Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Utilizar um banco de dados ou vários?


Kekes

Pergunta

Olá pessoal,

Estou com um dúvida aqui.

Fiz um sistema de gerenciamento em PHP, e agora existe a possibilidade de algumas empresas em utilizar esse sistema.

Minha dúvida é:

Crio um único banco de dados para todas as empresas? ou Para cada empresa crio um banco de dados independente?

Se o melhor for criar um banco de dados para cada empresa, como faço para ter o controle total, e segurança para que eles não tenham acesso aos códigos do meu sistema?

Como posso por exemplo, bloquear o acesso de uma certa empresa, caso ela não pague, ou simplesmente desista de utilizar o meu sistema?

 

Obrigado desde já a todos pela atenção e ajuda.😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1

Olá!

É uma questão bem complexa.

Não dá pra mensurar quanto de espaço cada empresa tomaria do seu banco de dados.

Não se pode saber qual seria o tráfego/número de requisições de cada uma dessas empresas.

Sugiro que inicie com um único database e monitore/observe/perceba o que está acontecendo, se precisar, pensar numa outra arquitetura.

 

Bloquear um acesso é uma coisa tão elementar!

É como bloquear um user.

Permita que apenas empresas com status = 1 acessem o sistema
Empresas com status = 0, não poderão acessar.

Em caso de inadimplência, altere o status da empresa para zero

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
8 horas atrás, Kekes disse:

Olá pessoal,

Estou com um dúvida aqui.

Fiz um sistema de gerenciamento em PHP, e agora existe a possibilidade de algumas empresas em utilizar esse sistema.

Minha dúvida é:

Crio um único banco de dados para todas as empresas? ou Para cada empresa crio um banco de dados independente?

Se o melhor for criar um banco de dados para cada empresa, como faço para ter o controle total, e segurança para que eles não tenham acesso aos códigos do meu sistema?

Como posso por exemplo, bloquear o acesso de uma certa empresa, caso ela não pague, ou simplesmente desista de utilizar o meu sistema?

 

Obrigado desde já a todos pela atenção e ajuda.😉

Eu faria um banco de dados para todas as empresas e colocaria consultas para garantir que os dados a serem visualizados sejam da empresa que está "logada".

 

Se você criar uma outra tabela com os nomes da empresas e estado de pago você pode sempre que fizer login consultar se está pago/liberado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
3 horas atrás, lowys disse:

Olá!

É uma questão bem complexa.

Não dá pra mensurar quanto de espaço cada empresa tomaria do seu banco de dados.

Não se pode saber qual seria o tráfego/número de requisições de cada uma dessas empresas.

Sugiro que inicie com um único database e monitore/observe/perceba o que está acontecendo, se precisar, pensar numa outra arquitetura.

 

Bloquear um acesso é uma coisa tão elementar!

É como bloquear um user.

Permita que apenas empresas com status = 1 acessem o sistema
Empresas com status = 0, não poderão acessar.

Em caso de inadimplência, altere o status da empresa para zero

 

Obrigado pelas informações lowys,

A questão é que a base de dados tem hoje 23 tabelas, e teria que criar um campo em cada uma delas para que cada empresa, manipulasse apenas as informações que pertencem a ela.

Outra questão é com relação a segurança dos dados de cada empresa, seria mais seguro ter um banco para cada empresa? mesmo que esteja no mesmo servidor?

Obrigado mais uma vez, pela ajuda.

2 horas atrás, Alyson Ronnan Martins disse:

Eu faria um banco de dados para todas as empresas e colocaria consultas para garantir que os dados a serem visualizados sejam da empresa que está "logada".

 

Se você criar uma outra tabela com os nomes da empresas e estado de pago você pode sempre que fizer login consultar se está pago/liberado.

Obrigado Alyson pela ajuda.

Veja minha resposta ao lowys, se puder, me diga o que você acha a respeito.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
15 horas atrás, Kekes disse:

seria mais seguro ter um banco para cada empresa? mesmo que esteja no mesmo servidor?

Talvez tenha aí, uma inclinação à paranóia.
Vejamos os dados históricos:
Quando vazam os usuários do google, da sony, da microsoft, de um banco...

Será que eles não possuem capacidade de oferecer eficiência em segurança?

Um user do google, da sony, da microsoft, de um banco, do facebook...
não consegue "ver" dados de outro user.

E perceba que quando os dados vazam, são em quantidades exorbitantes, logo, e logicamente, a tabela dos users, é uma só!

Não é criado um banco de dados para cada user do tiktok, nem do instagram, nem do gmail.
Acredito, que exista uma única tabela users(e é claro, todas as outras "relacionadas")

Estude um pouco de banco de dados relacional.
Assim vais conseguir entender como um dado de uma tabela, se relaciona com dado de outra tabela e só e unicamente com aquele dado específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
8 horas atrás, lowys disse:

Talvez tenha aí, uma inclinação à paranóia.
Vejamos os dados históricos:
Quando vazam os usuários do google, da sony, da microsoft, de um banco...

Será que eles não possuem capacidade de oferecer eficiência em segurança?

Um user do google, da sony, da microsoft, de um banco, do facebook...
não consegue "ver" dados de outro user.

E perceba que quando os dados vazam, são em quantidades exorbitantes, logo, e logicamente, a tabela dos users, é uma só!

Não é criado um banco de dados para cada user do tiktok, nem do instagram, nem do gmail.
Acredito, que exista uma única tabela users(e é claro, todas as outras "relacionadas")

Estude um pouco de banco de dados relacional.
Assim vais conseguir entender como um dado de uma tabela, se relaciona com dado de outra tabela e só e unicamente com aquele dado específico.

Obrigado pela dica, vou estudar.

Tem mais alguma dica?  Todas são bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...