Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Pascal


Eder Moraes

Posts Recomendados

Bom muitas pessoas, já chegaram a me confrontar com a seguinte frase: "O pascal juntamente com o delphi são extintos (mortos).", eu pessoalmente discordo completamente disso, por isso me proponho a colocar este tópico como sugestão, pois tenho grande certeza de que vocês também irão discordar comigo, e eu gostaria de saber se não existe uma possibilidade de disponibilizar um forum sobre o Lazarus derivado do freepascal, seria muito interessante divulgarmos essa ferramente livre. O melhor, é que os projetos podem ser compilados em vários Sistemas Operacionais, já que o Kylix da antiga borland não foi muito pra frente, temos uma alternativa para linguagem. O java é muito bom, mais para quem já sabe programar em pascal não precisa aprender outra linguagem para migrar suas aplicações para outras plataformas. O lazarus funciona bem em Windows, Linux e MacOS, entre outros. Tem suporte a várias bases de dados e os componentes são basicamente iguais aos do Delphi, ou seja, seu código desenvolvido em Delphi pode ser migrado com cautela para lazarus, dependendo é claro dos componentes usados. Muitas pessoas usam componentes de terceiros em suas aplicações, isso dificulta um pouco na hora de migrar, mais tudo se resolve.

O que acham da idéia?

Poderia ser colocado juntamente ao da seção do Delphi, Kylix e Lazarus.

:rolleyes: :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Eder Morais... O pascal é uma ótima linguagem e nas universidades do meu conhecimento, ele é muito utlizado para a aprendizagem de lógica de programação! O delphi nada mais é que o pascal melhoado, o pascal um linguagem estruturada, e o deplhi, estruturada também, mais orientada a objeto! O Lázaros é uma ótima ferramenta, mais se compararmos com o Delphi ele deixa a desejar, o delphi 9 para palicativos web é muito interessante!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Eder Morais... O pascal é uma ótima linguagem e nas universidades do meu conhecimento, ele é muito utlizado para a aprendizagem de lógica de programação! O delphi nada mais é que o pascal melhoado, o pascal um linguagem estruturada, e o deplhi, estruturada também, mais orientada a objeto! O Lázaros é uma ótima ferramenta, mais se compararmos com o Delphi ele deixa a desejar, o delphi 9 para palicativos web é muito interessante!!!

Boa ideia espero que o lazaros sofra algumas atualizaçoes, que não o deixem parado no tempo assim como o delphi está hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que existem dúvidas sobre, Bruno Quintella. Mais o forum é sobre "Delphi e Kylix" não incluío-se o Lazarus.

Gostei da participação de vocês, o Lazarus realmente deixa a desejar pela gama de componentes que o Delphi dispõe no mercado, mais se pensarmos no o outro lado, como a linguagem é a mesma e o projeto também pode ser compilado em outros sistemas operacionais, poderiamos muito bem desenvolver componentes para o lazarus, já existe alguns que foram convertidos de Delphi para Lazarus. Eu também trabalho com outras linguagens mais gosto muito de usar o pascal para minhas aplicações, principalmente comerciais. Além de ser mais rápida é bem fácil achar problemas em seu código.

Valeu mesmo pela participação de vocês, espero que o projeto Lazarus vá pra frente e não deixe que a linguagem morra.

O benefício de compilar seus projetos em outras plataformas é o fato de que o sistema operacional da Microsoft é muito atacado pelos hackers de forma viral, e outros sistema baseados em unix até agora não tem este problema, os meus clientes todos estão querendo adotar a ideia pelo simples fato de deixar os vírus para trás, eu inclusive na minha distro própria Linux tenho instalado o Firebird, MySQL e também o Lazarus 0.9.26 para distribuí-lo junto com a distro, já sairam novas vesões mais não estão funcionando bem, já vi relatos de que tem problemas.

Aqui vai um repositórios onde são armazenados alguns componentes desenvolvidos e convertidos para lazarus.

Componentes do Lazarus

Até mais amigos.

Editado por Eder Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de saber que o fórum é voltado a Delphi normalmente quando se cria um novo sub-fórum é por que há necessidade e já existe algumas dúvidas sobre o assunto, pois é complicado criar um sub-fórum que não haverá movimento. Por isso fiz a pergunta se já havia algumas dúvidas sobre o assunto em qualquer outro sub-fórum.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652,1k
×
×
  • Criar Novo...