Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Orientado a Objeto


Andre_Luiz

Pergunta

Olá!

Trabalho com PHP já algum tempo, e venho querendo expandir meus conhecimentos em relação a essa linguagem. Busquei e encontrei "Orientado a objetos", só que eu tenho um simples e pequena dúvida! Para que serve? Nâo entendi a funcionalidade de se trabalhar a Orientado a Objetos. Então se alguém puder sanar minha dúvida ficarei grato.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Programação Orientada a Objeto é um paradigma de programação. Comumente, aprendemos a programar estruturado, mas o POO vem para facilitar e resolver alguns dos problemas da programação estruturada. A mais observada é o reaproveitamento do código (que é diferente de copiar e colar, e mais amplo de que utilização de includes).

Veja algumas referências:

Criaweb

Wikipedia

Dê uma pesquisada mais no google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ahhhh! A POO! Ame-a ou deixe-a!

Olá! Sou um bandeirante de programação orientada a objetos. Esta orientação visa tornar mais fácil o entendimento do código. Claro que para entender este paradigma logo de primeira é mais estranho do que simplesmente colocar uma ordem de suas idéias e estruturá-las.

Como nosso amigo já disse, uma das funcionalidades da OO é o reaproveitamento de código: é como se fosse módulos criados que se corretos funcionam em qualquer ocasião. O código fica bem mais extenso porém legível. Como por exemplo:

Programação Estruturada - Comum em PHP

<?php echo "Oi!"; ?>
Programação Orientada a Objetos - Dificilmente Utilizada em PHP
<?php
    class Printer {
        public function hello() {
            return "Oi!";
        }
    }
?>
<?php
    $printer = new Printer();
    echo $printer->hello();
?>

Mas particularmente, tu não irás aprender OO em PHP. Se quiseres aprendê-la corretamente, procures uma linguagem totalmente OO, como Java ou C++. Elas sim irão forçar você ao máximo. Para ter uma idéia, o exemplo acima nem é totalmente OO pois existe uma chamada de função echo, coisa que seria errado, pois deve existir uma classe que efetue esta função isoladamente.

É legal o estudo! Eu adoro! Mas lembre-se: é estudo!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A tá!

Compreendi agora, sanou minha dúvida! O grande problema que eu não conseguia ver era a funcionalidade, mas entendi agora! Se tivessem falado que a lógica era parecido com JS eu teria entendido de cara!

No caso de OO você cria uma função para utilizá-la depois, o que facilita se você tiver a necessidade de imprimir os mesmos resultados na página várias vezes!

Obrigado, vou estudar!

\o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...