Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Calcular multiplos


Isaque Jaca

Pergunta

Boa noite pessoal, sou iniciante na programação e estou com dificuldade de realizar um exercício usando o While.

Faça um programa que compute quantos são os múltiplos de 2, de 3 e de 5 entre 1 e X; compute também quantos são os números múltiplos de 2, 3 e 5 ao mesmo tempo. (utilize while()) É fornecido o valor de X onde deve ser impresso a quantidade de múltiplos conforme abaixo.

estou usando o resto da divisão(%) para achar os múltiplos, mas não estou conseguindo ligar aos outros números. Ex: Quais os múltiplos de 2,3 e 5, entre 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
2 horas atrás, Isaque Jaca disse:

Quais os múltiplos de 2,3 e 5, entre 500

São todos os números divisíveis (inteiros) simultaneamente por 2 e 3 e 5.

Suponha que extremos são 1, 500 e dado x maior que 1 e x menor que 500 os restos da divisão de x por 2 e 3 e 5 são iguais a 0.

Para exemplificar analise o primeiro número que satisfaz essa condição, o número 30:

30/2 mod 0

30/3 mod 0

30/5 mod 0

2*3*5 = 30

30 é menor múltiplo comum de 2, 3 e 5. Conclui-se que nenhum valor positivo menor que 30 satisfaz essa segunda parte do exércicio. Isso foi apenas pra perceber um pouco da porção matemática do problema e não é necessário codificação desse fato. O bastante é verificar se o x atual é divisível inteiro simultâneo pelos três fatores, e para verificar e necessário um expressão condicional conjuntiva (&&) das 3 operações.

[:)]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...