shiroyamacah Postado Setembro 11, 2011 Denunciar Share Postado Setembro 11, 2011 eu vi como se salvavam frases, mas estou com dúvida de como salvar uma matriz em um arquivo.e para acessar a matriz salva, como seria?*estou começando arquivos mas é muito confuso para mim ainda....* Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bruce845 Postado Outubro 5, 2011 Denunciar Share Postado Outubro 5, 2011 (editado) eu vi como se salvavam frases, mas estou com dúvida de como salvar uma matriz em um arquivo.e para acessar a matriz salva, como seria?*estou começando arquivos mas é muito confuso para mim ainda....*Bem, já tentou com vetores? Conseguiu?tenta o seguinte:abra o arquivo (tem que ser arquivo binário) e depois use fwrite somando a qtde. de linhas com a quantidade de colunas.Ex.:char matriz[5][5];fwrite(matriz,sizeof(matriz),10,arquivo);Para acessar a matriz salva, use o fread.fread(matriz,sizeof(matriz),10,arquivo);Não tenho certeza se funciona com matriz, mas vetor da! Editado Outubro 5, 2011 por bruce845 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 General Shepherd Postado Outubro 12, 2011 Denunciar Share Postado Outubro 12, 2011 (editado) Só complementando, não há necessidade de ser em binário, basta usar o mesmo for que você usaria para imprimir a matriz na tela, mas ao invés de printf("%d", mat[j]), use fprintf(arq, "%d", mat[j]), onde "arq" é o seu arquivo, e "mat" a matriz. Ficaria + ou - assim:for(i=0; i<linhas; i++){ for(j=0; j<colunas; j++){ fprintf(arq, "%d", mat[i][j]); //Grava os digitos, caso a matriz não seja de inteiros, apenas mude o %d por %c... etc } fprintf(arq,"\n"); //Dá quebra de linha } para ler aí já é mais complicado um pouco, mas não é um bicho de 7 cabeças while(!feof(arq)){ //executa o while enquanto ainda houverem linhas à serem lidas fscanf(mat[i][j],"%d", arq); //Caso seja uma matriz de string, mude para fgets j++; if(j==colunas-1) //Onde "colunas", é o numero de colunas da matriz i++; }não testei esse ultimo codigo, ppor isso não garanto o seu funcionamento. Existem varias maneiras de se ler matriz de um arquivo, de uma procurado no google q voce encontrará bastante material. ;D Editado Outubro 12, 2011 por General Shepherd Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
shiroyamacah
e para acessar a matriz salva, como seria?
*estou começando arquivos mas é muito confuso para mim ainda....*
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.