Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Monitorar bateria em notebook Linux


heltonritter

Pergunta

Bom dia pessoal, comprei um notebook Acer 5050 e quero dar de natal para meu irmâozinho, com linux nele, tinha win vista, mas eu coloquei Mandriva 2008, acho que é tão fácil como Ubuntu e não precisa ficar baixando coisa da net para instalar as coisas, a instalação dos pacotes é a partir de um DVD bem ocupado!

Mas só tem um problema.... ele não mostra quanto tem de bateria ainda...e de repente, simplesmente se desliga (claro, acabou a bateria!)

Normalmente devia mostrar quanto que resta, e assim, quando estiver no fim você conecta a energia. Mas clicando no ícone .. olha só o que aparece, nesse momento estava desconectado da energia... só com a baterria, conectando a energia, não muda nada nesta tela.

post-16068-1198240673_thumb.png

Pensei que tinha que instalar mais alguma coisa, mas não ele foi até instalado em "laptop mode". Mas tudo bem, instalei esse outro monitor, o GKrellm, mas na bateria não aparece nada, como se sempre estivesse sem carga.

post-16068-1198240681_thumb.png

O que devo fazer?

--------------------------------------------

Tenho os mesmos problemas que esse aí

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/i...hp?topic=4393.0

só que meu toutchpad não está descontrolado

mas os pacotes que ele falou que tinha instalado eu já tenho aqui.

ok - acpi

ok - acpid

não tenho esse pacote - acpitool

ok - hotkeys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Mais informação, no boot ele carrega os serviços de acpi, olha só o grub

post-16068-1198245440_thumb.png

Eu não tinha falado, mas uso Mandriva 2008 para 32 bits em um AMD Tutuin64.

Mas usei ubuntu para 64 e apresentou o mesmo problema com a bateria. A arquitetura não deve ser o problema.

------------------------------------------

estou baixando o mandriva 2008 para 64 bits... mais vai demorar, e os problemas deverão ser iguais.

Estive olhando em outros sites e diziam que o pacote apmd (Advanced Power Management ..) tinha que estar instalado.. mas já está.

A bateria é o problema principal.

------------------

Mais informações

Atualizei o sistema, e adivinha o que ele baixou? acpi ... alguma coisa.

post-16068-1198258138_thumb.png

Depois fui olhar no centro de controle do KDE e olha só a mensagem.

post-16068-1198258412_thumb.png

O seu computador parece ter uma instalação parcial de ACPI. Provavelmente, o ACPI estava habilitado, mas algumas das sub-opções não - você precisa habilitar pelo menos 'Adaptador AC' e 'Método de Controle de Bateria' e reconstruir o seu kernel.

Até pesquisar na net e instalar um pacote e outro eu sei, mas acho que aqui estou precisando de ajuda mesmo.

Quem poder...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O arquivo que inicializa essas coisas no Slackware é o /etc/rc.d/rc.modules no Mandriva pode mudar um pouco.

Verifique esse arquivo e se necessário descomente as linhas de inicialização da acpi e acpid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ok, agora o note não está comigo, não tenho como resolver agora. Quando der vou dar uma olhada... e aí posto como foi que resolvi.

Hoje saiu no Viva o Linux esse artigo:

Contribuição de dica - Medidor de energia e bateria no Linux

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=9909

Obrigado de momento.

----------- editado em 04/12/2008

Um bom tempo depois e o problema ainda persiste, o que não persiste é a vontade de usar linux no notebook, tentei infindáveis distribuições, muitos artigos na net, aquele esquema de recompilar o kernel aí até fiz mas não mudou nada.

No note fica windows mesmo, linux só no desktop que não da problema nenhum.

A priori não é o linux que não funciona no notebook e sim a BIOS que não manda as informações, li isso em algum lugar sobre uma muito má implementação da BIOS desse modelo.

Acho que é isso pessoal. Obrigado de qualquer forma.

Editado por heltonritter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...