RenatoMejias Postado Abril 9, 2007 Denunciar Share Postado Abril 9, 2007 Pessoal, gostaria de escrever dentro de um arquivo criado quando se executa o meu programa. Pelos códigos vou explicar melhor:Para criar o arquivo de texto fiz o seguinte:procedure TfrmPrincipal.FormActivate(Sender: TObject); begin FileCreate('C:\relatorio.txt'); end; Acontece que em outro escopo eu preciso que ele grave algo neste arquivo recém criado, para isso estou tentando o seguinte código: procedure TfrmPrincipal.btVerificarClick(Sender: TObject); var uni:string; f:TextFile; begin AssignFile(f,'C:\relatorio.txt'); Reset(f); ReWrite(f, 'Helo'); CloseFile(f); end;Acontece que toda vez que mando executar dá algum erro, alguma idéia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Churc Postado Abril 10, 2007 Denunciar Share Postado Abril 10, 2007 OpaVocê pode usar assim:var f: TextFile; begin AssignFile(f, 'c:\relatorio.txt'); //Joga na variavel F o FileHandle do arquivo Rewrite(f); //Cria um novo se não existir ou sobrescreve caso exista... WriteLn(f, 'Hello'); //Escreve na primeira linha "Hello" Closefile(f); //Fecha o arquivo... Não precisa utilizar o FileCreate... Se você quiser que o arquivo seja "sobreescrevido" então utilize sempre Rewrite agora se quiser que o texto seja adicionado então o correto seria... var f: TextFile; begin AssignFile(f, 'c:\relatorio.txt'); //Joga na variavel F o FileHandle do arquivo if FileExists('C:\relatorio.txt') then //Se o arquivo já existe Append(f) else //então adiciona o texto a ele... Rewrite(f); //ao contrário crie um novo... WriteLn(f, 'Hello'); //Escreve ou adiciona "Hello" Closefile(f);Se for fazer leitura desse arquivo, use Reset ao invés de Rewrite e ReadLn ao invésde WriteLn...Neste site tem uns exemplos e explicações boas sobre isso...abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 RenatoMejias Postado Abril 10, 2007 Autor Denunciar Share Postado Abril 10, 2007 Realmente Churc, não precisava do FileCreate, quando eu usava ele abria-se uma instância, e que se não fosse fechada não deixaria colocar nada dentro, só foi retirar aquela linha que resolveu o problema, obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
RenatoMejias
Pessoal, gostaria de escrever dentro de um arquivo criado quando se executa o meu programa. Pelos códigos vou explicar melhor:
Para criar o arquivo de texto fiz o seguinte:
Acontece que em outro escopo eu preciso que ele grave algo neste arquivo recém criado, para isso estou tentando o seguinte código:Acontece que toda vez que mando executar dá algum erro, alguma idéia?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.