Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Software Livre


Vinícius

Posts Recomendados

Uma procura na internet detalhada trás algumas informações. Alguns programas a MS comprou, outras vezes ela comprou uma empresa inteira para adquirir um programa, podemos citar:

Power Point comprado da Forethought - 1987

Frontpage comprado da Vermeer - 1996

Visio comprado da Visio Corp. - 1999

Internet Explorer comprado da Spyglass (baseado no Spry Mosaic que tb originou o Netscape 1)

Internet Information Server da Spyglass

SQL Server da Sybase

O Excel eu encontro informações destoantes. Algumas informações dizem que ela copiou o Lotus 1-2-3 para criar o Excel, outros dizem que ela teria adquirido uma empresa que estava desenvolvendo uma planilha e apenas tocou o projeto até o final, mas a certeza de que o Word foi o único produto criado do zero dentro a MS é muito presente. Até o Windows é cópia e aglomeração de software de terceiros. Entre as aquisições da MS podemos citar:

1987 Forethought Incorporated - A companhia que desenvolveu o Power Point

28/06/94 Softimage Inc.

15/11/94 One Tree Software

16/10/95 Blue Ribbon Soundworks.

12/12/95 Bruce Artwick Organization

16/01/96 Vermeer Technologies Inc.

03/96 Aspect engineering

12/03/96 Colusa Software Inc

08/04/96 aha! software

15/04/96 EXOS Inc.

11/06/96 eShop Inc

20/11/96 ResNova.

10/12/96 NetCarta.

04/03/97 Interse.

06/04/97 WebTV Networks.

07/05/97 Dimension X.

13/06/97 Cooper & Peters.

30/06/97 LinkAge Software.

05/08/97 VXtreme

07/0799 ZOOMIT.

03/01/98 Hotmail a un valor aproximado de U$S 400 millones.

23/02/98 Flash Communications.

09/04/98 Firefly Network Inc

28/04/98 MESA group.

25/08/98 Valence Research.

05/11/98 LinkExchange Inc.

07/01/99 FASA Interactive.

04/03/99 CompareNet Inc.

19/04/99 Access software

26/04/99 Jump Networks.

07/06/99 ShadowFactor.

15/06/99 OmniBrowse Inc.

01/07/99 Sendit.

21/07/99 STNC.

15/09/99 Visio Corp.

17/09/99 Softway Systems

29/10/99 Entropic.

29/02/00 Peach Networks.

12/06/00 Driveoff.Com

19/06/00 Bungie Software Products Corporation, aquisição que permitiu incluir o jogo "Halo" de forma antecipada na lista de games para X-box

12/07/00 NetGames.

13/09/00 MongoMusic.

18/09/00 Pacific Microsonics Inc.

05/12/00 Digital Anvil.

21/12/00 Great Plains Software.

30/04/01 NCompass Labs.

03/05/01 Ensemble Studios.

09/12/01 Navision en U$S1,33 mil millões.

29/09/02 British game developer Rare Ltd. por U$S 375 milliões.

22/10/02 Vicinity Corporation.

21/01/03 PlaceWare.

19/02/03 Connectix.

10/06/03 Tecnologia de anti-virus da GeCAD´s.

Todas essas empresas foram compradas pela MS por algum motivo. Mas o legal é a Connectix. É uma empresa cuja maior fonte de renda é um firewall para Linux!!!

A lista e muito mais pode ser lido em http://freneticmig.com/articulos/armicrosoft.html deem uma passada por lá porque é muito interessante, afinal é o background da história da industria de computadores.

Até mais pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas uma coisa...... no momento q a microsoft compra uma empresa tb não estaria comprando todos seus copyrights?

Pensei nisso tambem.

Todas essas empresas foram compradas pela MS por algum motivo. Mas o legal é a Connectix. É uma empresa cuja maior fonte de renda é um firewall para Linux!!!

Eu li em algum lugar que a Microsoft pode lançar seu primeiro sofftware para Linux em breve, e que seria um firewall.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você compra uma empresa tb compra seus copyrights, tanto nos EUA quanto no Brasil.

Na verdade a MS não estaria lançando um produto para Linux. Ela estaria absorvendo tecnologia de firewalls Linux para aplicá-la em um firewall para Windows. Ou seja, ela estaria aproveitando-se do que uma empresa já desenvolveu para criar um produto e lançar em seu nome (novamente, já que isso é o que a MS mais fez até hoje). Na verdade eu acredito fortemente que a Ms não possui uma divisão de Pesquisa e Desenvolvimento, somente uma divisão de Fusões e Aquisições, porque a MS nunca fez nada, nunca teve idéia alguma. Nada que existe ou deu certo na informática até hoje foi idéia da MS. O espantoso é realmente ela ser uma das maiores do ramo... esse é seu grande mérito afinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do caso. Muitas empresas produziram linguagens e tornaram-nas livres, outras como o Java da Sun e o .NET da Microsoft são linguagens proprietárias. Se a linguagem é livre é quase certo que ela continuará livre não importa o que aconteça com quem a criou. No caso de uma linguagem proprietária ela é como qualquer outro produto da empresa e seus direitos passam para o novo dono.

