Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Orientação A Objetos


Denis Bittencourt Muniz

Pergunta

Fala gente, beleza?

Nossa... Faz pouco tempo que estou aprendendo conceitos sobre O.O, e dúvidas e mais dúvidas surgem (isso porque quero aprender por completo O.O, pois é uma característica muito importante).

O.O é um estilo de programação? Ou vantagem? Por exemplo:

C não é O.O, já C++ é O.O, certo? Alguma "coisa" (aplicação, comandos robóticos, etc...) pode ser feita em C++ e que em C não pode ser feita, por causa da falta de O.O em C?? Pode até ficar mais fácil a tarefa usando O.O, mas O.O é só para facilitar a vida do programador?

Outra: Uma aplicação feita em O.O tem melhor perfirmance? porque?

Falows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Fala gente, beleza?

Nossa... Faz pouco tempo que estou aprendendo conceitos sobre O.O, e dúvidas e mais dúvidas surgem (isso porque quero aprender por completo O.O, pois é uma característica muito importante).

O.O é um estilo de programação? Ou vantagem?

Orientação a objetos é um paradigma de linguagem de programação, assim como os paradigmas procedural e funcional (e também o paradigma orientado a aspectos).

Por exemplo:

C não é O.O, já C++ é O.O, certo?

C++ tem suporte a OO.

Alguma "coisa" (aplicação, comandos robóticos, etc...) pode ser feita em C++ e que  em C não pode ser feita, por causa da falta de O.O em C??

Teoricamente não. Tudo que pode ser feito orientado a objetos, pode ser feito de forma procedural (em C).

Pode até ficar mais fácil a tarefa usando O.O, mas O.O é só para facilitar a vida do programador?

Sim. A principal vantagem de se utilizar OO é a *posterior* manutenção de um sistema. Se você for fazer um sistema pequeno que *nunca* ou muito *raramente* vai ser alterado, não vale nem a pena gastar o seu jargão OO. Agora, se o sistema for grande e for ser constantemente modificado, então OO é preferível.

Outra: Uma aplicação feita em O.O tem melhor perfirmance? porque?

Não, muito pelo contrário. Instanciar um objeto em memória, dependendo das informações do mesmo, pode ser mais dispendioso que criar variáveis separadas. Dependendo da linguagem, o objeto vai possuir meta-dados, que são dados que possibilitam seu exame em tempo de execução, o que ocupa ainda mais memória. Mas, é claro que estamos falando aqui de diferenças de frações de segundo.

Certo? wink.gif

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

OK, entendi.. Mas, desculpe pela pergunta, o que seria "um paradigma de linguagem de programação"? Fala aí Graymalkin, você também têm as "manhas" em português.. Acho que você gosta de linguagem, que seja de programação ou comunicação humana... : )

Falows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

OK, entendi.. Mas, desculpe pela pergunta, o que seria "um paradigma de linguagem de programação"?

Um "paradigma" é um um "modelo", um "padrão".

Fala aí Graymalkin, você também têm as "manhas" em português.. Acho que você gosta de linguagem, que seja de programação ou comunicação humana... : )

Hehehehe... Isso é verdade! biggrin.gif . Aliás, quando se fala de um "paradigma de linguagem" (note que não tem o "de programação" aqui), existe um paradigma que se chama "natural" e que se refere justamente ao padrão das línguas (idiomas).

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...