Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Compartilhar Internet Com Linux


Guest - vagner -

Pergunta

Guest - vagner -

olá pessoal, tenho uma conexao de internet num xp pro e queria compartilher somente a internet com outro pc usando debian-br cdd.

tipo: cabo cross-over:

ip no xp: 192.168.0.1

ip no linux: 192.168.0.2

cofigurei no linux e deu um ping e o xp respondei e vice-versa. mas como fazer meu linux acessar a internet que está no xp? gostaria que alguém me explicasse com detalhes pois nunca usei o linux.

para o samba, estava usando o editor 'vi' mas não sei nem como editar uma linha, fica sempre piscando a tela. como usar esse editor?

obrigado a todos que responderem.

vagner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Se a internet esta ligada diretamente no xp você precisa compartilhar a conexão, o xp vai mudar o ip da segunda placa e você deve configurar o debian para dhcp ou configurar para mesma faixa com o gateway para o ip do XP e configurar o dns.

Sobre o VI, antes de poder inserir qualquer coisa você precisa apertar a tecla I de insert, para gravar pressione esc, : ,x

Antes de usar o samba, tenha certeza que o serviço esta carregado. Veja em ntsysv e caso não esteja marcado, marque e depois digite:

service smb start

Lembre-se que se você estiver em init 5 (modo grafico) se você mudar para init 3 (modo console) você tera que rodar o ntsysv novamente.

A inicialização para modo grafico e console é separada.

Para o samba funcionar os usuários samba precisam existir no linux. O samba vai respeitar a hirarquia de segurança do linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu recomendaria uma distribuição mais amigavel do linux para iniciantes. O debian é muito purista, você tem que fazer tudo no braço.

Se não esta acostumado a interminaveis scripts é melhor pular para o fedora ou suse, lá você vai encontrar utilitários gráficos que facilitam a vida de quem conhece pouco.

Claro que se você continuar no debian, você vai aprender o que esta fazendo, mas é penoso. Depende de quanto tempo você tem disponível e qual são suas intenções com o linux.

O debian pode te assutar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

amigão, pra acessar internet apartir de um outro PC, sem usar modem roteador

voce precisa de algum servico ou protocolo que faca esse roteamento

voce não precisa do samba para compartilhar internet, já que o samba permite compartilhamento de arquivos e impressora.

seu problema está no Win, voce precisa de algo como um proxy, ou NAT pra fazer esse trabalho pra voce

aconselho a fazer esse quetionamento no fórum de Win.

abraco!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

para o samba, estava usando o editor 'vi' mas não sei nem como editar uma linha, fica sempre piscando a tela. como usar esse editor?

verifique algum tutorial na internet

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr....php?codigo=151

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Se o dispositivo que voce usa para conectar a internet for um router, a forma mais facil seria comprar um hub (+- 50,00) e ligar os dois sistemas diretamente nele.

O compartilhamento de conexao com internet no XP deixa muita a desejar. Parece ate que o ftp não funciona direito.

não pense muito em redes, samba e coisas do tipo. Se você quem aprender linux vai ter que estudar muito. Instale e va passeando pelo sistema com calma. Leia documentos, aprenda comandos, procure as man pages.

A maior parte dos programas e comandos linux possui uma pagina de manual.

Digite man samba ou man services ou man vi e você tera um belo explicativo em ingles.

Pra fazer o samba funcionar você ainda vai ter que comer muito mingau. Daqui a um ano você vai estar rindo de como não sabia nada no inicio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Estude, estude e estude mais um pouco. Logo você vai estar montando no debian um gateway para internet (com firewall).

O linux não e um sistema operacional que foi criado para usuarios. Toda a tecnologia unix foi desenvolvida pensando em engenheiros. Hoje a coisa esta facil, mas mesmo o gnome ou o kde não estao preocupados com batom e brinco como o windows. Gerenciador grafico no linux serve para uma plataforma robusta para desenvolvimento (api). Isto e importante para o linux, freebsd ou solaris e não barulho de papel amassado quando você limpa a lixeira.

Houve tempos em que a coisa era dificil, no meu primeiro minix 1.1 a uns 20 anos atras vinha um disco de boot e oito discos de aplicativos para serem compilados. Era de assustar. Eu não tinha a menor ideia do que fazer com aquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ok, vou sim estudar muito sobre linux, e preciso é claro de uma distro que me oferece dificuldades no minimo internmediaria! como não posso abandonar de vez o windows, coloquei mais uma maquina para instalar o linux e minha conexao é via radio numa placa realtek wireless. como esses kits cliente que compramos no mercado livre, nada re souter ou modens adsl.

então: resumindo.

para compartilhar a conexao com o linux basta compartilher(já fiz) e colocar a rede do linux em modo dhcp?

isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

você precisa compartilhar a conexao na placa que a internet chega. você so' pode compartilhar o que tem. Se a internet chega em uma placa e' esta que precisa ser compartilhada, não a que liga diretamente com o linux via crossover.

Quem tem a internet e' a placa wireless.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...