DELPHI-Man32 Postado Fevereiro 5, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 5, 2005 bem pessoal quero saber como faço para consultar duas tabelas num banco access onde nas duas tabelas existem dois campos chamados "nome".tabelas:Fotos: Nome, foto1, foto2, foto3Comentarios: Nome, comentario, data, notabom quero fazer uma consulta onde seja retornada todos os comentarios da tabela "Comentarios" referente ao nome da tabela "Fotos".Ex:na tabela fotos:Nome: MarciaNa tabela Comentários:Selecione todos os comentários cujo o nome seja igual a Marcia!ordene por dataespero que esteja claro!!! para todos!!obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fertel Postado Fevereiro 6, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2005 Isso é fácil...Primeiro você vai fazer a busca pelo nome do usuário ou código. Se for por código, provavelmente na outra tabela tem o mesmo código. Pois deve haver um vínculo. Não apenas pelo nome, pois e se houverem duas márcias?Neste caso olha meu conselho:Cria a primeira tabela assim:ID | NOME | FOTO1 | FOTO2 | FOTO3*ID neste caso deve ser um campo autonumeração e não permitir duplicação.Na outra tabela:Código | ID | COMENTÁRIO | DATA | NOTA*ID NESTE CASO É UM CAMPO APENAS NÚMERO, JÁ QUE PARA UMA MESMA FOTO (ID) PODERÃO HAVER VÁRIOS COMENTÁRIOS.O CAMPO NOME AQUI não se faz necessário, já que os campos estão vinculados por ID.Código aqui é atuonumeraçãoPronto! Sempre que alguém postar comentários para uma determinada foto (ID) ficará gravado na segunda tabela com o ID da primeira, assim na hora de buscar vai ficar fácil:Busca-se primeiro o ID da primeira tabela. E a partir daí busca-se todos os comentários na segunda tabela com aquele mesmo ID. Sopinha no mel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 RAFBRASIL Postado Fevereiro 6, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2005 Eu já sugiro que em primeiro lugar diferencie os nomes nas tabelas.. O campo do ID do nome na tabela comentários seria CO_NOME e na tabela fotos seria FO_NOMEID, por exemplo, ao invés de ambos terem o mesmo nome NOMEID. Isso facilita.O nome da pessoa estaria numa terceira tabela, NOMES, que teria o campo N_ID, NOME e talvez os dados da pessoa. Pelos IDs de nome ela se ligaria às tuas duas tabelas.A tabela Comentários teria os seguintes Campos: CO_ID (ID do Comentário); CO_NOMEID (Id do nome que se relaciona com a tabela NOME); CO_COMENTÁRIO (o comentáro); etcA tabela Fotos teria os campos: FO_ID (ID da foto); FO_NOMEID (Id do nome que se relaciona com a tabela NOME); FO_FOTO (a foto); etc.Feito isso a SQL que precisas será a seguinte:strSql = ""strSql = strSql & " SELECT FO_NOME, CO_COMENTARIO "strSql = strSql & " FROM FOTOS FO, COMENTÁRIOS CO "strSql = strSql & " WHERE FO_NOMEID = CO_NOMEID "Espero ter ajudado. Um abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 DELPHI-Man32 Postado Fevereiro 7, 2005 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 7, 2005 bom pessoal primeiro obrigado pela ajuda q vocês me deram, bom ainda espera mais de vocês, gostaria que colocassem um exemplo mais claro de como aplicar estas caracteristas de consulta e duas ou mais tabelas!!! valeu pela ajuda e ate maisVAGNER super DELPHI-Man32 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Fevereiro 7, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 7, 2005 sql = "Select Comentarios.comentario, Fotos.nome From Comentarios Inner Join Fotos ON Comentarios.Nome = Fotos.Nome order by Comentarios.data" set rs = conexao.execute(sql)Olha.. faz muito tempo que eu não utilizo isso, mas veja se lhe ajudaT+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 DELPHI-Man32 Postado Fevereiro 7, 2005 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 7, 2005 valeu super dark0, vou testar!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Fevereiro 8, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 super?huahuahuaTesta ae..Eu fiz aqui na corrida, tentando me lembrar da sintaxe do Inner Join..É que faz muito tempo que não faço esse tipo de consulta à banco.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 DELPHI-Man32 Postado Fevereiro 8, 2005 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 8, 2005 certo!ate mais!! manod respostas do resultado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
DELPHI-Man32
bem pessoal quero saber como faço para consultar duas tabelas num banco access onde nas duas tabelas existem dois campos chamados "nome".
tabelas:
Fotos: Nome, foto1, foto2, foto3
Comentarios: Nome, comentario, data, nota
bom quero fazer uma consulta onde seja retornada todos os comentarios da tabela "Comentarios" referente ao nome da tabela "Fotos".
Ex:
na tabela fotos:
Nome: Marcia
Na tabela Comentários:
Selecione todos os comentários cujo o nome seja igual a Marcia!
ordene por data
espero que esteja claro!!! para todos!!
obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.