Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Redes

Andersonjb

Pergunta

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
Bem, quando digo sistema em rede, quero dizer que tenho um sistema em tres terminais que compartilhe o mesmo banco de dados, entendeu?

Sim, você pode fazer isso perfeitamente. Achei a pergunta estranha porque já há muito tempo que programar para rede não é realmente diferente de programar para uma única estação.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0

Ah, beleza, mas como programo uma rede? Eu sei que vou ter que criar uma aplicação multiusuario, por exemplo, se duas pessoas estiverem acessando o mesmo bd ao mesmo tempo pelo sistema, vai dar erro, então um tem que acessar de cada vez, mas como faço pro sistema mandar pro bd no servidor, o sistema tem que reconhecer a rede? Existem comandos ou instruçoes aprpriadas para isso ou e so indicar o caminho em algum objeto do VB?

Link para o comentário

• 0

Ah, beleza, mas como programo uma rede?

Do mesmo jeito que para um único usuário.

Eu sei que vou ter que criar uma aplicação multiusuario, por exemplo, se duas pessoas estiverem acessando o mesmo bd ao mesmo tempo pelo sistema, vai dar erro,

Por que daria? Mesmo que seja um BD acessado localmente, como Access, existem os modos de abertura exclusivo e compartilhado. O primeiro, é claro, bloqueia o banco, porém o padrão (no caso do ADO.NET) já é o segundo modo, ou seja, compartilhado.

então um tem que acessar de cada vez

Nops. O que é possível fazer é bloquear registros, a fim de que dois ou mais usuários não possam escrever neles ao mesmo tempo (todavia, todos poderão ler normalmente). Entretanto, nem mesmo com isso você precisa se preocupar realmente, na maioria dos casos (claro que existem casos particulares onde isso é realmente necessário).

mas como faço pro sistema mandar pro bd no servidor

Do jeito normal.

o sistema tem que reconhecer a rede?

Se você for utilizar um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados), como SQL Server, MySQL ou Firebird, você terá que informar o nome do servidor (o nome do computador na rede). Se você estiver utilizando um banco de dados de acesso físico (como Access ou dBASE, por exemplo), você deverá informar o caminho da rede ou mapear uma unidade localmente. Em ambos os casos, quem vai se preocupar com a rede estar funcionando ou não é o sistema operacional e *não* o seu programa.

Existem comandos ou instruçoes aprpriadas para isso ou e so indicar o caminho em algum objeto do VB?

Não, nada de especial. Por isso que eu disse que não existe uma real diferença.

Certo? wink.gif

Graymalkin

Link para o comentário

• 0

então e so instalar o meu sistema nos tres terminais, so que na hora de eu configurar o data adapter eu colocar o caminho do Banco de Dados, que no meu caso e em Access, no meu sistema e o Sistema Operacional se encarrega de tudo?

Link para o comentário

• 0

então e so instalar o meu sistema nos tres terminais, so que na hora de eu configurar o data adapter eu colocar o caminho do Banco de Dados, que no meu caso e em Access, no meu sistema e o Sistema Operacional se encarrega de tudo?

Eu faço assim: sempre especifico o caminho relativo do banco de dados, ou seja, apenas "arquivo.mdb" ou ".\subpasta\arquivo.mdb" (nunca com a unidade [c:\, d:\, etc.] na frente). Dessa maneira, se a pasta do seu programa estiver no servidor e for compartilhada como \\servidor\pasta, basta mapear esta pasta como uma unidade nos terminais. Dessa maneira, o que é "c:\pasta" no servidor, fica sendo como "x:\" nos terminais. Como o caminho do banco de dados no programa é relativo ("arquivo.mdb") o mesmo será procurado na mesma pasta em que o programa estiver sendo executado (que pode ser c:\pasta, x:\, d:\, etc.). Sacou? wink.gif Toda essa parte de compartilhamento e mapeamento é feita no sistema operacional e não tem nada haver com o seu programa.

Editado: Aliás, vale ressaltar que essa técnica vale para qualquer programa feito em qualquer linguagem. Utilizo programas criados em VB6, VB.NET, Python e Clipper dessa mesma maneira.

Abraços,

Graymalkin

Editado por Graymalkin
Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...