Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

alexcode

Pergunta

Estou com dificuldade para criar tabelas no banco de dados para trabalhar com pagamento, estou criando a tabela pagamento com o valor do pagamento total e outras tabelas de dinheiro,promissoria,cheque,boleto,cartao e bemmaterial, cada uma com o id da tabela pagamento. alguém pode me ajudar no relacionamento entre estas tabelas e se pode estar certo ou errado. 

Como ficaria em relacao o cancelamento de um produto dentro de uma compra para referenciar algum pagamento feito

Segue print em anexo...

Sem título.jpg

Editado por alexcode
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Deixa ver se eu entendi direito a função de cada tabela.

Você tem uma tabela com as vendas, na sua empresa/loja, o cliente pode fazer mais de um pagamento para quitar cada venda correto?

Cada pagamento pode ser feito de uma forma diferente?

Se o pagamento for feito por cheque, você registra as informações do cheque na tabela cheque? O mesmo acontece com cartão, boleto, promissória e bens materiais?

O que seria a tabela bem_pagamento?

Você precisa manter o registro do produto que foi cancelado? porque imaginando um supermercado o cliente desiste de um produto é só o caixa apagar o produto da venda antes de fecha-la e não há necessidade de se manter esse registro.

Digamos que você faça vendas por telefone o cliente só pagaria depois dos produtos já terem sido entregues, ai se for o caso de ter defeito o cliente pode cancelar a compra ou pedir pela troca do produto, no seu caso o cliente pode "devolver" um produto, sem cancelar a venda, mesmo depois de já ter feito algum pagamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
41 minutos atrás, Markus Magnus disse:

Deixa ver se eu entendi direito a função de cada tabela.

Você tem uma tabela com as vendas, na sua empresa/loja, o cliente pode fazer mais de um pagamento para quitar cada venda correto?

Cada pagamento pode ser feito de uma forma diferente?

Se o pagamento for feito por cheque, você registra as informações do cheque na tabela cheque? O mesmo acontece com cartão, boleto, promissória e bens materiais?

O que seria a tabela bem_pagamento?

Você precisa manter o registro do produto que foi cancelado? porque imaginando um supermercado o cliente desiste de um produto é só o caixa apagar o produto da venda antes de fecha-la e não há necessidade de se manter esse registro.

Digamos que você faça vendas por telefone o cliente só pagaria depois dos produtos já terem sido entregues, ai se for o caso de ter defeito o cliente pode cancelar a compra ou pedir pela troca do produto, no seu caso o cliente pode "devolver" um produto, sem cancelar a venda, mesmo depois de já ter feito algum pagamento?

Desta forma eu posso ter quantas formas de pagamento quiser com suas informações individuais todas ligadas na tabela pagamento, por exemplo eu vendo 2 produtos diferentes com valores diferentes e insiro uma nova linha em pagamento com o valor total dos produtos e depois adiciono seja dinheiro,cheque,promissoria etc com valores dividos do pagamento total ate somar o valor total, e estao todos ligados pelo id do pagamento criado. Ate ai tudo bem apos feito tudo isso, mas estou confuso realmente pelo fato de devolver 1 destes 2 produtos, como tinha pagado um pouco em dinheiro, um pouco em promissoria e um pouco em cheque como procederia para devolver o valor referente a 1 so produto? Cancelar todos os pagamentos não faria sentido, as vezes eu já teria descontado o cheque por exemplo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Agora entendi o seu problema.

Acredito que fica mais fácil criar uma outra tabela estornos, descontos, devoluções, ou qualquer nome do tipo, onde você registra essa devolução, que será feita sempre em dinheiro do caixa né?

Essa tabela também estaria relacionada ao mesmo id de pagamento. Assim além de não ter mexer no que já está feito, só precisa alterar os relatórios, você fica com a movimentação do caixa correta tipo dia 01 ainda terá a entrada do dinheiro no caixa, dia 03 a entrada do cheque e dia 08 a saída do dinheiro pela devolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
1 hora atrás, Markus Magnus disse:

Agora entendi o seu problema.

Acredito que fica mais fácil criar uma outra tabela estornos, descontos, devoluções, ou qualquer nome do tipo, onde você registra essa devolução, que será feita sempre em dinheiro do caixa né?

Essa tabela também estaria relacionada ao mesmo id de pagamento. Assim além de não ter mexer no que já está feito, só precisa alterar os relatórios, você fica com a movimentação do caixa correta tipo dia 01 ainda terá a entrada do dinheiro no caixa, dia 03 a entrada do cheque e dia 08 a saída do dinheiro pela devolução.

Mas e se por exemplo eu for devolver o cheque e não o dinheiro, o que eu faria com o cheque já existente? Colocaria uma condição ou excluiria? Porque este cheque existente esta ligado a outro pagamento. Depois é claro, tirando tambem o valor do cheque do caixa

Editado por alexcode
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom se você vai devolver o cheque é por que não foi descontado, é como se o cliente nunca o tivesse entregue...

