Guest - King - Postado Agosto 18, 2005 Denunciar Share Postado Agosto 18, 2005 Ae galera.......queria saber se possar o VB como uma linguagem Orientado a objetos, queria criar minhas classes e usar no meu aplicativo... alias.. onde devo criar essas classes no VB?Falow Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Bittencourt Muniz Postado Agosto 21, 2005 Denunciar Share Postado Agosto 21, 2005 Ae galera... alguém responda essa, pois fiquei bem curioso agora tambem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Agosto 21, 2005 Denunciar Share Postado Agosto 21, 2005 Basta ir no menu "Project" -> "Add Class Module" e será adicionada uma classe ao projeto. Nessa classe você definirá os atributos, propriedades e métodos que deseja que cada objeto da mesma possua. Por exemplo, você pode inserir isso em uma classe chamada Pessoa (mude o nome de "Class1" para "Pessoa" pela janelinha de propriedades):Private nome_ As String Private telefone_ As String Public Property Get Nome() As String Nome = nome_ End Property Public Property Let Nome(ByVal n As String) nome_ = n End Property Public Property Get Telefone() As String Telefone = telefone_ End Property Public Property Let Telefone(ByVal t As String) telefone_ = t End Property Public Sub Mostrar() MsgBox "Nome: " & Nome & vbCrLf & "Telefone: " & Telefone End Sub Daí, você poderá fazer isso (em um botão no form): Dim pessoa1 As New Pessoa Dim pessoa2 As New Pessoa pessoa1.Nome = "Graymalkin" pessoa1.Telefone = "555-5555" pessoa2.Nome = "Junior" pessoa2.Telefone = "555-1234" pessoa1.Mostrar pessoa2.MostrarÉ um exemplo simples, mas acho que dá pra pegar a idéia, né? Qualquer coisa, 'stamos aí.Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Bittencourt Muniz Postado Agosto 21, 2005 Denunciar Share Postado Agosto 21, 2005 Resfrecando minha memoria: 'Get' ´quando a classe lê o valor da propridade e a 'Let' é quando a classe escreve um valor para a propriedade, certo?Mas, Graymalkin... me explique cara: pra q as variaveis 'nome_' e 'telefone_' possuem '_'(anderline) no final do nome?Falow! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Agosto 27, 2005 Denunciar Share Postado Agosto 27, 2005 Resfrecando minha memoria: 'Get' ´quando a classe lê o valor da propridade e a 'Let' é quando a classe escreve um valor para a propriedade, certo?Exatamente. Mas, Graymalkin... me explique cara: pra q as variaveis 'nome_' e 'telefone_' possuem '_'(anderline) no final do nome?Só para diferenciar dos nomes das propriedades (Nome e Telefone). Se VB fosse sensível ao caso (como C, por exemplo), então "Nome" e "nome" seriam diferentes, daí não seria necessário o "_" para que o nome ficasse diferente. É claro que não é obrigatório isso, e o nome poderia ser qualquer outro (como nnome, pnome, etc.). É apenas uma questão de gosto (eu acho legal o sublinhado no final ou no começo do nome, só que o VB não aceita este último).Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest - King -
Ae galera.......
queria saber se possar o VB como uma linguagem Orientado a objetos, queria criar minhas classes e usar no meu aplicativo... alias.. onde devo criar essas classes no VB?
Falow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.