AlexBEE Postado Maio 29, 2006 Denunciar Share Postado Maio 29, 2006 Ola a TodosEu estou com um problema, eu tenho que selecionar ou ir para uma LINHA do DBGrid , alguém sabe com fazer isso????????OBRIGADOALEXANGELO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 29, 2006 Denunciar Share Postado Maio 29, 2006 uma vez que seu DBGrid está ligado a uma tabela ou query, você deve utilizar um dos métodos de posicionamento de registros destes componentes para que a respectiva linha no DBGrid seja selecionada.No caso de TTable poderia ser através de Locate, FindKey (se não me engano) e para o TQuery seria Locate. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 AlexBEE Postado Maio 29, 2006 Autor Denunciar Share Postado Maio 29, 2006 Ola, eu não entendi direito a sua resposta, vou tentar explicar melhor!!!!!!!O meu DbGrid esta ligado a um DataSource que respetivamente esse DataSource esta ligada a um SQLClientDataSet que esta ligada ao BANCO de Dados!!!!!!!!Se você pudesse expricar melhor eu gostaria!!!!!OBRIGADO PELA RESPOSTA IMEDIATA!!!!!!!OBRIGADOALEXANGELO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 29, 2006 Denunciar Share Postado Maio 29, 2006 Vamos ver se consigo melhorar a resposta.Cada linha do DBGrid corresponde a um registro do seu SQLClientDataSet (a maior parte dos componentes de acesso a tabelas em banco, descendem de TDataSet, acredito que seja o mesmo caso para SQLClientDataSet). Assim, cada vez que você mover uma posição no seu SQLClientDataSet (através de Next ou Prior) você notará que o registro selecionado no DBGrid acompanhará a movimentação.Como você disse que gostaria de posicionar a seleção em uma determinada linha no DBGrid, suponho que você saiba, de alguma forma, para qual linha você deseja ir. Eu imagino que seja baseado no valor de algum campo, então você poderia tentar o seguinte: SQLClientDataSet.Locate('CODIGO', Codigo, []);onde considero que a busca seja pelo campo 'CODIGO', com o valor Codigo e a busca deve ser pelo valor exato [].Dê uma espiada no help sobre a função Locate. (principalmente se utilizar mais de um campo para a busca) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 AlexBEE Postado Maio 29, 2006 Autor Denunciar Share Postado Maio 29, 2006 OKIsso eu já tinha tentado, so que so tem um problema eu não tenho chave primaria nessa tabela, então eu não tenho uma Codigo que daria para seguir.Eu estava procurando uma função que eu pudesse selecionar uma linha tipo assim: DbGrid.Linha[Numero da linha], ou alguma coisa parecida.Para selecionar uma coluna eu consegui dessa forma so que selecionar uma linha eu não achei nada!!!!!!Obrigado pela resposta, so que tem como fazer o que você disse sem um ID_COGIDO sequencial para seguir??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 29, 2006 Denunciar Share Postado Maio 29, 2006 A função Locate não exige um índice.De qualquer forma, para o seu caso, parece-me que você possa fazer algo como:procedure TForm1.PosicionaLinha(NumLinha :integer); begin SQLClientDataSet.DisableControls; SQLClientDataSet.First; while NumLinha > 0 do begin SQLClientDataSet.Next; Dec(NumLinha); end; SQLClientDataSet.EnableControls; end;e então chamar de algum lugar. Obs: o DisableControls, caso você não o tenha utilizado antes, evita que o DBGrid seja atualizado enquanto você está movendo o cursor da sua consulta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 AlexBEE Postado Maio 29, 2006 Autor Denunciar Share Postado Maio 29, 2006 Ola AMIGODEU CERTO, MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!Sera que você sabe alguma coisa so o meu Outro Post : http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=78099Pois eu ainda não consegui!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
AlexBEE
Ola a Todos
Eu estou com um problema, eu tenho que selecionar ou ir para uma LINHA do DBGrid , alguém sabe com fazer isso????????
OBRIGADO
ALEXANGELO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.