Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Comunicação C++ e SQL

C++ - Learning

Question

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Qual banco você vai usar?

Caso não tenha escolhido ainda, o MySql é um bom banco e tem uma api para C bastante simples de se usar.

Caso precise de algo maior, o Postgre também oferece uma api bem documentada, mas eu nunca a utilizei.

Para aplicações pequenas o SQLite é bem interessante, leve e muito fácil de usar.

Caso você queira uma brincadeira mais de gente grande, o Oracle possui uma api para C, mas requer um pouco mais de estudo.

SQLServer é um inferno, não recomendo muito, hehehe.

• 0
Qual banco você vai usar?

Caso não tenha escolhido ainda, o MySql é um bom banco e tem uma api para C bastante simples de se usar.

Caso precise de algo maior, o Postgre também oferece uma api bem documentada, mas eu nunca a utilizei.

Para aplicações pequenas o SQLite é bem interessante, leve e muito fácil de usar.

Caso você queira uma brincadeira mais de gente grande, o Oracle possui uma api para C, mas requer um pouco mais de estudo.

SQLServer é um inferno, não recomendo muito, hehehe.

Intão, até agora eu só instalei o MySQL Front e criei o banco de dados, tem poucas tabelas, a previsão de no máximo 10 tabelas com no máximo 10 campos por tabela.

As tabelas são do tipo MyISAM. Gostaria de saber o que instalar no micro para comunicar com o banco de dados e como configura-lo, como acessar via código os campos e tabelas, estou usando o Net Beans 7.0 para programar C++.

• 0

Beleza, não vai ser complicado.

Você só precisa instalar um pacote, acredito que seja libmysqlclient-dev. (sudo apt-get install libmysqlclient-dev )

Esta biblioteca inclui o arquivo mysql.h, que contém a definição de todas as funções que você vai utilizar.

Esse artigo no Viva o Linux tem um passo a passo de como fazer as coisas básicas:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Usando...-na-linguagem-C

Na hora de compilar não esqueça de passar o parâmetro -lmysqlclient para o GCC.

No mais, creio que não exista muito mistério, já desenvolvi alguns programas em C que acessavam MySql e não tive problemas, qualquer coisas posta as tuas dúvidas aqui.

Abraço!

• 0
Beleza, não vai ser complicado.

Você só precisa instalar um pacote, acredito que seja libmysqlclient-dev. (sudo apt-get install libmysqlclient-dev )

Esta biblioteca inclui o arquivo mysql.h, que contém a definição de todas as funções que você vai utilizar.

Esse artigo no Viva o Linux tem um passo a passo de como fazer as coisas básicas:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Usando...-na-linguagem-C

Na hora de compilar não esqueça de passar o parâmetro -lmysqlclient para o GCC.

No mais, creio que não exista muito mistério, já desenvolvi alguns programas em C que acessavam MySql e não tive problemas, qualquer coisas posta as tuas dúvidas aqui.

Abraço!

Entrei no site da mysql, encontrei alguns conectores para c e c++ entretanto não sei como colocar-los no net beans.

C Connector

http://www.mysql.com/downloads/connector/c...BL8HDnO5kja2rYw

C++ Connector

http://www.mysql.com/downloads/connector/c...4C6wbLH-Uy_0cIA

• 0

Você não necessariamente precisa baixar os pacotes e instalar manualmente, o apt-get resolve o problema.

Nunca usei o NetBeans, então não tenho a menor idéia como funciona, mas basicamente basta você incluir o arquivo mysql.h no seu programa e a opção -lmysqlclient na hora de compilar. Não sei como se faz isso no NetBeans, mas não deve ser complicado, é uma tarefa bem comum.