eu num aprendo, mas o problema é que essas equações, como por exemplo essa do thuran, dão um nó tão grande na minha cabeça que xega me da agonia.... blink.gif

Link para o comentário

• 0
... o problema é que essas equações, como por exemplo essa do thuran, dão um nó tão grande na minha cabeça que xega me da agonia.... blink.gif

q isso, é só você pegar com calma o caderno do colégio mesmo e com um pouco de paciência você resolve isso tranquilo.

....no caso eu fiz essa equação besada na equação de termodinâmica (quem disse fisica e matemática não serve pra nada! rs tongue.gif ), e se você observar a estrutura dessa equação com a q eu fiz é a mesmo coisa, só mudam os valores wink.gif

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...