Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Consultando Duas Tabelas No Access

DELPHI-Man32

Pergunta

bem pessoal quero saber como faço para consultar duas tabelas num banco access onde nas duas tabelas existem dois campos chamados "nome".

tabelas:

Fotos: Nome, foto1, foto2, foto3

Comentarios: Nome, comentario, data, nota

bom quero fazer uma consulta onde seja retornada todos os comentarios da tabela "Comentarios" referente ao nome da tabela "Fotos".

Ex:

na tabela fotos:

Nome: Marcia

Na tabela Comentários:

Selecione todos os comentários cujo o nome seja igual a Marcia!

ordene por data

espero que esteja claro!!! para todos!!

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Isso é fácil...

Primeiro você vai fazer a busca pelo nome do usuário ou código. Se for por código, provavelmente na outra tabela tem o mesmo código. Pois deve haver um vínculo. Não apenas pelo nome, pois e se houverem duas márcias?

Neste caso olha meu conselho:

Cria a primeira tabela assim:

ID | NOME | FOTO1 | FOTO2 | FOTO3

*ID neste caso deve ser um campo autonumeração e não permitir duplicação.

Na outra tabela:

Código | ID | COMENTÁRIO | DATA | NOTA

*ID NESTE CASO É UM CAMPO APENAS NÚMERO, JÁ QUE PARA UMA MESMA FOTO (ID) PODERÃO HAVER VÁRIOS COMENTÁRIOS.

O CAMPO NOME AQUI não se faz necessário, já que os campos estão vinculados por ID.

Código aqui é atuonumeração

Pronto! Sempre que alguém postar comentários para uma determinada foto (ID) ficará gravado na segunda tabela com o ID da primeira, assim na hora de buscar vai ficar fácil:

Busca-se primeiro o ID da primeira tabela. E a partir daí busca-se todos os comentários na segunda tabela com aquele mesmo ID.

Sopinha no mel. biggrin.gif

Link para o comentário

• 0

laugh.gif Eu já sugiro que em primeiro lugar diferencie os nomes nas tabelas.. O campo do ID do nome na tabela comentários seria CO_NOME e na tabela fotos seria FO_NOMEID, por exemplo, ao invés de ambos terem o mesmo nome NOMEID. Isso facilita.

O nome da pessoa estaria numa terceira tabela, NOMES, que teria o campo N_ID, NOME e talvez os dados da pessoa. Pelos IDs de nome ela se ligaria às tuas duas tabelas.

A tabela Comentários teria os seguintes Campos: CO_ID (ID do Comentário); CO_NOMEID (Id do nome que se relaciona com a tabela NOME); CO_COMENTÁRIO (o comentáro); etc

A tabela Fotos teria os campos: FO_ID (ID da foto); FO_NOMEID (Id do nome que se relaciona com a tabela NOME); FO_FOTO (a foto); etc.

Feito isso a SQL que precisas será a seguinte:

strSql = ""

strSql = strSql & " SELECT FO_NOME, CO_COMENTARIO "

strSql = strSql & " FROM FOTOS FO, COMENTÁRIOS CO "

strSql = strSql & " WHERE FO_NOMEID = CO_NOMEID "

Espero ter ajudado. Um abraço.

Link para o comentário

• 0

bom pessoal primeiro obrigado pela ajuda q vocês me deram, bom ainda espera mais de vocês, gostaria que colocassem um exemplo mais claro de como aplicar estas caracteristas de consulta e duas ou mais tabelas!!!

valeu pela ajuda e ate mais

VAGNER super DELPHI-Man32

Link para o comentário

• 0

sql = "Select Comentarios.comentario, Fotos.nome From Comentarios Inner Join Fotos ON Comentarios.Nome = Fotos.Nome order by Comentarios.data"

set rs = conexao.execute(sql)

Olha.. faz muito tempo que eu não utilizo isso, mas veja se lhe ajuda

T+

Link para o comentário

• 0

super?

huahuahua

Testa ae..

Eu fiz aqui na corrida, tentando me lembrar da sintaxe do Inner Join..

É que faz muito tempo que não faço esse tipo de consulta à banco..

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...