Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

SEO: Faça seu site aparecer!


Norivan Oliveira

Pergunta

O que são meta buscadores?

Bem a tempos atrás quando ainda se falava que HTML era uma linguagem de programação e quase tudo era manual tínhamos um grande problema para achar qualquer coisa na internet.

As páginas tinha que ser cadastradas manualmente pelo webmaster do site - imagina o trabalho do coitado - em contra parte ele poderia mentir, colocando no cadastro do site no buscador coisas que o site não tem.

Dai alguém teve a ideia de fazer um sistema que cadastre-se "todas"as paginas da internet automaticamente, foram criados os robots, ou bots como preferir chamar.

Estes robots passam o dia inteiro visitando sites e salvando os dados dos mesmos pelo o conteúdo que ele "vê" na página. Mas estes robôs precisariam ter um controle para saber o que cadastrar, em qual categoria e etc, dai surgiram as metas tags, que dão origem ao nome META BUSCADORES.

Como é feito o cadastro ?

Os robôs são soltos na internet a partir de sites pre-determinados (normalmente pela ultima visita do próprio bot e/ou listagem do buscador). A partir dai em todas as paginas que forem permitidos esses robôs entram e cadastram as mesmas, se a pagina conter a permissão follow (siga) alem do robô cadastrar a página ele seguirá os links que estiverem na mesma cadastrando posteriormente a outra página ou site para que o link apontar.

Como é feito o raking?

Para melhorar a navegação do internauta, ou seja assegurar que o caboclo vai la digitar por exemplo historia natural do brasil e vai aparecer o conteúdo correto para o mesmo cada buscador tem seu raking no caso do Google, o Page Rank, o page rank é feito da seguinte forma:

  • Quando o robo passa no seu site ele avalia, se teu site tem mais textos ou mais códigos, o ideal para o Google é ter pelo ao menos 60% só de texto na página.
  • Após isto ele avalia se no titulo da pagina tem alguma palavra que a pessoa digitou na busca.
  • Depois ele vai ver se tem a palavra em um h1, h2, h3
  • Depois verifica-se se tem a palavra na meta keywords da página
  • Depois verifica se tem algum link na página com a palavra
Bem todos esses pontos ditos até agora são usados para posicionar o resultado da pesquisa mas tem mais um intém que influi diretamente nisso, o Page-Rank do seu site.... Mas que diabo de page-rank é esse como é feito? A grande verdade é que ninguém ou quase ninguém sabe ao certo, isto é um segredo industrial, mas nos desenvolvedores web vamos chutando e quando fizemos alguma coisa e posteriormente o site sobe de rank... repetimos aquilo!

Algumas coisas que aumentam o page-rank:

  • Ter seu site cadastrado no Open Directory.
  • Ter seu site castrado no Yahoo Directory
  • Ter seu site constantemente atualizado.
  • Que seu site já esteja algum tempo no ar sem muda a url e o endereço das paginas
  • Que as palavras chaves do seu site coincidam com o título da pagina e url.
O que é Open Directory Project?

Todos aqui devem acessar o Google, ou ter acessado algum dia, mas no entanto poucos tiveram a curiosidade de clicar no link "Mais" no cantinho alto da tela, lá bem escondido, e depois clicar em diretório.

Os que tiveram a curiosidade de fazer isto clicaram viram uma página com sites categorizados e muitos devem ter falado:

"Legal, o Google categoriza os sites sozinho...".

E foram embora logo depois

Mas, os mais curiosos ainda devem ter visto no rodapé escrito:

Ajude a construir o maior diretório da Web, feito por gente como você!

Envie um site - Open Directory Project - Torne-se um Editor

E descobriram enfim, aquela paginazinha escondida na verdade é um dos grandes segredos não só do google, mas de todos os grandes buscadores de todo mundo!

Se trata de um projeto da Mozilla, mais velho que a serra, chama Open Directory Project, é um diretório de sites selecionados por profissionais ligados a internet de todo o mundo, cada um desses profissionais se torna um editor do diretório na categoria cujo a qual mais conhece, por indicação ou por seleção. Esses editores passam a integrar uma equipe mundial liderada pela Mozilla cujo o ideal é facilitar a navegação de usuários de internet filtrando os sites em um grande diretório e a partir disso fornecer os resultados a todos os buscadores do mundo para utilizarem da melhor forma possível.

