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Google Analitics


Norivan Oliveira

Pergunta

Desenvolvedor: Google

URL: https://www.google.com/analytics/

Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviados ao sistema e disponibilizado ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.

Bom, para começar deve-se criar uma conta no Google, a maneira mais fácil é criando uma conta do GMAIL, depois acessar o website http://www.google.com/analytics e entrar com seu email e senha.

Na primeira tela você poderá cadastrar o sites no serviço, basta digitar a url do mesmo com http e clicar em cadastrar. Após preencher todos os dados o sistema te retornará um código js com seu UA para monitorar seu site.

<script src="http://www.google-analytics.com/urchin.js" mce_src="http://www.google-analytics.com/urchin.js" type="text/javascript">
</script>
<script type="text/javascript">
_uacct = “UA-39999765-1″;
urchinTracker();
</script>

Coloque esse código após a o fechamento do corpo de suas páginas, </body>, o ideal é fazer um include usando uma linguagem server-side.

Após a instalação do código no seu site você poderá se logar no analistcs e ter as estatísticas completas do seu site, e ferramentas de marketing oferecidas pelo Google. Uma das mais vantajosas na minha visão é poder traçar a rota de um visitante dentro do seu site. Para quem trabalha com comércio eletrônico é fantástico.

Imagine, poder saber exatamente qual o perfil do cliente que faz compras em sua loja e principalmente do cliente que está interessado em um produto mais não compra por desconfiança ou algo similar e assim poder solicitar que alguém do comercial ligue pra ele já com informações completas sobre ele e tudo que fez?!

E além disso, de ter estatísticas reais de conversões e campanhas, bonitinhas para apresentar ao gestor da empresa sem precisar bater cabeça programando estatísticas personalizadas ou brigando com o excel.

Para criar uma meta você deve:

  • URL para a página da meta: especifique uma página que possa ser acessada somente se uma meta for alcançada. No caso de uma meta de cadastro, por exemplo, a página da meta pode ser a página de agradecimento (por exemplo, "http://www.meusite.com.br/agradecimento.html"). Para uma página de comércio eletrônico, é recomendável considerar a página de recibo da sua meta (http://www.minhaloja.com.br/compraConcluida.html).

  • O nome da meta: especifique um nome que você possa reconhecer ao visualizar os relatórios. Exemplos de nomes que podem ser usados: "Assinatura de e-mail" e "Transação concluída".

  • O funil definido: você pode especificar até dez páginas em um funil definido. Um funil representa o caminho que os visitantes devem seguir para chegar à meta de conversão. A definição dessas páginas permite que você veja a freqüência com que os visitantes desistem das metas, e para onde eles vão. Para uma meta de comércio eletrônico, essas páginas podem ser a primeira página do caixa; depois a página de endereço para a entrega e, por fim, a página com informações sobre cartão de crédito.

  • O valor da meta: o Google Analytics usa um valor designado de meta para calcular o ROI, a Contagem média e outras métricas. Uma boa maneira de testar a meta é avaliar a freqüência com que os visitantes que atingem a meta se tornam clientes. Por exemplo, se a equipe de vendas conseguir fechar vendas de 10% das pessoas que solicitaram contato e o valor médio de transação for R$ 1.000,00, você vai poder atribuir R$ 100,00 (10% de R$ 1.000,00) à meta "Fale comigo". Em compensação, se apenas 1% dos cadastros em listas de e-mail resultar em vendas, você vai poder atribuir apenas R$ 10,00 à meta "assinatura de e-mail".

Para configurar as metas, Insira as informações sobre a meta:

1. Faça login na sua conta do Google Analytics e clique em Configurações do Analytics.

2. Localize o perfil para o qual você vai criar metas e clique em Editar.

3. Selecione uma das quatro posições da meta disponíveis para esse perfil e clique em Editar.

4. Insira o URL da meta. Se o visitante chegar a essa página, houve conversão. Essa pode ser uma página de confirmação de cadastro, uma página de caixa finalizada ou uma página de agradecimento.

5. Insira o Nome da meta como ele deve ser exibido na conta do Google Analytics.

6. Defina a meta como Ativada ou Desativada. Essa seleção decide se o Google Analytics deve começar agora a acompanhar essa meta de conversão. Normalmente, a seleção Meta ativa é definida como Ativada.

Em seguida, Defina um funil seguindo estas etapas:

1. Insira o URL da primeira página do funil de conversão. Essa deve ser uma página comum a todos os usuários que estão sendo direcionados à Meta. Por exemplo, se você quiser acompanhar o fluxo de usuários pelas páginas do caixa, não inclua uma página de produto como uma etapa do funil.

