Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Consulta No Bd


richenrique

Pergunta

Tenho uma listagem de uns filmes do banco de dados que estão ordenados pelo TITULO. Na página de cada filme existe o botão "anterior" e o botão "proximo" para o usuário navegar à vontade. Pois bem, aí vai a dúvida: como fazer o link correto do botão "anterior" e "próximo" em ordem alfabética? Eu consigo ordenar pelo ID, mas por ordem alfabética não!

<?

$id_anterior = $id - 1;

$consulta_anterior = mysql_query("SELECT id FROM dvd WHERE id='$id_anterior'") or print(mysql_error());

$linha_anterior = mysql_num_rows($consulta_anterior);

($linha_anterior>0)

{

?>

<font size="2" face="Trebuchet MS"><a href="dvd.php?id=<? echo $id_anterior; ?>">&lt;&lt; Anterior</a></font></div>

<? } ?>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

pelo q entendi, tu ta selecionando pelo id, se quiseres por nome, tu tens de selecionar algo do tipo:

SELECT nome, id

FROM dvd

ORDER BY nome

não sei se é isso que queres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Estou com o seguinte problema. Os dados na tabela não estão em ordem alfabética ex:

Matrix

A Paixao de Cristo

Senhor do Aneis

Forest Gump

Eu quero exibir em ordem alfabetica e linká-los (até aí sem problemas)

dvd_info.php

<?

include("conecta.php");

$sql = mysql_query("SELECT * FROM dvd ORDER BY titulo") or print(mysql_error());

while($dados=mysql_fetch_array($sql))

{

$id = $dados["id"];

$titulo = $dados["titulo"];

$titulo_original = $dados["titulo_original"];

echo "<a href=\"dvd.php?id=$id\"><font size=\"2\" face=\"Trebuchet MS\"><strong>$titulo</strong>

  (<em>$titulo_original</em>)</font></a><br> ";

}

?>

Agora na página dvd.php é onde eu pego os dados da tabela e exibo (até aí eu fiz beleza, sem problemas). No final eu preciso colocar os botões "anterior" "próximo". Por exemplo estou exibindo "A Paixao de Cristo" e o botão "anterior" está em branco porque não tem nenhum DVD antes de "A Paixao de Cristo"... agora no proximo seria "Forest Gump" e por aí vai... entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

E se você selecionar todos os dvds da tabela e inserí-los em uma nova tabela em ordem alfabética, depois fazer os seus scripts nessa outra tabela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Desculpe, onde eu mencionei jogar em outra tabela, leia-se: jogar em outro campo.

Você insere os novos dvds sempre na tabela. Somente quando for fazer a consulta é que você usa esse "recurso".

A tabela dvd vai ter também três campos que são: titulo, titulo_ordenado e id_ordenado.

Primeiro você seleciona todos do campo titulo, ordena e coloca em ordem alfabética.

Depois você faz um UPDATE para o campo titulo_ordenado e id_ordenado.

Em seguida seleciona como você quer.

Isso é uma opção, uma tentativa, pois eu não sei como pode fazer. Mas acho que assim pode dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, estou tentando pensar uma alternativa. Sei que deve ter outras melhores, mas eu não conhece bem. Se eu fosse tentar eu faria assim:

Primeiro você cria os campos na tabela.

Depois faria um script php em que no início, após a conexão com o banco de dados, você seleciona os dvds e insere eles nesses campos.

Depois disso você faz outra seleção, só que agora com os id´s em ordem.

Será que dá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...