Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Distribuições

Zolhos

Question

Olá ^^

Esses dias eu postei perguntando como instalar o linux, mas ainda não instalei... Eu pensava em instalar o Debian (que é o da minha facultade, o único que mexi até hoje (fora o kurumin q abri e 10 minutos depois fechei...)), mas pelo que me falaram a instalação dele é meio difícil...

Bem... Até hoje eu já tive umas seis aulas de linux... As últimas coisas q aprendi a fazer foram criar aliases e usar chmod, o que já dá pra perceber que não é muito avançado =P (e que não tenho condições de instalar coisas muito avançadas...)

Andei pesquisando aqui no fórum e lendo uns posts parecidos com esse, mas percebi uma coisa: as pessoas sempre falam "pegue esse ou aquele", mas não explicam o porquê...

Considerando minha experiência, gostaria que vocês falassem algumas VANTAGENS e DESVANTAGENS de algumas distribuições por aí... E qual vocês recomendam pra mim ^^.

As que mais me chamaram atenção (pois foram as mais citadas) foram:

Debian (a que eu usei...)

Mandrake (q vocês disseram ser "boa para iniciantes", mas por quê?)

Kurumin (tenho um cd que roda o kurumin sem instalar aqui...)

Conectiva (outra brasileira...)

Slackware (muitos disseram que gostam mas ninguém disse o motivo...)

Alguma outra (que mereça atenção).

EDIT: não precisam se preocupar com versões que tenham "janelinhas" e coisinhas "bonitinhas" que pareçam com o windows, porque pelo jeito (que estou aprendendo) vou acabar sempre usando o terminal pra fazer tudo... Só também não quero uma instalação impossivel ^^ (nem configuração...)

Bom, eu tenho um pc bom, então vocês não precisam levar tããããão em conta as configurações de hardware necessárias...

E tipo, (o que falarei pode não fazer sentido pois ainda estou aprendendo): o kernel do Debian utilizado na UFPR é o BASH, se eu pegar uma distribuição com kernel diferente haverá muita diferença?

Última pergunta: se eu criar uma partição SWAP e uma reiserFs poderei instalar qualquer partição? Ou essas são apenas pro Debian?

Muito obrigado pela atenção, e desculpem pelo tamanho do post ^^.

Ajudaria MUITO se vocês respondessem, principalmente citando vantagens e DESVANTAGENS de distribuições, que foi algo que ainda não consegui achar fazendo pesquisas no fórum...

Valeu!

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0

hmmm

valeu pelo link ^^

andei dando uma lida em varios artigos desse site

agora estou em dúvida entre o kurumin, o conectiva e o mandrake... alguém tem uma opinião mais pessoal? se duvidar vou instalar o kurumin (porque tenho o cd...) mas vocês não axam ele muito "windowzado" ?