Geomar Canjundo Postado Fevereiro 20, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 20, 2009 Olá PessoalEstou a desenvolver um sistema de gestão académica que engloba o controlo de pagamento de propinas.Mas estou com sérias dificuldades em criar uma rotina SQL que verifique o estado de inadimplecia do aluno.A ideia é a seguinte:1. Antes do usuario proceder ao pagamento o sistema deve checar se o aluno tem propinas em atraso.2. Caso não tenha então procede ao pagamento.Mas não sei com fazer o sistema verificar na Base de Dados o estado de inadimplencia do aluno.Alguém pode me ajudar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Leandro Abbade Postado Fevereiro 20, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 20, 2009 Boa tarde geomar,Crie um campo sim/não para o item inadimplência.Toda vez que for proceder o pagamento você verificado na tabela.se o campo for sim, então irforma a inadimplência e não efetua o pagamento.Aguardo contato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Geomar Canjundo Postado Fevereiro 24, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2009 Caro,o meu maior problema é criar a rotina SQL que faça isso.Tentei criar uma rotina do tipo: "SELECT * FROM PROPINA WHERE NUMmATRICULA=CAMPO1 AND ANO_LECTIVO=2009 AND SITUACAO=NÃO"Mas não satisfaz essa condição. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 MrMALJ Postado Fevereiro 24, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2009 Veja no criteiro você está usando "NÃO" isso funcionaria se o campo for preenchido dessa forma, mais no caso ser um campo do tipo sim/não (booleano) ele só entendera false e true ok!"SELECT * FROM PROPINA WHERE NUMmATRICULA=CAMPO1 AND ANO_LECTIVO=2009 AND SITUACAO=false"Outra coisa que deve ser observada é NUMmATRICULA=CAMPO1, se campo1 formulario de um form você tem q informa na espressão qual formulario é"SELECT * FROM PROPINA WHERE NUMmATRICULA=forms!seuForm!CAMPO1 AND ANO_LECTIVO=2009 AND SITUACAO=false"E por ultimo tenha certeza de que o campo ano_lectivo guarde mesmo somente o ano senão a expressão muda para algo assim>"SELECT * FROM PROPINA WHERE NUMmATRICULA=forms!seuForm!CAMPO1 AND year(ANO_LECTIVO)=#2009# AND SITUACAO=false"Bom isso ai deve resolver. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Geomar Canjundo Postado Fevereiro 25, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 25, 2009 O campo Data, é um campo do tipo número. Criei uma rotina no Sistema que automaticamente grava da data no momento da confirmação de matrícula. Será que devia mudar o tipo de campo para data/hora? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 MrMALJ Postado Fevereiro 27, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 27, 2009 Então o primeiro codigo sql do meu post anterior resolveu seu caso, certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Geomar Canjundo Postado Maio 27, 2009 Autor Denunciar Share Postado Maio 27, 2009 Então o primeiro codigo sql do meu post anterior resolveu seu caso, certo?Caro MrMALJA sugestão para verificar inadimplência, resultou.Agora eu quero saber como faria para visualizar todos os alunos sem dívidas:1. Como seria a Query para verificar alunos sem dívidas?2. É possível usando a claúsula DISTINCT seleccionar vários campos?Exemplo: Select Distinct NumMatricula, Parcela from Propinas....Se sim como?Aguardo seu parecer.Abraço!Geomar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Geomar Canjundo Postado Maio 29, 2009 Autor Denunciar Share Postado Maio 29, 2009 Consegui Resolver esse impasse,Achei a solução por mim mesmo,Mesmo assim valeu a ajuda Pessoal!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Geomar Canjundo
Olá Pessoal
Estou a desenvolver um sistema de gestão académica que engloba o controlo de pagamento de propinas.
Mas estou com sérias dificuldades em criar uma rotina SQL que verifique o estado de inadimplecia do aluno.
A ideia é a seguinte:
1. Antes do usuario proceder ao pagamento o sistema deve checar se o aluno tem propinas em atraso.
2. Caso não tenha então procede ao pagamento.
Mas não sei com fazer o sistema verificar na Base de Dados o estado de inadimplencia do aluno.
Alguém pode me ajudar?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.