Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvida Simples - Estrutura


rafa_85

Pergunta

Oi Boa noite!

Bom acho que o que eu preciso e bem simples, sou estudante do 1 ano de SI, e tenho que fazer um exercicio rpa segunda e não to conseguindo... sera que alguém pode me ajudar?

Eo seguinte

preciso ler de um arquivo txt, idade, sexo, e salario... com vetores, somar o salario e fazer uma media, e dizer quantos Homens e mulheres tem.

Se alguém puder me ajudar um e-mail em rafael_tec@terra.com.br , passo MSN.

Mihna ideia e esse mas não ta dando certo..

fp = fopen(arq,modo);

if(fp==NULL)

{

printf("Arquivo não encontrado");

getche();

}

else

{

i=0;

fscanf(fp,"%s",&idade);

while(strcmp(idade,"0"))

fscanf(fp,"%s",&idade);

fscanf(fp,"%s",&sexo);

fscanf(fp,"%s",&salario);

i=i+1;

media=salario/i;

printf("\n media: %s",media);

}

}

______________________

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Opa!

Primeiramente, se a variável "idade" for um vetor de inteiros, então o seu "fscanf" deveria ficar assim:

fscanf( fp, "%d", &idade[ i ] );
uma vez que "%s" se refere a strings. O mesmo no que tange à veriável "salario":
fscanf( fp, "%f", &salario[ i ] );
Qual o tipo da variável "sexo"? Se for "char", o "fscanf" também irá mudar:
fscanf( fp, "%c", &sexo[ i ] );
Declare e inicialize uma variável "soma" com 0 e, dentro do loop, some a esta variável o valor do salário atual. É melhor usar um "do...while", visto que assim você poderá fazer a leitura de "idade" somente uma vez e antes da condição ser testada.
do {
    fscanf( fp, "%d", &idade[ i ] );
    fscanf( fp, "%c", &sexo[ i ] );
    fscanf( fp, "%f", &salario[ i ] );
    
    // execute a soma
    
    i++;
} while ( idade[ i ] != 0 );

Para calcular a média do salário, divida a soma pelo número de salários lidos menos 1 (porque a última leiura não será válida, uma vez que corresponderá à idade 0 e também deverá valer 0).