• 0
Sign in to follow this  
Roberto Polen

Gravar arquivos no Mysql

Question

Bom dia galera já vasculhei varios topicos e não consegui nenhum q funcione, ainda não sei porque, quero gravar arquivos pdf e docs dentro do banco mysql, o s testes q peguei sempre dão problema, tb vi um maneira de se gravar em uma pasta no server, não sei se e bom dessa maneira queria mesmo gravar dentro do banco. mais se não der gostaria de um exemplo q realmente funcione. e se gravando os arquivos numa pasta eu poderia manusear eles como se eles tivesem dentro do banco?

Gradeçoa ajuda.

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Olá.

Você pode sim gravar esses arquivos no banco de dados. Isso só não é muito aconselhável porque deixa o banco muito grande.

Para fazer isso, teoricamente, é bem simples. Crie em sua tabela MySQL um campo do tipo BLOB, transforme o conteúdo do arquivo em uma string com o comando PHP file_get_contents e mande gravar.

Não se esqueça de alterar as configurações do mysql e do php.ini que se refrem a tamanho de arquivo enviado e tempo limite de script.

Caso você opte por gravar os arquivos em uma pasta o servidor, certifique-se de que você tem permissão pra gravar dados nela. Aqui tem um excelente tutorial de como lidar com uploads de arquivos e gravá-los no servidor:

http://www.php.net/manual/pt_BR/features.file-upload.php

Prós e contras:

Gravar os arquivos no banco lhe dá uma facilidade maior em fazer buscas por palavras chaves mas em contrapartida o banco fica muito grande e toda vez que você quiser baixar esse arquivo ou colocar um link a ele numa página html vai ter que passar por um script php que vai lê-lo do banco.

Gravar os dados em uma pasta lhe dá um acesso mais fácil aos arquivos. Você grava rapidamente, pode baixá-los com facilidade, movê-los e apagá-los muito mais praticamente podendo inclusive fazer isso por ftp e "linká-los" diretamente em páignas web. O único problema é com relação a pesquisar esses arquivos por palavras chaves. Você poderia crair uma rotina pra listar todos os arquivos de uma pasta com comando PHP readdir e depois ir lendo um por um com o comando PHP file_get_contents.

Espero ter ajudado.