Exemplos: O Bell Labs criou a linguagem C, à época o Bell era uma divisão da AT&T. Hoje o Bell Labs está nas mãos de outra empresa (não sei ao certo qual) mas o C continua uma linguagem open e free suportada por um consórcio (ANSI)

Se uma outra empresa comprasse a Sun Microsystems tornaria nova detentora do Java e todos os seus direitos legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Discordo do artiigo do Vinícius, há incontáveiis premiissas erradas no raciocínio exposto no texto que levam a uma conclusão muito equivocada.

Ocorre que o problema é bem mais complexo, pois estamos frente a um problema novo. A obra digital, especialmene de escala, é muito vulnerávela à pirataria, uso e distribuição clandestina. Por isso tem surgido algum tempo a prática de distribuição gratuita mesmo, objetivando uma maior disseminação da obra e obter-se a remuneração do trabalho em decorrência dessa maior distribuição, indiretamente.

Não é que o autor fica sem receber pelo trabalho, mas sim, que tem de receber de uma forma nova, diiferente, estratégica, ainda pouco dominada, e não mais da forma tradicional com a venda da obbra em si.

Isso acontece com musicas e tb. com programas.

E se empresas podem divulgar algo gratuito, que é bom o suficiente para ser adotado pelos usuários, por que impedi-los, ganham todos. Não é qualquer um que pode pagar milhares de reais para adquirir MS windows, MS office, Corel Draw, etc. No Ro Grande do Sul o PT adotou o software livre em todoo o estado. Os funcionários da informática ficaram revoltados é claro, pois tiveram que aprender linux etc na marra e mudar tudo. Por outro lado o RS parou de gastar (acho que eram R$80 milhões por ano) em licenças de software e muita mão de obra passou a ser formada em software livre o que permitiu que tb. a iniciativa privada pudesse adotá-lo pois muitos técnicos passaram a doominar o assunto.

Eu morava no RS à época e agora estou em SP e posso testemunhar que há muito maiis abundância de mão de obra especializada em software, sobretudo o livre, lá do que em SP.

Por outro lado, se alguém imagina que a piirataria é um fenômeno local ou passageiro e que a venda da obra digital pura e simples na forma tradicional é o único caminho... Espero que percebam o engano o mais rápido possível !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem bastante fundamento isso. Na verdade chego a acreditar que se a Microsoft combatesse à risca a pirataria de seu Windows e todos os usuários fossem objetivamente obrigados a pagar pelas licensas o GNU/Linux já teria fatias bem maiores do mercado e a as empresas de jogos seriam bem menores do que são hoje.

Mas da mesma maneira que "abrir" o código do Windows para o governo russo é só uma estratégia sem efeito prático real, combater a pirataria "de mentirinha" (que é o que acontece hoje no mundo todo) ajuda o Windows a manter-se na liderança do mercado doméstico.

Só por isso, por fazer com que a lesgislação seja torcida e aplicada apenas quando convém, já deveriamos agir com repulsa ao ouvir falar dessa empresa. Então ao ler os jornais você descobre que a Microsoft está chantageando (a palavra é CHANTAGEANDO) governos europeus para votarem a favor da legislação de patentes de software na Europa. O que pensar?

Mesmo que software livre causasse desemprego (o que não é verdade) mesmo que ele não promovesse os avanços sociais que promove de fato. Mesmo que o software livre não criasse a expectativa (e por que não dizer esperança?) de que países como o Brasil tornem-se produtores de tecnologia e intelectualmente independentes do chamado primeiro mundo! Ainda assim valeria a pena descartar empresas como a Microsoft de sua lista de fornecedores, já que muitos de seus diretores são verdadeiros canalhocratas que em um mundo com um pingo de vergonha na cara apodreceriam na cadeia por seus atos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...
Guest - kurumin -

Bom, eu trabalho com software livre faz 8 anos, tive oportunidade de trabalhar fora do país por mais de um ano.... somente no segmento open source, Linux, veio para ficar e para revolucionar a informática do mundo inteiro... Quando descobri esse maravilhoso sistema, que não me dava mais dor de cabeça, comecei a desenvolver para a comunidade, e cresci muito mais no Linux em 8 anos do que no Windows em mais de 12 anos de experiência.... Hoje eu digo com toda a convicção: Linux é o sistema do presente, e ainda será do futuro.... tenho conhecimento em mais ou menos 16 sistemas operacionais... 11 linguagens de programação, meu hobby é montar servidores em linux.... o que mais possi dizer se foi ele quem pagou minha faculdade e todas as viagens para o exterior... e olha que não foram poucas.....

Bom um recado eu deixo para todos vocês....

Vamos começar a unir forças para fazer com que o mundo tenha a outras opções, para melhorar o trabalho da informática...

Abraços linuxista para todos....

Kurumin.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...