Logicamente cada buscador tem sua politica de rankeamento perante aos sites do DMoz, mas todos dão alggum tipo de vantagem no rankeammento de um site que estiver lá.

Por exemplo:

O usuário digita ARROZ na busca >> aparecem dois sites literalmente iguais com mesmo conteúdo, mesmo tempo online, mesma avaliação do buscador, no entanto um deles está no DMOZ e o outro não >> site que está no DMOZ aparece na frente

O que é o Yahoo Directory?

NÃO CONFUNDA O YAHOO DIRECTORY COM A BUSCA DO YAHOO, ELES NÃO TEM NADA HAVER

Similar ao DMOZ mesma história, mesmo conceito, a diferença é que o Yahoo Directory tem é menos usado para alcançar o publico brasileiro.

Mas agora imagine a situação do cara que procurrou pela palavra ARROZ que citei acima

O usuário digita ARROZ na busca >> aparecem dois sites literalmente iguais com mesmo conteudo, mesmo tempo online, mesma avaliação do buscador, no entanto um deles está no DMOZ e o outro não >> site que está no DMOZ aparece na frente

Imagine que tenha um terceiro site igual que também esteja no Yahoo Directory, o resultado seria:

1. Site no DMOZ e Yahoo Directory

2. Site no DMOZ

3. Site que não está em nenhum

Como cadastrar o site no DMOZ?
  • 1. Acesse
http://www.dmoz.org

2. Procure a categoria que seu site pertence. Dica: procure um site famoso com a mesma categoria do seu, por exemplo script brasil, você vai chegar a categoria mais rápido

3. Seguindo o exemplo da SB você cairia na categoria pt>>webmaster... seu site é webmaster? é!!! cuidado nessa hora... se seu site for de conteúdo webmaster mas for forum, você tem que ir ate a categoria fóruns. Se você mandar um site pra categoria errada vai ter pode ter uma dor de cabeça tremenda (explico depois)

4. Achada a categoria correta, clique em Sugerir Site no menu superior

5. Preencha o formulário sem nenhum tipo de gracinha tipo "o melhor", "vem aqui"... tente se ver como um internauta procurando algo que seu site tem, seja objetivo. Se você fizer gracinha o editor da categoria vai te dar pau e se ele te dar pau... invés do demoz de ajudar ele vai fazer seu site cair no rank.

Faca de dois cumes!!
  • Nunca envie um site pra uma categoria errada. Por que?

    - Dependendo da categoria que você enviar o editor pode só acessar daqui a 5 meses, e nesse periodo você não vai poder mandar seu site para outra categoria, se mandar a entrada ficará duplicada o que vai atrapalhar ainda mais um editor ser gente boa com você.

  • Seu site tem que ser compativel!! Porque?

    - Quem vai avaliar seu site é um editor que pode estar usando um BSB com o navegador "Zé Mané 0.1". Se não funcionar no navegador dele você corre o risco dele apelar

  • Seu site tem que ter acessibilidade, se preocupar com pessoas com deficiência e etc... Por que?

    - O editor pode ser deficiente

  • Efim... seu site tem que ser bom!! Por que?

    Os editores em sua maioria são profissionais web em sua maioria extremamente capacitados (eu devo ser um dos mais "chinfrins" de lá) e muitos por estarem acostumados com o top dos tops, não vão aceitar coisas meia bocas... normalmente os editores antes de aprovar um site testam eles em vários navegadores, validam códigos, verificam questões de acessibilidade, conteúdo e etc.

    Obs: Sou editor da categoria Informática > Internet > Concepção e Desenvolvimento > Webmaster > Bate Papo e Fóruns se quiser tentar a sorte envie seu site/forum/chat clicando aqui

Eis a questão: Como enviar meu site para o "Google"?

Se você não fizer nada seu site pode ser cadastrado e aparecer na famosa "cagada". Mas não custa nada dar uma ajudinha a sorte, então vamos ao trabalho...

