Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Começando a programar em GUI


Ronaldo Lanhellas

Pergunta

Bem, estou começando a programar em GUI, para que o aspecto do meu programa não fique só no DOS, porém estou com séries dúvidas em qual biblioteca usar para começar, estou em dúvida principalmente entre duas: API do Windows e QT.

A QT parece ser de mais fácil utilização , já o API do Windows já parece mais complexo. qual a diferença entre eles e qual seria o mais aconçelhavél para mim ? (com o objetivo de criação de programas de cadastro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Cara, pense na API do windows apenas como algo importante para aprendizado, pra saber como o windows funciona internamente, as mensagens, os hooks... Mas na prática ninguém usa a api apenas pra criar software, simplesmente porque é inviável mesmo em questão de otimização.

Eu também tinha essa idéia de que "algum programador fodão por aí deve usar apenas a api", mas na prática isso não existe. Bons programadores vão utilizar alguma biblioteca que deixe o código limpo e fácil de fazer manutenção.

Aprenda os dois, a api e o qt... assim quando for usar o qt você sabe o que está acontecendo internamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

pois é amigo, achei particulamente que até a interface gráfica da biblioteca QT é mais agradável e leve do que a API do windows que é uma coisa mais "rústica" se é que podemos dizer assim. Além do mais a QT te oferece uma interface de programação bem mais suave do que a api do windows (obviamente).

Obrigado pela dica.. vou largar de mão essa história do api do windows em gui e começar no qt agora mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não sou nenhum expert em informática, mas pelo pouco que eu conheço, concordo com Mnemonic pois feito na api do windows acho que o programa sai mais otimizado, porque nada existe sem que você crie, e em programação quanto mais enxuto for o código mais rápido ele é e menos erros ele vai cometer. E é sem dúvida uma maneira de aprender mais sobre o funcionamento do windows.

Agora os outros colegas tem razão quanto a facilidade e a praticidade do QT, embora não tenha utilizado ainda, mas vou experimentar.

Seria interessante se usa-se os dois, mas ai vai depender de cada um. Eu particularmente gosto de ver como funciona porque aprendo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...