Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Quick Report


Guest - Psyk3r -

Pergunta

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Psyk3r, o Quick Report não tem um componente para isso, mas podem haver alguns por ai - tem que procurar.

Se você quer imprimir os dados que está visualizando no DBGrid, uma opção seria utilizar um Datamodule, o qual seria comum ao seu DBGrid e ao relatório. Com o relatório pronto, você associa dataset do DBGrid (que estará no datamodule) ao dataset do QuickRep. (mais ou menos isso)

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu quero imprimir uma tabela, mas como imprimir?

Por isso eu estou tentando usar o QuickReport porque tem a função de impressão. Se tiver como fazer isso mais fácil me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu quero imprimir uma tabela, mas como imprimir?

Por isso eu estou tentando usar o QuickReport porque tem a função de impressão. Se tiver como fazer isso mais fácil me ajudem.

Pelo jeito você nunca utilizou o QuickReport, não é?!

Dá uma olhada neste tutorial do colega Progr'amador - Criando Um Relatório no QuickReport Passo a Passo

Se ainda tiver dificuldade em entender, posta aí.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A tabela MasterTable será a tabela com o nome dos clientes e a tabela DetailTable com as compras . Devemos então escolher no menu do Delphi, File/New/Forms e selecionar o formulário QuickReport Master/Detail. O formulário inicial é apresentado abaixo:

Este formulário é composto de 5 bandas, 2 componentes Table e 1 DataSource (MasterDS). Na banda Detail são colocados os componentes, por exemplo, QRDBText e QRLabel referentes a tabela MasterTable e na banda Subdetail os componentes referentes a tabela Detailtable.

É importante verificar se a propriedade DataSet do formulário foi inicializada corretamente para MasterTable . A propriedade DataSet da Banda SubDetail tem que ser alterada para DetailTable. Repare que o QuickReport inicializa erroneamente o valor desta propriedade para MasterTable.

Para cada tabela inicializa-se as propriedades DataBaseName com seu alias, a propriedade TableName com o nome das tabelas e a propriedade Active para true.

Para a tabela DetailTable estabelecemos a relação um para muitos. Para isto, devemos nos certificar que a propriedade MasterSource está atribuida com o Datasource MasterDS referente a tabela MasterTable.

Tendo feito isto é hora de se estabelecer de fato a ligação um para muitos entre as duas tabelas. Para isto, seleciona-se a tabela DetailTable e seleciona-se a propriedade MasterField (dá-se um click com o mouse no botão do lado direitro desta propriedade (...)).

Para se efetuar a ligação 1:N seleciona-se os campos de ligação entre as duas tabelas.

Depois, coloca-se os componentes em suas respctivas bandas. Por exemplo, colocamos dois componentes QRLabel na banda Detail e alteramos as suas propriedades Caption para Nome e Endereço do cliente. A seguir, coloca-se dois componentes QRDBText logo abaixo (ou do lado) dos componentes QRLabel. Para cada um deles a propriedade DataSet é inicializada com MasterTable e a propriedade DataField com os campos da tabela Nome e Endereco.

Na banda SubDetail são colocados os itens relacionados as compras dos clientes. Coloca-se componentes QRDBText com a propriedade DataSet sendo inicializada como DetailTable e a propriedade DataField com os campos da tabela DetailTable, campo Descrição.

Ao final temos aproximadamente :

Para vizualizar de imediato o resultado deste trabalho, damos um click com a outra tecla do mouse em cima do relatório. É apresentado um menu e escolhemos a opção Preview. Que resulta em.

Quando houver necessidade de um relatório mais sofisticado, por exemplo, com várias relações 1:N, podemos partir de um relatório MasterDetail, acrescentar bandas SubDetails com suas respectivas tabelas.

Como foi visto no exemplo anterior, os cabeçalhos do banda SubDetail foram postos na banda Detail. Mas como ficaria se colocassemos mais uma banda SubDetail?

O primeiro passo é colocar uma banda (terceiro componente do QuikReport), depois estabeleça que a propriedade HeaderBand da nova banda do SubDetail seja igual ao nome desta nova banda (QRBand1). Para finalizar coloque os componentes QRLabel na banda QRBand1 para servirem como cabeçalhos do nova relação um para muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...