Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sistema De Vb6 Em Serviço


Guest Wellington de Oliveira

Pergunta

Guest Wellington de Oliveira

Boa Tarde pessoal ...

estou precisando transforma um sistema desenvolvido em Visual Basic 6 em serviços .

Como posso fazer isso ?

Atenciosamente,

Wellington

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá Graymalkin... Bom, eu também precisava fazer exatamente isso (eu pretendia criar um post perguntando sobre isso, mas o nosso amigo já o fez), só que naquele código que você passou acontece o seguinte erro (não entendi o que está acontecendo, pois não entendo muito bem sobre isso).

Run-time error '453':

Can't find DLL entry point RegisterServiceProcess in kernel32

Você sabe me dizer o que está acontecendo .. ??? O S.O. que eu estou utilizando é o Win2000 caso tenha alguma coisa a ver... Abraços.

Oks,

Rafael Portal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Olá Decio... Eu já tentei utilizar essa OCX.. Mas ela simplismente não funciona !!!! Me diga o que tem q ser feito para q ela registre o meu programa nos serviços do Win ???? porque tipo.. Tentei de várias formas e não funciona de jeito nenhum !!!! Abraços..

Oks,

Rafael Portal

Voce já consegui resolver esta questão sua, estou com o mesmo problema poderia me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Voce já consegui resolver esta questão sua, estou com o mesmo problema poderia me ajudar
Olá, eu apenas encontrei este componente e sugeri o uso, mas eu mesmo nunca fiz uso dele. Me lembro nos velhos tempos do Windows 98 que precisei fazer algo parecido, e não guardei boas lembranças. Espero nunca precisar fazer algo parecido no NT. Abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Leia isso:

Aplicação rodando como Serviço

Alguns sistemas precisam operar mesmo quando a máquina está deslogada ou antes de passar pela tela de login.

A forma de fazer isto é trabalhar com serviços.

Serviços permitem que o sistema operacional inicie sua aplicação mesmo antes de alguém se logar.

Apesar de o VB não ser a ferramenta ideal para este tipo de solução, existe uma OCX (NTSVC.OCX), que com algumas limitações,

permite a criação destes aplicativos.

Coloque a NTSVC em seu form principal e cole o seguinte código em sua função Main ou no Form Load...

Select case uCase(Command$)

'instala servico

Case "-I", "/I"

ntsvc1.Install

EncerrarPrograma

'remove servico

Case "-U", "/U"

ntsvc1.Uninstall

EncerrarPrograma

'inicia servico

Case Else

ntsvc1.StartService

End Select

Para iniciar seu serviço, execute o aplicativo passando como parametro de iniciação (pela primeira vez) "-i" ou "/i".

O programa apenas instala o serviço e fecha - A função EncerrarPrograma não é foco da discussão.

Abra novamente seu aplicativo - agora sem qualquer parametro - seu serviço foi iniciado.

Para verificar isto, vá em Painel de Controle - Ferramentas Administrativas - Serviços, e verifique se existe um serviço novo.

Note que você pode definir o nome que quer para seu serviço nas propriedades da OCx.

Se tudo estiver correto, o serviço estará listado e iniciado. Se você der um "Deslogar" ou se reiniciar o micro, antes de

entrar com um usuário, o programa estará em operação.

Para encerrar seu serviço, rode novamente seu aplicativo passando o argumento "-u" ou "/u"

Situações onde isto é aplicável:

Sistemas críticos (24/7) - operações que precisam se comunicar com dispositivos externos (rede ou serial) e que não podem

ser fechados.

Sistemas de Log - Para log de operações é interessante também... ele pode verificar o uso de sua máquina e registrar em

algum arquivo.

Sistemas de Schedulling - você pode mandar o micro se logar e iniciar outro aplicativo para executar alguma operação.

Observações:

a) Quando um serviço é iniciado, ele roda em background e você não consegue acessá-lo diretamente - então é importante ter em

mente que o serviço não tem interface gráfica - normalmente uso uma tela para colocar a OCX e configurar a operação.

Esta tela nunca é acessada novamente.

b) O serviço é um tipo de "usuário convidado" e por isso tem suas limitações de acesso. Não tente escrever arquivos em

pastas específicas ou no registro do windows - provavelmente o sistema operacional não vai permitir está operação.

c) é importante ter um tratamento de erro em TODAS as funções - se não houver muito o que ser feito para prever erros,

usar "ON ERROR RESUME NEXT" é altamente recomendável.

d) o uso de serviços é restríto a Sistemas Operacionais que suportam isto - ou seja - plataforma NT (NT4, 2000, XP...)

e) O arquivo ntsvc.ocx pode ser encontrado para download em n sites (procurar em google por Download NTSVC.OCX)

Autor: Bruno Machado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...