Criando meta tags:

Você precisa definir as metas do seu site/pagina para que o mesmo seja cadastrado e obtenha maior sucesso nos resultados. Veja abaixo algumas metas tags das mais importantes:

meta name="robots" content="INDEX, FOLLOW"
Meta robots - define as permisões de todos os robos de cadastro em geral, os valores mais comuns são:
INDEX, FOLLOW - CADASTRA E SEGUE OS LINKS NOINDEX, NOFOLLOW - NÃO CADASTRA E NÃO SEGUE ALL - ACEITA TUDO
Também temos as metas de cada meta buscador especifico, Ex:
meta name="googlebot" content="INDEX, FOLLOW"
especifica para o Google
meta name="msnbot" content="INDEX, FOLLOW"
especifica para o MSN Live Search Obs: os valores são os mesmos da meta robots
meta name="revisit-after" content="15 days"
De quantos em quantos dias o site será atualizado, o agendar sua proxima visita. Mas atenção com essa meta, se ele voltar e num tiver mudado nada na pagina seu page rank cai.
meta name="language" content="PT-BR"
Define o idioma
meta http-equiv="Content-Language" content="PT-BR"
Define o idioma tb
meta name="description" content="poesias mensagens frases pensamentos piadas artigos contos crônicas. poetrix haikais literatura, poesias, poesia, poetas, poeta"
Define a descriçao da pagina, é bom colocar palavras chaves aqui tb. No maximo 255 caracteres.
meta name="keywords" content="poesias mensagens frases pensamentos piadas artigos contos crônicas poetrix haikais literatura, poesias, poesia, poetas, poeta, poetry, erotica, sensual, frase, frases, amizade, pensamentos, letra, musica, recomende, anuncio, divulgue, servicos, midi, mid, midivoice, musicaecia, webdesigner, buscamidi, italiana, francesa, laurapoesias, iraimawebsites, iraima, bagni, nacional, internacional, bolero, antologicas, franksinatra, tangos, cartao, cartoes, cards, aniversario, homenagem, busca, link, tradutor, webmaster, icq, download"
Define as palavras chaves do site Entre 40 e 80 palavras chaves.
meta name="URL" content="http://www.meusite.com"
Define o endereço principal do site (não é o da pagina) Feito isto você já tem as metas tags que indicarão o bot como cadastrar teu site, mas primeiro pra isto o bot precisa chegar até a página do seu site. Dai vem a pergunta Como ele irá chegar lá? - Através de links que estejam em outro site apontando para o seu site. - Se seu site for novo e não tiver links em outros sites você deve enviar seu site a lista de programação de passagem do robô, no caso do Google isto é feito através da seguinte URL: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html Como saber se seu site têm links em outros sites? No caso do Google, vá lá e digite link:www.seusite.com como resultado irá retornar todas páginas catalogadas que tenham link para seu site. É importante lembrar que em caso de sistemas dinamicos com link para seu site redirecionando, como por exemplo sistemas de troca de banners não irão aparecer. Robots.txt É um arquivo colocado na pasta wwwroot, raiz do front do site no servidor, que define as permissões gerais que os metas buscadores terão no seu site, como por exemplo: * Acesso a pastas * Se poderá catalogar imagens * Instruções de navegação do mesmo Modelo de um robots.txt
User-agent: Googlebot
allow:
User-agent: Slurp
allow:
User-agent: MSNBot
allow:
User-agent: Googlebot-Image
Disallow: /
User-agent: yahoo-mmcrawler
Disallow: /
User-agent: psbot
Disallow: /
User-agent: *
Disallow:
Disallow: /admin
Disallow: /includes
Ror.XML Um modelo mais moderno para os meta buscadores catalogarem seu site, chamado Site Map, ultiza a mesma tecnologia de um RSS. poucos meta buscadores ultizam este metodo, mais estes poucos podem representar milhares de internautas por dia então é bom criar... Siga o modelo:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<urlset
      xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9"
      xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
      xsi:schemaLocation="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9
      http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9/sitemap.xsd">

<url>
  <loc>https://www.scriptbrasil.com.br/forum/</loc>
  <priority>1.00</priority>
  <changefreq>daily</changefreq>
</url>

<url>
  <loc>https://www.scriptbrasil.com.br/forum/lofiversion/index.php</loc>
  <priority>0.80</priority> 
  <changefreq>daily</changefreq>
</url>

</urlset>

A prioridade vai de 0.01 a 1.00, não adianta tentar dar uma de espertinho e colocar tudo 1.00, você vai ser visto como fake.

