C++ - Learning Postado Agosto 9, 2011 Denunciar Share Postado Agosto 9, 2011 Galera, estou desenvilvendo um programa e pretendo usar um banco de dados SQL, entretanto não sei como acessar o banco de dados para gravar os dados nos campos das tabelas.Alguém pode me ajudar??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Sergio Lemos Postado Agosto 9, 2011 Denunciar Share Postado Agosto 9, 2011 Qual banco você vai usar?Caso não tenha escolhido ainda, o MySql é um bom banco e tem uma api para C bastante simples de se usar.Caso precise de algo maior, o Postgre também oferece uma api bem documentada, mas eu nunca a utilizei.Para aplicações pequenas o SQLite é bem interessante, leve e muito fácil de usar.Caso você queira uma brincadeira mais de gente grande, o Oracle possui uma api para C, mas requer um pouco mais de estudo.SQLServer é um inferno, não recomendo muito, hehehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 C++ - Learning Postado Agosto 9, 2011 Autor Denunciar Share Postado Agosto 9, 2011 Qual banco você vai usar?Caso não tenha escolhido ainda, o MySql é um bom banco e tem uma api para C bastante simples de se usar.Caso precise de algo maior, o Postgre também oferece uma api bem documentada, mas eu nunca a utilizei.Para aplicações pequenas o SQLite é bem interessante, leve e muito fácil de usar.Caso você queira uma brincadeira mais de gente grande, o Oracle possui uma api para C, mas requer um pouco mais de estudo.SQLServer é um inferno, não recomendo muito, hehehe.Intão, até agora eu só instalei o MySQL Front e criei o banco de dados, tem poucas tabelas, a previsão de no máximo 10 tabelas com no máximo 10 campos por tabela.As tabelas são do tipo MyISAM. Gostaria de saber o que instalar no micro para comunicar com o banco de dados e como configura-lo, como acessar via código os campos e tabelas, estou usando o Net Beans 7.0 para programar C++. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Sergio Lemos Postado Agosto 10, 2011 Denunciar Share Postado Agosto 10, 2011 Você está utilizando linux? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 C++ - Learning Postado Agosto 10, 2011 Autor Denunciar Share Postado Agosto 10, 2011 Você está utilizando linux?sim, ubuntu 11.04 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Sergio Lemos Postado Agosto 10, 2011 Denunciar Share Postado Agosto 10, 2011 Beleza, não vai ser complicado.Você só precisa instalar um pacote, acredito que seja libmysqlclient-dev. (sudo apt-get install libmysqlclient-dev )Esta biblioteca inclui o arquivo mysql.h, que contém a definição de todas as funções que você vai utilizar.Esse artigo no Viva o Linux tem um passo a passo de como fazer as coisas básicas:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Usando...-na-linguagem-CNa hora de compilar não esqueça de passar o parâmetro -lmysqlclient para o GCC.No mais, creio que não exista muito mistério, já desenvolvi alguns programas em C que acessavam MySql e não tive problemas, qualquer coisas posta as tuas dúvidas aqui.Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 C++ - Learning Postado Agosto 10, 2011 Autor Denunciar Share Postado Agosto 10, 2011 Beleza, não vai ser complicado.Você só precisa instalar um pacote, acredito que seja libmysqlclient-dev. (sudo apt-get install libmysqlclient-dev )Esta biblioteca inclui o arquivo mysql.h, que contém a definição de todas as funções que você vai utilizar.Esse artigo no Viva o Linux tem um passo a passo de como fazer as coisas básicas:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Usando...-na-linguagem-CNa hora de compilar não esqueça de passar o parâmetro -lmysqlclient para o GCC.No mais, creio que não exista muito mistério, já desenvolvi alguns programas em C que acessavam MySql e não tive problemas, qualquer coisas posta as tuas dúvidas aqui.Abraço!Entrei no site da mysql, encontrei alguns conectores para c e c++ entretanto não sei como colocar-los no net beans. C Connectorhttp://www.mysql.com/downloads/connector/c...BL8HDnO5kja2rYwC++ Connectorhttp://www.mysql.com/downloads/connector/c...4C6wbLH-Uy_0cIA Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Sergio Lemos Postado Agosto 11, 2011 Denunciar Share Postado Agosto 11, 2011 Você não necessariamente precisa baixar os pacotes e instalar manualmente, o apt-get resolve o problema.Nunca usei o NetBeans, então não tenho a menor idéia como funciona, mas basicamente basta você incluir o arquivo mysql.h no seu programa e a opção -lmysqlclient na hora de compilar. Não sei como se faz isso no NetBeans, mas não deve ser complicado, é uma tarefa bem comum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
C++ - Learning
Galera, estou desenvilvendo um programa e pretendo usar um banco de dados SQL, entretanto não sei como acessar o banco de dados para gravar os dados nos campos das tabelas.
Alguém pode me ajudar???
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.