2. Insira um Nome para essa etapa.

3. Se essa etapa for uma Etapa obrigatória no processo de conversão, marque a caixa de seleção à direita da etapa. Se essa caixa de seleção for marcada, os usuários que acessarem a página da meta sem passar por essa página do funil não vão ser contados como conversões.

4. Continue inserindo etapas da meta até que o funil esteja completamente definido. Insira no máximo dez e no mínimo uma etapa.

E, por fim, defina as Configurações adicionais seguindo estas etapas:

1. Se os URLs fornecidos acima Diferenciarem maiúsculas de minúsculas, marque a caixa de seleção.

2. Insira um Valor da meta. Esse é o valor usado nos cálculos de ROI do Google Analytics.

3. Selecione um Tipo de correspondência.

4. Clique em Salvar alterações para criar essa Meta e o funil, ou em Cancelar para sair sem salvar.

E assim você tem sua meta configurada e estatísticas funcionando diariamente.

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OBS: Para você não ficar perdido em relação as estatiscas nosso amigoCassiano Travarelli teve a paciência de escrever as definições delas, segue abaixo:

Loyalty - Aqui mostra o número de vezes que cada pessoa acessou o seu website. Os campos mostram os valores de 1 vez, 2 vezes, 3 vezes e assim por diante, até chegar em faixas de 51 a 100, e mais do que 201. Quanto mais pessoas aparecerem em valores mais altos significa que provavelmente estão gostando de seu website e voltando para visitá-lo. Essa que é a lealdade tratada pelo nome da subseção.

Recency - Indica a freqüência em que os visitantes retornam ao seu website, e isso pode mostrar o nível de compromisso que o usuário tem com o website ou com a prontidão que ele tem para comprar alguma coisa nele. Aqui exibe os campos divididos pelos dias que se passaram desde a última visita. Por exemplo, os visitantes novos são incluídos dentro da categoria “0 days ago” enquanto o usuário que visitou o website há mais de um ano é incluído na barra “365+ days ago”.

Length of Visit - Aqui as visitas são divididas em campos do tempo em que a pessoa permaneceu no website. Um tempo alto de uma visita indica que o usuário explorou mais o seu website.

Depth of Visit - Exibe o número de páginas que os usuários visitaram dentro do seu website. Quanto mais páginas o usuário visita significa que você está oferecendo um bom conteúdo para ele.

Browser - Mostra os navegadores que os visitantes de seu site estão utilizando. Otimizando seu site para as capacidades técnicas apropriadas para os navegadores mais usados pode gerar um aumento em suas conversões. Interessante é quando se trabalha com CSS, muitas vezes as pessoas deixam um site perfeito para um navegador como o firefox, mas quando o site é visualizado no internet explorer por exemplo, ele possui uma apresentação não muito agradável, ou seja você pode estar perdendo clientes vindo do internet explorer.

Operating Systems - Mostra qual sistema operacional os seus usuários estão usando.

Browsers and OS - Aqui é uma combinação das duas subseções acima “Browser” + “Operating Systems”.

Screen Colors - A quantidade de cores que o usuário vê na tela. Dividida em 1, 4, 8, 16, 24, 32 bits.

Screen Resolutions - Exibe a resolução mais utilizada pelos visitantes do seu website. Volto a falar da importância do CSS aqui, muitas vezes um site é bem desenvolvido para uma resolução, mas quando mudamos de resolução ele não possui uma aparência agradável.

Flash Versions - Exibe a versão do flash player que os visitantes estão usando.

Java Support - Aqui exibe a porcentagem de usuários que possuem suporte à java.

A próxima seção “Network Properties” é subdividida em:

Network Location - Exibe qual o provedor de serviços de internet que seus visitantes utilizam.

Hostnames - Exibe o nome do host nos quais as pessoas estão visitando o seu website.

Connection Speeds - Mostra a velocidade da conexão que os visitantes estão usando. Otimizando seu site para que ele carregue mais rápido pode resultar em um número maior de conversões.

User Defined - Permite você comparar visitantes de segmentos customizados que você mesmo define. Define-se esses segmentos chamando a função utm_setvar no código de seu website. Por exemplo, se visitantes preencherem um formulário de seu site no qual provém um título de profissionais como “gerente”, “técnico”, “vendedor”, você pode chamar a função utm_setvar para armazenar essas seleções na variável definida. Assim você pode comparar os segmentos capturados.

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2 respostass a esta questão

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Através desta poderosa ferramente os freelancers podem ter uma perspectiva real do movimento do seu site e como melhorá-lo. Esta ferramente é produzida pelo Google e foca, como foi referido, as visitas,tráfego, zonas do site com mais movimento e mais umas mil coisas diferentes. Sempre usei esta ferramente e não o awstats dos cpanels dos servidores.

Recomendo.

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