Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Qual O Melhor Procedimento Para Access


Guest - Victor -

Pergunta

Guest - Victor -

Olá, estou aprendendo VB.NET. Gostaria de saber qual o melhor procedimento para se trabalhar com Access... Vi em algumas apostilas o uso do ODB Adapter (acho que é isso!) usando o ADO.NET.

Gostaria de saber se tem alguma de acessar usando o ADO.NET, mas colocando os comandos sql na unha? E se tiver gostaria de saber qual o melhor (não mais fácil!)...

Se puderem me ajudar gostaria também de saber onde encontro o desenho dos botões Abrir, Salvar, Novo.. mas com o desenho novo como o do Office 2003....

Obrigado,

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Sim, quase sempre você utiliza ADO.NET para conexão a qualquer banco de dados em .NET. No caso do Access, você pode utilizar o provider de OleDb que é nativo do access ou o provider ODBC.

Eu vou colocar o codigo em C#, acredito que você "adapte" a sequencia para VB.NET sem muitos problemas. A conexão ao banco de dados no .NET geralmente segue esse padrão:

// cria-se a conexão passando a connection string
OleDbConnection conexao = new OleDbConnection("sua connectionString");

// cria-se um comando passando a query e a conexão para ligar ao comando
OleDbCommand comando = new OleDbCommand("select, insert, update, etc", conexao);

// abre a conexão
conexao.Open();


// aqui depende do que você quer fazer
// se você for executar algo como um insert, update ou delete basta um
comando.ExecuteNonQuery();

// se for algo do tipo "select count(*) from tabela" que retorna apenas 1 valor (escalar)
//  voce pode fazer isso
int total = (int) comando.ExecuteScalar();

// se for algo como um "select * from tabela" onde o resultado são multiplas linhas,
// ficaria:
OleDbDataReader reader = comando.ExecuteReader();

//e ai você da o loop no objeto:

while (reader.Read()) {
    Response.Write(reader["campo1"].ToString());
}