Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Lentidão do Sistema


Michael Platiní

Pergunta

Olá pessoal boa tarde!!!

Eu me registrei nesse fórum há algumas horas atrás pois estou com um grande problema com um sistema na nova empresa que estou trabalhando.

Tenho um sistema em Vb6,utilizando sql 2005 e crystal reports, esse sistema já existe na empresa a mais de 10 anos. A pouco tempo quando fazemos alguma alteração no sistema e geramos novos executáveis os cliente reclamam de lentidão,sendo que no dia seguinte se o mesmo executável não for trocado o sistema fica normal. Alguém pode me dizer o que esta acontecendo.

Só pra incrementar nós usamos source safe para controlar as versões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Michael Platiní penso que sua situação e bem complicada para resolver mais vou tentar ajudar.

No caso a lentidão na nova versão pode ocorrer por causa de diversos fatores. Vou listar alguns, e esses você terá de verificar e análisar.

1 - Verificar se não ocorreu alterações de banco de dados como procedures com loops que estão demorando muito para retornar. Views que passaram a ter mais relacionamentos ficando mais custoso para o banco ou até uma function mal definida.

2 - Alterações no código fonte, loops, coleções (empillhamento) ou sobrecarga.

3 - Diversos acessos ao banco pela aplicação.

Em relação ao source safe não sei qual a versão que você utiliza, contudo se for uma versão que conheço terá algumas dificuldades.

Outra opção de controle seria o SubVersion com TortoiseSVN

Subversion (também conhecido por svn) é um sistema de controle de versão desenhado especificamente para ser um substituto moderno do CVS, que se considera ter algumas limitações.

fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Subversion

TortoiseSVN é um cliente do Subversion para Microsoft Windows. Com código aberto, está licenciado sob GNU General Public License.

fonte: pt.wikipedia.org/wiki/TortoiseSVN

No caso com SubVersion/TortoiseSVN facilmente você conseguiria retornar código fonte e testar as alterações de um período até encontrar o erro utilizando tags que podem ser criadas.

Do mais é isso! T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu Crispim...

Vou tentar dar uma olhada nos meus códigos, o interessante é que não importa a alteração que eu faça,se eu simplesmente abrir check-out e colocar um comentário no código e depois gerar novamente o executável o sistema fica lento,já no outro dia fica tudo normal.

Vá entender....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

renato, mas o software ta trabalhando em rede?? mtas vezes isso é problema de configuracao da rede mesmo. as vezes ate problema fisico, cabeamento mal feito, talvez. ou alguma configuracao do computador q é ruim pra trabalhar em rede.

ou ainda, pode ser limitacao do proprio computador mesmo. por exemplo, por acaso os pcs q acontecem isso não tem menos memoria?? o hardware delas não é inferior??

se você tentar diferentes versos do seu programa no mesmo pc, o problema acontece algumas vezes e outras não??

tenta identificar em q momento o programa fica mais lento. ai você tenta achar qual o codigo q ta causando isso e ve se da pra corrigir.

se você tiver dificuldade em encontrar, a parte do codigo q causa o problema, então tenta, se possivel instalar o vb6 nesse computador e abrir o projeto no design e executar a partir do visual studio. então quando chegar na parte q ficar mais lenta, você aperta Ctrl + Break e ele vai te apontar a linha onde ele parou.

caso ele esteja dando lentidao na hora de executar querys no banco de dados ou coisa assim, ai pode ser alguma coisa na hora de fazer a conexao com o banco... você não mudou nd nessa parte??

tenta então abrir o gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + Del) e finalizar todos os processos q se chamarem vb6.exe tb.

de qualquer modo, o melhor jeito de descobrir deve ser fazer uns testes no computador q estiver com o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom dia Kuroi,

Desde já agradeço a atenção.

Respondendo seu questionamentos são dois sistemas e sim eles são executados em rede, mas o mais estranho, é que nem todas as máquinas que estão fisicamente na mesma rede apresentam o problema, ou seja em algumas fica lento logo após compilação e conseqüente troca de versão, mas em outras da mesma rede não.

Com relação a configuração das maquinas, vou dar um exemplo, na quinta-feira 28/10, compilei o sistema contábil na hora do almoço, após a compilação, forcei todos usuários sairem do sistema, para efetuar a troca de versão, após efetuar a troca, foi detectado o problema em algumas máquinas, ou seja o sistema ficou lento, e o mais estranho são os picos de processamento na máquina local do usuário, chegando a 100% sem que tenha sido executado nenhuma rotina complexa, mas por exemplo por um simples clique do mouse, desta forma, acho que seja difícil que tenha relação com consultas ao Banco de Dados.

Outra observação é que hoje 01/11 o sistema esta "rodando" normalmente nas maquinas no qual apresentava a lentidão após compilação de quinta 28/10, mas não houve intervenção nenhuma no sistema nesse período não compilamos o sistema novamente.. simplesmente aguardamos e hoje estava normal.

Bom vou avaliar a possibilidade de instalar o VB na maquina cliente, para ver se encontro um caminho.

Mas agradeço muito pelas dicas Kuroi.

Abraço.

renato, mas o software ta trabalhando em rede?? mtas vezes isso é problema de configuracao da rede mesmo. as vezes ate problema fisico, cabeamento mal feito, talvez. ou alguma configuracao do computador q é ruim pra trabalhar em rede.

ou ainda, pode ser limitacao do proprio computador mesmo. por exemplo, por acaso os pcs q acontecem isso não tem menos memoria?? o hardware delas não é inferior??

se você tentar diferentes versos do seu programa no mesmo pc, o problema acontece algumas vezes e outras não??

tenta identificar em q momento o programa fica mais lento. ai você tenta achar qual o codigo q ta causando isso e ve se da pra corrigir.

se você tiver dificuldade em encontrar, a parte do codigo q causa o problema, então tenta, se possivel instalar o vb6 nesse computador e abrir o projeto no design e executar a partir do visual studio. então quando chegar na parte q ficar mais lenta, você aperta Ctrl + Break e ele vai te apontar a linha onde ele parou.

caso ele esteja dando lentidao na hora de executar querys no banco de dados ou coisa assim, ai pode ser alguma coisa na hora de fazer a conexao com o banco... você não mudou nd nessa parte??

tenta então abrir o gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + Del) e finalizar todos os processos q se chamarem vb6.exe tb.

de qualquer modo, o melhor jeito de descobrir deve ser fazer uns testes no computador q estiver com o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...