Eder Moraes Postado Abril 15, 2009 Denunciar Share Postado Abril 15, 2009 Bom muitas pessoas, já chegaram a me confrontar com a seguinte frase: "O pascal juntamente com o delphi são extintos (mortos).", eu pessoalmente discordo completamente disso, por isso me proponho a colocar este tópico como sugestão, pois tenho grande certeza de que vocês também irão discordar comigo, e eu gostaria de saber se não existe uma possibilidade de disponibilizar um forum sobre o Lazarus derivado do freepascal, seria muito interessante divulgarmos essa ferramente livre. O melhor, é que os projetos podem ser compilados em vários Sistemas Operacionais, já que o Kylix da antiga borland não foi muito pra frente, temos uma alternativa para linguagem. O java é muito bom, mais para quem já sabe programar em pascal não precisa aprender outra linguagem para migrar suas aplicações para outras plataformas. O lazarus funciona bem em Windows, Linux e MacOS, entre outros. Tem suporte a várias bases de dados e os componentes são basicamente iguais aos do Delphi, ou seja, seu código desenvolvido em Delphi pode ser migrado com cautela para lazarus, dependendo é claro dos componentes usados. Muitas pessoas usam componentes de terceiros em suas aplicações, isso dificulta um pouco na hora de migrar, mais tudo se resolve.O que acham da idéia?Poderia ser colocado juntamente ao da seção do Delphi, Kylix e Lazarus. :rolleyes: :blink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
quintelab Postado Abril 15, 2009 Denunciar Share Postado Abril 15, 2009 Existe movimento hoje para este sub-fórum? Existem dúvidas sobre isso no fórum de Delphi?Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo_elite Postado Abril 15, 2009 Denunciar Share Postado Abril 15, 2009 Concordo com o Eder Morais... O pascal é uma ótima linguagem e nas universidades do meu conhecimento, ele é muito utlizado para a aprendizagem de lógica de programação! O delphi nada mais é que o pascal melhoado, o pascal um linguagem estruturada, e o deplhi, estruturada também, mais orientada a objeto! O Lázaros é uma ótima ferramenta, mais se compararmos com o Delphi ele deixa a desejar, o delphi 9 para palicativos web é muito interessante!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rickayron Postado Abril 19, 2009 Denunciar Share Postado Abril 19, 2009 Concordo com o Eder Morais... O pascal é uma ótima linguagem e nas universidades do meu conhecimento, ele é muito utlizado para a aprendizagem de lógica de programação! O delphi nada mais é que o pascal melhoado, o pascal um linguagem estruturada, e o deplhi, estruturada também, mais orientada a objeto! O Lázaros é uma ótima ferramenta, mais se compararmos com o Delphi ele deixa a desejar, o delphi 9 para palicativos web é muito interessante!!!Boa ideia espero que o lazaros sofra algumas atualizaçoes, que não o deixem parado no tempo assim como o delphi está hoje Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eder Moraes Postado Abril 20, 2009 Autor Denunciar Share Postado Abril 20, 2009 (editado) Sei que existem dúvidas sobre, Bruno Quintella. Mais o forum é sobre "Delphi e Kylix" não incluío-se o Lazarus.Gostei da participação de vocês, o Lazarus realmente deixa a desejar pela gama de componentes que o Delphi dispõe no mercado, mais se pensarmos no o outro lado, como a linguagem é a mesma e o projeto também pode ser compilado em outros sistemas operacionais, poderiamos muito bem desenvolver componentes para o lazarus, já existe alguns que foram convertidos de Delphi para Lazarus. Eu também trabalho com outras linguagens mais gosto muito de usar o pascal para minhas aplicações, principalmente comerciais. Além de ser mais rápida é bem fácil achar problemas em seu código.Valeu mesmo pela participação de vocês, espero que o projeto Lazarus vá pra frente e não deixe que a linguagem morra.O benefício de compilar seus projetos em outras plataformas é o fato de que o sistema operacional da Microsoft é muito atacado pelos hackers de forma viral, e outros sistema baseados em unix até agora não tem este problema, os meus clientes todos estão querendo adotar a ideia pelo simples fato de deixar os vírus para trás, eu inclusive na minha distro própria Linux tenho instalado o Firebird, MySQL e também o Lazarus 0.9.26 para distribuí-lo junto com a distro, já sairam novas vesões mais não estão funcionando bem, já vi relatos de que tem problemas.Aqui vai um repositórios onde são armazenados alguns componentes desenvolvidos e convertidos para lazarus.Componentes do LazarusAté mais amigos. Editado Abril 20, 2009 por Eder Moraes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
quintelab Postado Abril 21, 2009 Denunciar Share Postado Abril 21, 2009 Apesar de saber que o fórum é voltado a Delphi normalmente quando se cria um novo sub-fórum é por que há necessidade e já existe algumas dúvidas sobre o assunto, pois é complicado criar um sub-fórum que não haverá movimento. Por isso fiz a pergunta se já havia algumas dúvidas sobre o assunto em qualquer outro sub-fórum.Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.