Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Convite Para Desenvolvimento De Agenda Online


Luciana Laurentino

Pergunta

Há algum tempo venho procurando apostilas para estudar o acesso à Banco de Dados EXTERNO através do Delphi 7 + MySQL (ou seja, não é em rede ou em pasta virtual no próprio PC e sim em um HOST particular).

Pegando uma dica aqui e ali em vários fórums resolvi começar um projeto simples e convidar iniciantes, como eu, para estudar e ajudar no desenvolvimento.

Aos interessados, acesse a página: Agenda OnLine e veja como participar.

-----------------------

Sugestões de implementação:

1. Criar tabela para usuários da agenda e tela de login.

2. Oferecer um campo para o usuário identificar o contato como particular e, desta forma, tornar invisível aos demais usuários da empresa.

3. Criar grupos de contato: Fornecedores, Clientes, etc...

-----------------------

Atualização 1.0 para 1.01

Foi retirada a possibilidade de excluir registro no cadastro de participantes.

O primeiro usuário a utilizar o programa, excluiu o meu nome. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Obrigada Churc, sim, foi eu que fiz. Estou começando a desenvolver webportais para meus clientes de manutenção de micro. Serão bem mais complexos, claro, com notícias, e-commerce, etc... e pensei, já que vou oferecer um serviço de hospedagem porque não oferecer em conjunto essa Agenda OnLine? O pessoal tem gostado da idéia, principalmente os que viajam muito, que mesmo tendo uma agenda eletrônica, não tem acesso aos contatos do escritório local.

--------------------------

Mais um aviso para o pessoal que deseja participar:

Ao utilizarem a Agenda OnLine, se der problema de conexão, é porque estou com o servidor fora do ar para reparos. E com isso surge mais uma etapa a ser feita: Verificar antes de conectar ao servidor, se ele está ligado. Se sim, beleza... Se não, enviar um aviso ao usuário.

Flws...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Luciana, gostei muito do projeto e da iniciativa. Quero participar, pois preciso aprender a conectar uma aplicação local com um base de dados na interner, baixei a aplicação mas ela esta dando erro e não deixa eu escolher o usuário, não sei se é porque está mexendo no banco, mas quero participar também.

Até mais.

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi Vivendo&Aprendendo,

Para que o programa rode sem problemas é preciso executar duas etapas:

1. Copiar as libs do MySQL para o diretório C:\Windows\System32

(Se você conseguiu chegar à tela de login, quer dizer que já passou por essa etapa, mas reforço a dica para outros que venham a ter dificuldades)

2. Liberar a porta 3050. Segue abaixo uma matéria para liberação do Interbase/Firebird, mas para o banco MySQL também é preciso tal processo.

Configurar o Firewall do Windows XP com SP2 para Interbase/Firebird

O pacote de atualização Service Pack 2 (SP2) do Windows XP inclui um Firewall para proteção da rede contra acesso não autorizado, seja pela internet ou através da rede local. Este programa bloqueia automaticamente quase todas as portas de acesso do protocolo TCP/IP, incluindo a porta 3050 que por padrão é usada pelos bancos de dados Interbase e Firebird.

Então para que outros computadores possam acessar um banco de dados Interbase ou Firebird em um servidor com Windows XP com SP2 que esteja com Firewall ativado é necessário adicionar uma exceção, ou seja, informar ao Firewall que a porta 3050 não deve ser bloqueada. Para fazer isto siga os os passos abaixo:

Clique em Iniciar/Configurações/Painel de controle;

Abra o item denominado Firewall do Windows;

Vá para Exceções;

Clique em Adicionar porta;

No campo Nome digite Firebird ou Interbase;

No campo Número da Porta digite 3050;

Escolha o protocolo TCP e clique em Ok.

Após este procedimento a porta 3050 estará desbloqueada e o banco de dados Interbase ou Firebird estará acessível através da rede.

Autor: Daniel P. Guimarães

Home-page: www.tecnobyte.com.br

Qualquer dúvida, estou a disposição

Luciana Laurentino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ainda estamos analisando o valor. Depois que conseguirmos a primeira versão para se comercializar, vamos estudar uma forma de marketing direcionado à pequenos escritórios. Tudo dividido igualmente. Custos (divulgação, etc...) e lucros (venda do software). E ainda, ganho com o espaço alugado em host, caso o participante queira também oferecer.

------------------------

A Agenda OnLine já está liberada para cadastro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

:)

era bem isso que eu estava procurando... quero participar também do projeto...

tenho um banco de dados disponivel em um servidor, e so consigo acessa-lo atraves do MySQL-Front e MySQLCC, neste banco já coloquei todas as tabelas utilizadas pelo sistema, agora me resta me conectar atraves de uma aplicacao desenvolvida por mim mesmo no delphi. este sistema já esta funcionando legal em rede.

Estou usando o Delphi7 MySQL 3.23 WindowsXp

Entrei na sua tela de login onde tem tres usuarios (Elionai, Luciana e Rodrigo) não me permite me cadastrar rsssss.

Me aceita no seu projeto? diz que sim please!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

:) não tinha me logado antes ...

era bem isso que eu estava procurando... quero participar também do projeto...

tenho um banco de dados disponivel em um servidor, e so consigo acessa-lo atraves do MySQL-Front e MySQLCC, neste banco já coloquei todas as tabelas utilizadas pelo sistema, agora me resta me conectar atraves de uma aplicacao desenvolvida por mim mesmo no delphi. este sistema já esta funcionando legal em rede.

Estou usando o Delphi7 MySQL 3.23 WindowsXp

Entrei na sua tela de login onde tem tres usuarios (Elionai, Luciana e Rodrigo) não me permite me cadastrar rsssss.

Me aceita no seu projeto? diz que sim please!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Pessoal,

Desculpa pela demora da resposta. Além de problemas no meu trabalho estava decidindo sobre tornar particular o Projeto Agenda OnLine.

No início, apesar de várias pessoas se escreverem, só obtive ajuda de um participante apenas. O Projeto caminhou bastante e decidimos, eu e Slypher, que este não seria mais aberto ao público pois, várias empresas que faço manutenção aqui em Vitória-ES se interessaram em comprá-la, como já disse anteriormente, de estudo passamos a ter visão comercial, e não seria justo se dividissemos o lucro com aqueles que nem ao menos abriram o fonte para dar um simples palpite.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Luciana Laurentino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi

por mim blzz, só que tem algumas coisas que por exemplo, eu me cadastrei e em nenhum momento recebi nenhum tipo de informação sobre os fontes, então como você queria que eu ajudasse...

a única coisa que eu tinha era o .exe, e no site dizia que iria receber

o fonte e infos por email...

mas nem da nada...

boa sorte com seu projeto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...