Nesse caso, acredito que você pode fazer dos dois jeitos, por que acho que nesse caso, não vejo necessidade de manter registro, já que não houve uma movimentação real no caixa.

Contadores de plantão me corrijam se estiver errado kkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
4 horas atrás, Markus Magnus disse:

Bom se você vai devolver o cheque é por que não foi descontado, é como se o cliente nunca o tivesse entregue...

Nesse caso, acredito que você pode fazer dos dois jeitos, por que acho que nesse caso, não vejo necessidade de manter registro, já que não houve uma movimentação real no caixa.

Contadores de plantão me corrijam se estiver errado kkkkkkkkkk.

Certo que o valor real estara no caixa. Mas meu intuito é saber os cheques, promissorias e boletos que estao pendentes de pagamento, qual melhor maneira para isso? Acho que é criar a propria tabela deles com as duas condições de pago e pendente, o que acha, isso que estou tentando fazer...eu estou querendo dizer que gero outro porem fazendo desta forma, porque eu tenho o cheque cadastrado mas depois vou ter que devolver ele se um dos produtos da compra for cancelado..enfim, como você faria ???

Editado por alexcode
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom agora estamos falando de outro cenário, até agora falávamos de algo já pago, agora com relação aos não pagos, serão apenas as notas promissórias, porque cartão ou cheque, só tem sentido cadastrar quando o cliente já "passar" o cartão ou efetivamente entregar o cheque.

Eu alteraria o valor dessa parcela em aberto para zero, ou excluiria esse registro e alteraria o status da venda como pago.

Editado por Markus Magnus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
19 minutos atrás, Markus Magnus disse:

Bom agora estamos falando de outro cenário, até agora falávamos de algo já pago, agora com relação aos não pagos, serão apenas as notas promissórias, porque cartão ou cheque, só tem sentido cadastrar quando o cliente já "passar" o cartão ou efetivamente entregar o cheque.

Eu alteraria o valor dessa parcela em aberto para zero, ou excluiria esse registro e alteraria o status da venda como pago.

Você esta querendo dizer que o dinheiro do cheque entrara no caixa mesmo se ele for predatado, e o cartao mesmo se ele for parcelado ?

Editado por alexcode
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
15 horas atrás, Markus Magnus disse:

Hum tah, tem razão.

O cartão entra, mesmo se for parcelado, tanto que quanto mais parcelas, mais juros a operadora do cartão cobra.

Agora o cheque não.

Faz com o cheque o mesmo que for fazer com a promissória.

1: Certo ate agora você me ajudou bastante, confirmando no caso de entrar dinheiro no caixa, faria sentido so se for com cartao e dinheiro certo? Os outros valores precisam ser confirmados posteriormente quando efetuar o pagamento no caso de boleto, promissoria e cheque (como você faria em relação ao pagamento via bem material, no caso um cliente dar algum bem material para pagamento, desta forma entraria ou não no caixa o valor equivalente ao bem material?).

2: Parte do pagamento feita como ficaria a tabela de vendas (no momento eu tenho a tabela central que consta todos os produtos e suas quantidades disponiveis, depois tenho duas tabelas, uma entrada e outra saida do produto, basicamente nestas tabelas tem a quantidade, valor e dados do produto, com um procedure para elas adicionar ou tirar da tabela central, (minha duvida é se criaria outra tabela de vendas e colocaria o id de vendas dentro das tabelas entrada e saida, e relacionaria as tabelas de pagamento com esta tabela de vendas, seria correta desta forma?)

 

obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
5 horas atrás, alexcode disse:

no caso de entrar dinheiro no caixa, faria sentido so se for com cartao e dinheiro certo?

Sim.

5 horas atrás, alexcode disse:

Como você faria em relação ao pagamento via bem material, no caso um cliente dar algum bem material para pagamento, desta forma entraria ou não no caixa o valor equivalente ao bem material?

Não colocaria no caixa, por que quando for fazer o pagamento de boleto ou qualquer coisa, você não pode usar o bem material. Você tem que vende-lo e colocar no caixa o dinheiro ganho com a venda.

5 horas atrás, alexcode disse:

eu tenho a tabela central que consta todos os produtos e suas quantidades disponiveis, depois tenho duas tabelas, uma entrada e outra saida do produto

Na verdade não vejo a necessidade dessas duas tabelas, porque a entrada de produtos se dá através de compra e a saída através de venda.

5 horas atrás, alexcode disse:

minha duvida é se criaria outra tabela de vendas e colocaria o id de vendas dentro das tabelas entrada e saida, e relacionaria as tabelas de pagamento com esta tabela de vendas, seria correta desta forma?

Além da tabela venda você já tem uma outra tabela venda_item ou venda_produto que lista os produtos e quantidades não tem? Essa tabela já seria o suficiente para registrar a saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...