Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Distribuição Crystal Report

Question

Bom dia pessoal!

Como não consegui fazer meu projeto por printer ou data report, recorri ao crystal report por recomendação do kuroi por ter uma função "cross-tab" que atende as minhas necessidades.

Mesmo não sabendo nada nada de crystal report, já tive uma preocupação simples, quando eu distribuir o executavel desse programa, tenho q mandar o q do crystal report?

6 answers to this question

Recommended Posts

• 0

basicamente, você tem q distribuir as .dll e .ocx q você tiver usado no projeto normalmente, tanto as do crystal (como o CRControl e etc) quanto as dos outros componentes.

mas lembro q quando eu precisei distribuir uma aplicacao com o crystal 8.5, q usava o CRAXDRT e o CRViewer, ele não conseguia imprimir o preview, mas eu consegui corrigir, distribuindo junto uma dll chamada p2smon.dll se não me engano (acho q não precisava nem registrar, era só salva-la no System32), q vem junto com o crystal e funcionou tudo certinho.

mas lembro q essa dica não funcionou pra outras pessoas aqui no forum.

realmente da um pouco de trabalho distribuir aplicacoes com o crystal, não sei se tem um jeito a prova de erros (alem de instalar o software do crystal no pc q vai usar a aplicacao), já q alem de terem mtas versoes, depende tb do componente q a pessoa usa. se não me engano tinha um tutorial do macoratti sobre isso.

o jeito é, quando você for distribuir você faz uns testes e ve o erro q da e faz uma busca pra encontrar alguma solucao pra corrigi-lo.

• 0

Tem um jeito a "prova de erros" para instalação do crystal 8.5 na máquina do usuário. Faça o instalador da sua aplicação pelo InstallShield no caso uso o InstallShield 2009.

Neste programa tem uma opção de "Redistributables" onde o InstallShield analisa todos os arquivos de sua aplicação e verifica o que precisa ser instalado na máquina do usuário. E você tem opção de realizar downloados dos pacotes necessários para distribuir o sistema. Um desses pacotes é o Crystal Reports 8.5 SP 3 que seria o pacote para versão que kuroi comentou. Se usar outra versão do Crystal Reports pode se realizar o download do mesmo pelo InstallShield.

O melhor que esse pacote funciona em Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 32 e 64 bits.

T+

Edited by Crispim
  • 0

muito boa a dica, crispim. quando eu voltar ao trabalho, testarei quando der.

o installshield analiza sua aplicacao vb6, é isso?? sera q funciona com outras linguagens, como aplicacoes feitas em delphi??

enquanto isso, acho q moverei esse tópico pra sala de crystal e o deixarei pendurado por la, já q mta gente tem problemas na distribuicao, senao depois o tópico se perde. quem tiver outras dicas pode postar tambem.

Edited by kuroi
  • 0

Então Kuroi o InstallShield analisa a aplicação vb6 e mostra quais pacotes precisa ir na instalação. Não testei com aplicações Delphi na época que utilizava o Delphi utilizava o Inno Setup, mas penso que fica fino também com aplicações Delphi. Além do VB6 já utilizei esse recurso para aplicações em C++ e ficou fino também!

Caso queira realizar os downloads dos pacotes pelo InstallShield e realizar a instalação com Inno Setup também é possível mas dá um pouco de trabalho. Realizei alguns testes simples e achei melhor utilizar o InstallShield.

T+

Edited by Crispim
  • 0

Dei uma pesquisadinha e realmente ele tem uma grande recomendação, pra quem quiser da uma olhada segue o link para a versão de teste, já que outra forma de obtenção é proibida :)

http://www.baixaki.com.br/download/installshield-12.htm

Se quiser podem dar como resolvido, eu n vo edita porque axo q é um tópico mais informativo do q para duvida, mas fica a critério da moderação.

Abraços