A freqüência de atualização pode ser diária, semanal ou mensal (em inglês)

O ideal é manter a prioridade de suas paginas entre 0.50 e 0.80

Bom pessoal isto é o basicão de SEO, ainda temos pra ver futuramente:

  • Como estruturar o html dos seus sites para que apareçam.
  • Como utilizar palavras chaves vencedoras (não estou falando apenas de keywords)
  • Como fazer marketing em outros sites
  • Marketing via email: opt-in, opt-out e viral
  • Como utilizar serviços de divulgação e muitos outros assuntos que envolvem essa enorme área chamada SEO, tudo vai depender do interesse de vocês :)
Quem tiver outra opiniões, ou idéias, ou mesmo quiser corrigir alguma "cacá" que eu tenha escrito aqui comente embaixo por favor ;)

Até a próxima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Valeu pessoal, em breve tem mais...

Faltou falar sobre a ferramenta para webmasters do google e um monte de coisas ainda... que espero abordar em breve

Espero que todos também possam participar desse assunto e discutam minhas idéias, até por que este tutorial, nas partes que dizem sobre rankeamento e teorias de procura são baseadas na minha experiência principalmente no trabalho dentro do DMOZ e algumas diretrizes da documentação do Google.

No entanto algumas questões sobre esse ainda são um grande segredo exatamente, na minha opinião, por falta de discussões e naturalmente porque essas regras frequentemente mudam.

A maioria de nos aqui tem alguma experiência com buscadores e marketing web, visões diferentes... seria produtivo para todos compartilhar-las.

Posso afirmar por experiência própria que o estudo e discussões sobre SEO, trazem um grande diferencial para o profissional web. Pois as vezes não adianta ser ótimo, tem que aparecer também rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Norivan, parabéns. Muito completo e extremamente explicativo.

Tenho aqui alguns materiais bem bacanas que eu poderia disponibilizar... algumas coisas tb sobre metatags, mas tb sobre sitemaps, alexa e analytics que acho que tb são importantes conhecimentos... O que você acha? Posso postar por aqui tb? Ou derepente te mando por e-mail e você compila junto com o seu material?

Mais uma vez parabéns.

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Rafael, poder postar no mesmo tópico você pode, já que o assunto é o mesmo - seria até bom para fazer um mega post.

Mas também por outro lado, se você for abordar algum tema que não abordei aqui, seria mais fácil o pessoal achar o assunto especifico que quer se você postar em outro tópico... sugiro ir postando assim:

SEO: [ASSUNTO]

Ex: SEO: Ferramentas para webmaster do Google

Obrigado pela participação ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito bem escrito, muito bem pensado. Eu jamais pensei em postar sobre esse assunto que é tão importante.

Parabéns pela sacada, pelo post. Que sirva de motivação para todos os membros do fórum.

Aquele abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

valeu Norivam, postei um novo conforme sua sugestão:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=124453

Não consegui compilar muitas coisas ainda... mas daqui uns dias posto mais alguns materiais tb! o seu já salvei aqui nos meus favoritos... baita material de consulta... bem legal mesmo!

[]'s Rafael Spilki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Index, Follow é só um exemplo dos valores que podem assumir a tag robots.

Realmente não conheço robô que o padrão seja outro, mas pode haver, por isso é bom sempre especificar o que você quer mesmo que em teoria seja o padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sei que este tópico é antigo, e a politica do forum não gosta muito de desenterrar tópicos, mas achei este aqui show de bola, muito bem explicado tudo feito com mta atenção show de bola.

Meu medo é q por ser um tutorial antigo estas informaçoes ainda estao valendo? Ou muita coisa mudou e nem tudo escrito aqui deve ser levado em conta?

De qualquer forma show este tutorial

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...