Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Debugger

BShT
 Share

Question

Tenho lido algumas perguntas aqui e fiquei pensando.

Os programadores C não usam mais debuggers ?

Não se pode fazer nada serio sem um debugger!

Se você quer saber qual é o valor de alguma coisa ou porque algo não funciona é mais fácil e mais salutar rodar seu código passo a passo e ver onde você errou.

Se precisa saber quanto vale algo no meio do caminho da um trace nele.

Estou errado ?

Um bom debuggers descobre bugs de compilador.

6 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Há ambientes de desenvolvimento que tem um depurador como, por exemplo, Borland C++ Builder e Visual C++. Compiladores de linha de comando, lógicamente, não vai ter um depurador bom/avançado/prático como os que estão presente nesses ambientes citados.

Falows!

• 0
Guest - Bruno -

O Visual C# não compila ansi C?

Parece que este software é gratuito. Se compilar C pode ser bom para iniciantes.

A microsoft já teve compiladores muito bons, anos atras, não sei como é hoje.

De qualquer forma eu não gosto de C++ ou qualquer outra derivação abstrata de C. Você não sabe o que vira seu código depois de compilado e não da pra depurar em asm.

• 0
O Visual C# não compila ansi C?

Não. C# é uma linguagem moderna desenvolvida pela Microsoft, inspirada em C++/Java. Visual C# é um ambiente de desenvolvimento para C#.

Parece que este software é gratuito. Se compilar C pode ser bom para iniciantes.

A microsoft já teve compiladores muito bons, anos atras, não sei como é hoje.

A versão Express é grátis. E a Microsoft ainda continua tendo bons compiladores! : ) uma prova disso são os compiladores .Net

De qualquer forma eu não gosto de C++ ou qualquer outra derivação abstrata de C. Você não sabe o que vira seu código depois de compilado e não da pra depurar em asm.

Como assim? Toda linguagem é compilada para linguagem de máquina ou pseudo-linguagem, mas não para asm, pois 'asm' é assembly, uma linguagem muito *próxima* da linguagem de máquina.

Falows!

• 0

Diferente de outras linguagens de nivel mais alto, o C é facilmente compilado. Quanto se escreve algo em C você pode antever o resultado em assembly. Existem compiladores que podem mesmo gerar um código assembly como resultado da compilação e isto é essencial para certos tipos de desenvolvimento.

Um processador não sabe o que é um objeto, você precisa de muito código pra manipular isto. Por isto C ainda é (e deve continuar sendo) a linguagem de programação número um para desenvolvimento de software de base, jogos e drivers de dispositivo. O linux que o diga.

É claro que a função de todo compilador é gerar um executável em linguagem de máquina para o processador, mas existem muitas fomas de se fazer neston.

As vezes você precisa de mais código para fazer a mesma coisa em C do que C++, mas o resultado final em C tende a ser mais rápido e enxuto.

As mais novas variantes de C estão se aproximando do conceito de RAD, isto é bom para desenvolvimento web e certos tipos de aplicativos, mas não serve para outras coisas.

Este "purismo" não é um conceito meu, faz parte de uma legião de programadores que precisaram programar muito assembly pra fazer programas em computadores de 20 anos atras.

Quem programa assembly sabe que abstração é um conceito que não existe. O mais proximo disto é execução especulativa.

• 0
Diferente de outras linguagens de nivel mais alto, o C é facilmente compilado. Quanto se escreve algo em C você pode antever o resultado em assembly. Existem compiladores que podem mesmo gerar um código assembly como resultado da compilação e isto é essencial para certos tipos de desenvolvimento.

Um processador não sabe o que é um objeto, você precisa de muito código pra manipular isto. Por isto C ainda é (e deve continuar sendo) a linguagem de programação número um para desenvolvimento de software de base, jogos e drivers de dispositivo. O linux que o diga.

É claro que a função de todo compilador é gerar um executável em linguagem de máquina para o processador, mas existem muitas fomas de se fazer neston.

As vezes você precisa de mais código para fazer a mesma coisa em C do que C++, mas o resultado final em C tende a ser mais rápido e enxuto.

As mais novas variantes de C estão se aproximando do conceito de RAD, isto é bom para desenvolvimento web e certos tipos de aplicativos, mas não serve para outras coisas.

Este "purismo" não é um conceito meu, faz parte de uma legião de programadores que precisaram programar muito assembly pra fazer programas em computadores de 20 anos atras.

Quem programa assembly sabe que abstração é um conceito que não existe. O mais proximo disto é execução especulativa.

Mais explicado! : )