Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Asp = Php?


akiles

Pergunta

Aki, não liguem não, eu sou meio newbie blink.gif nesse assunto... Mas quando se entra em um site de troca de dados com o usuário, em php, e em outro com as mesmas funçoes em asp não dá pra saber o que eles tem de diferente. QUal a linguagem mais clara, a com mais funções, a mais usada e o servidor de cada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Akiles, td bem !?

quando trabalhamos em ambiente web (internet/intranet/extranet) temos q pensar e visualizar um cenário dividido em dois lados: o do servidor e o do cliente.

No servidor (back-end) ficam os programas escritos em linguagens de script como o ASP, PHP ou JSP. No cliente, normalmente, fica apenas a interface com o usuário (front-end, browser) que serve de entrada no servidor a partir do script nele contido.

O ASP é uma solução da Microsoft; para executar esses scripts, você precisa do web server IIS ou do PWS.

O PHP é uma solução free, visando o ambiente Linux; você roda seus scripts no web server apache. Existe uma configuração q pode ser feita no IIS e PWS q permite a execução do PHP no web server da Microsoft.

O JSP é uma solução da SUN q você pode rodar utilizando o web server tomcat, p.exe.;

A questão "...qual a mais clara..." a meu ver é só costume, adapatação, identificação com a linguagem. Eu gosto do ASP, outros gostam do JSP e assim vai, entende ?! Não há um concenso, não é assim.

quanto a saber "...quem tem mais funções..." , "...qual a mais usada..." aí é mais complicado.....

----------------

[]´s

Flávio Lago

flaviolago@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem quanto as questões tecnicas o amigo aí em cima já disse, tudo. Agora quanto a questão de facilidade eu acho que pra um iniciante ASP é muito mais fácil, na minha visão por dois pontos:

1. A liguagem é mais clara.

2. Não sei se por desorganização dos programadores ou complicações da linguagem, a maioria dos códigos php eu só consigo entender em um editor especifíco (ex: php editor, dream weaver) com marcação, pois abrindo no notepad parece coisa de outro mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olá pessoal

Acho que tudo o que foi dito aqui, já explicou o que a pergunta "qual a melhor linguagem" deve ter de resposta.

Se você analisar, que estamos no fórum ASP, certamente verá comentarios à favor do ASP, hehe, pois é raro um programador php passar por aqui, a menos que o cara entenda das 2 linguagens. (tipo eu, hehe)

então, conhecendo ambas as linguagens que você citou, eu recomendaria pra vc, iniciar realmente pelo ASP.

Pelo simples fato, de que, se você está acostumado com Windows, fica mais prático programar em ASP, pois o Servidor Web da Microsoft, na maioria dos sistemas operacionais, é só instalar pelo próprio painel de controle.

E, depois, para programar, se você tem noção de qualquer linguagem, ou seja, se você conhece lógica de programação, programar em asp, vai ser barbadinha

Pois, para iniciantes, é só fazer aquele "feijao com arroz" básico, para sair montando sisteminhas.

Aí, depois que você tiver bastante conhecimento de asp, ou seja, quando você conseguir montar seus sistemas sem pedir ajuda em fóruns, hehe, você pode começar a pensar em programar em PHP..

Ou seguir rumo com a Microsoft, e pensar na plataforma .NET, com o ASP.NET.

Enfim, o que tudo isso quer dizer?

Nada, huauhauhauhauha

Só que você deve seguir pelo caminho que achar mais pratico hoje.

Daí, quando pegar experiencia com lógicas e sistemas para web, você vai conseguir programar em qualquer linguagem que vir na sua frente

É isso

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom.. é verdade, linguagem depende de gosto e também para que você quer... Cada linguagem têm suas vatangens e desvantagens...

Eu concordo com a galera acima, acho ASP mais fácil.. e sem contar q a versão .NET (ASP.net) é execelente!!! Enquanto PHP.net não é tão comentado, pois já ouvi comentários contra PHP.net...

Mas, em suma, use o atender melhor suas necessiades! Dê uma pesquisada : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tipw eu já dei uma estudada de php...php eu achu um pouco mais dificil q asp..php é muito detalhado e tal...

eu achu o asp mais fácil...nunk tive a oportunidade de mexer com asp.net então eu não sei..mas entre asp e php eu prefiro o asp...os recursos achu q é praticamente o mesmo...o q você faz por php se faz por asp e o q você faz por asp se faz por php..bom..eu achu..se eu tiver errado alguém me corrija..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...